Cuidado com a Criação



ID: 2691

Agroecologia foi tema de encontro de secretários municipais de agricultura

14/09/2010

Sínodo do Vale do Taquari em parceria com o CAPA sediou encontro de secretários de agricultura que destacaram importância da agroecologia para a agricultura familiar

Nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, a Casa Sinodal junto ao Bairro Centro Administrativo, em Teutônia, realizou mais uma reunião com os secretários de Agricultura do Vale, numa promoção da pastoral rural do Sínodo Vale do Taquari em parceria com o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor - CAPA.

O que vem a ser o CAPA – O Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor é uma ONG organizada numa iniciativa da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil presente nos três Estados do Sul, onde atua há mais de 30 anos, tendo como meta principal a produção ecológica viável para a agricultura familiar. Atua também junto com os agricultores na área da comercialização dos produtos através das cooperativas. Ao lado da produção, o cuidado com uma alimentação saudável objetiva diretamente uma melhor qualidade de vida, zelando pela saúde e a prevenção de doenças, motivado especialmente pelo trabalho dos grupos de saúde comunitária. A apresentação do trabalho foi feita pelo agrônomo Sighard Hermany de Santa Cruz do Sul, coordenador regional do Núcleo do CAPA.

Juntando forças - O Pastor Sinodal Marcos Bechert avaliou o encontro como muito positivo. “Como a IECLB está refletindo sobre o pão de cada dia, lema deste ano, é extremamente benéfico juntar as forças para pensar em como ajudar a agricultura familiar a produzir melhor, com qualidade e sem agrotóxicos. Assim também a pessoa que mora na cidade é beneficiada, porque consome um alimento mais saudável. Vejo que aqui nosso discurso teológico toma formas concretas”, disse Bechert.

Preocupação com alimentos sadios - Silvério Brune, subsecretário da Agricultura de Teutônia, vibrou com este segundo encontro. Brune apontou para um trabalho conjunto realizado no Município, que sedia o Sínodo, e falou da consciência ambiental que hoje está em evidência. “Investir na produção de alimentos saudáveis é poupar em gastar com doenças. A saúde não se adquire no posto de saúde e hospital. Esta se consegue com uma alimentação saudável, aliada a uma vida mais sadia com mudança de atitudes no nosso dia a dia, tendo um convívio melhor com a natureza. Não queremos com isso confrontar o modelo atual de produção, mas sim, despertar para uma reflexão naquele produtor que trabalha com os defensivos químicos, bem como nas pessoas que consomem produtos sem se preocupar com sua procedência”, alertou Brune.

Voltando às origens – “O agricultor deve procurar produzir ao máximo alimentos orgânicos na sua propriedade, porque assim ele vai conseguir alimentos mais sadios, além de não precisar pagar impostos, embalagens, transporte, nem usar agroquímicos. Esta é uma maneira mais barata e sadia de se viver. Temos que auxiliar o agricultor a resgatar este método de produção ecológica, ter o seu pomar, sua horta e assim novamente voltar a sentir o quanto é gratificante produzir seus próprios alimentos”, disse Brune.

Preconceito cultural - Mauro Scheuermann, coordenador da Agricultura e Meio Ambiente de Paverama e secretário da Associação dos Secretários Municipais do Vale do Taquari, acentuou a importância do encontro. “Precisamos unir as forças para superar o preconceito cultural que existe contra o agricultor. Há políticas públicas e propostas que precisam ser garimpadas. Também precisamos incentivar a adesão de famílias a estas propostas.”

Reconstruir a autoestima/profissão digna - O Pastor Erno Feiden, da coordenação da pastoral rural, acrescentou que é preciso reconstruir a autoestima do agricultor que vem com a produção de produtos bons e saudáveis. Já o Pastor Huberto Kirchheim, coordenador da pastoral rural do Sínodo, resgatou o fato de que a agricultura é uma das profissões mais dignas que existem.

Novas políticas públicas - Segundo Lauderson Holz, engenheiro agrônomo do CAPA, a proposta de estar realizando a reunião com os secretários de agricultura do Vale do Taquari faz parte do planejamento. Holz lembrou que, no momento, a produção de alimentos orgânicos no Vale ainda é pequena, porém disse que o setor está em expansão em todo mundo e também no Brasil. “Foi com o propósito de juntar forças que o CAPA está promovendo este segundo encontro com o Poder Público Municipal, para promover um espaço de discussão, e quem sabe, a construção de políticas públicas voltadas à produção ecológica de alimentos na região.”

Fortalecendo a agroecologia - No primeiro semestre deste ano foi realizada a primeira reunião na qual foram convidados os secretários de agricultura dos municípios de Teutônia, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Imigrante e Westfália onde já existe uma maior atuação do CAPA. “Para nós, do CAPA, este momento é importante, pois podemos contribuir com as administrações municipais e apresentar a proposta da produção ecológica de alimentos. Assim, também nos tornamos conhecidos entre os municípios da região e a agroecologia ganha força,” acredita Holz.

No encontro também foi decidido que será mantido um grupo permanente de diálogo para a busca conjunta de investimentos na área de apoio à agricultura familiar que dê boas condições de vida e de uma produção saudável para os agricultores e seus filhos.


Silvério Brune, subsecretário da Agricultura de Teutônia,destacou as vantagens de se produzir alimentos orgânicos


Agroecologia foi tema do encontro junto ao Sínodo Vale do Taquari


Pastoral Rural do Sínodo Vale do Taquari em parceria com o CAPA promoveram o encontro


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
REDE DE RECURSOS
+
Um coração puro é aquele que observa e pondera o que Deus diz e substitui os seus próprios pensamentos pela Palavra de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br