Cuidado com a Criação



ID: 2691

CEI Nazaré instala estação de compostagem

Galo Verde cantando!

27/04/2013

DSC04603
DSC04605
DSC04614
DSC04618
DSC04639
DSC04651
DSC04673
DSC04679
1 | 1
Ampliar

DE MANHÃ CEDO no sábado, 27 de abril, um grupo de voluntários postava-se diante do Centro de Educação Infantil-CEI Nazaré, em Blumenau. Enquanto aguardavam instruções, as ferramentas que trouxeram de casa formavam uma escultura diante do prédio.

A diretora da unidade, que recebe 250 crianças todos os dias, decidiu não mais encaminhar para a coleta de lixo os restos da cozinha da escola. “Já pratico a separação de lixo e a compostagem em casa há muitos anos e faz tempo que eu queria fazer a mesma coisa aqui na escola”, explica a diretora Rosani van den Bylaardt.

“Além do cuidado com o meio ambiente, queremos usar esse projeto pedagogicamente, para ensinar o cuidado com a natureza aos pequenos e multiplicar essa ideia entre os seus pais”, completa.

Em busca de orientação técnica, a diretora Rosani contatou o pastor da paróquia de Itoupava Central em Blumenau em cujas dependências o CEI Nazaré, mantido pelo município, está instalado. O pastor Renato Luiz Becker, que integra a equipe do Projeto Ambiental Galo Verde, reuniu os voluntários da sua comunidade à equipe do Galo Verde para instalar a estação de compostagem. O grupo foi reforçado por diversos pais de alunos do CEI Nazaré.

Na primeira hora, o professor Nelcio Lindner fez uma palestra, detalhando a importância da compostagem para a natureza, explicando também à equipe como a estação será construída. Depois de responder perguntas e esclarecer dúvidas, Lindner liderou o trabalho da equipe de voluntários que instalou o projeto. Acompanhado do pastor Clovis Horst Lindner, o professor Nelcio encaminhou o processo de implantação da estação em nome do Projeto Ambiental Galo Verde.

“Eu achei bem fácil. No começo pensei que a gente ia cavar um buraco de dois metros de fundura”, disse um pai de aluno. “Não, porque queremos que o material em decomposição tenha contato com o oxigênio, num processo aeróbio de transformação dos restos da cozinha em adubo orgânico”, explica o professor Nelcio.

Todo o trabalho de implantação da estação de compostagem durou pouco mais de duas horas. Enquanto parte da equipe cuidava da construção da caixa coletora, a outra se encarregou de recolher galhos para a base e folhas para a cobertura dos restos da cozinha.

“O material vai levar de três a seis meses para transformar-se em excelente adubo orgânico”, explica o professor Nelcio. “Com o adubo vamos poder implantar o nosso segundo projeto, que é uma horta para as verduras e hortaliças consumidas na cozinha da escola”, revela a professora Rosani.

A estação de compostagem do CEI Nazaré concretiza o segundo projeto ambiental piloto do Galo Verde na área da Paróquia da IECLB no bairro Itoupava Central, em Blumenau (SC).

Sobre o Galo Verde – O núcleo de reflexão do Projeto Ambiental Galo Verde-PAGV do Sínodo Vale do Itajaí é integrado por voluntários e voluntárias, pastores da IECLB, representantes da Igreja Católica Romana, ambientalistas e técnicos ambientais. O PAGV ajuda interessados a implantar projetos ambientais para futura certificação em comunidades, igrejas, retiros e eventos, em caráter ecumênico. O PAGV também se interessa em parcerias com outros sínodos. Mais informações pelo pelo e-mail clovishl@mythos.art.br.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br