Cuidado com a Criação



ID: 2691

27 de setembro - Profecia e Jubileu - Atos 2.14ss

Sementes Bíblicas para o Tempo da Criação 2020

27/09/2020

27 setembro - Profecia e Jubileu - Atos 2.14ss

SEMENTES BÍBLICAS PARA O TEMPO DA CRIAÇÃO 2020

Tema Geral: JUBILEU PELA TERRA (Levíticos 25)

Quando lemos em Atos 2.14ss que Pedro se levantou “com os onze” e disse que os seguidores de Jesus não estavam bêbados, mas que receberam o Espírito Santo e o dom de quebrar barreiras étnicas ao falarem em idiomas de outros povos, conforme anúncio do profeta Joel, de que “toda carne profetizará”,

Então entendemos que a profecia é popular e democrática, dando voz a “jovens, velhos e escravos”, pois a expressão “carne” se refere não apenas a pessoas religiosas, mas a todos os fragilizados e sem esperança. P. ex., o humilde pescador Pedro recebe coragem para anunciar aos líderes do templo, em At 3.21, que Jesus veio “restaurar todas as coisas”.

Por isso: Como o Pentecostes aconteceu na festa do início da colheita, na qual os “pobres e migrantes” tinham o direito de recolher espigas caídas e sobras, sabemos que o Espírito Santo é o defensor dos oprimidos. E ser capacitado para lutar em favor de vítimas e vulneráveis é uma unção do Espírito enviado por Jesus.

E você? Você adora o Espírito Santo como Consolador e Fonte da Vida, derramado para transformar um monte de ossos secos em povo vivo, alegre e corajoso? E sua igreja busca ser profética ao lado de vítimas de poderosos e indiferentes, incluindo entre elas a natureza criada?

Texto: Werner Fuchs
Produção: radiowebluteranos.com


Veja todas as Sementes Bíblicas


Autor(a): Werner Fuchs
Âmbito: IECLB
Área: Ecumene
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Sustentabilidade / Nível: Sustentabilidade - Justiça socioambiental
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 59077
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br