Cuidado com a Criação



ID: 2691

02 de outubro - Estruturas e Jubileu - Lucas 5.37s

Sementes Bíblicas para o Tempo da Criação 2020

02/10/2020

02 de outubro - Estruturas e Jubileu - Lucas 5.37s

SEMENTES BÍBLICAS PARA O TEMPO DA CRIAÇÃO 2020

Tema Geral: JUBILEU PELA TERRA (Levítico 25)

Quando lemos em Lucas 5.37s que num casamento Jesus usou duas expressões extremas e ridicularizadoras, a saber, que nenhuma pessoa inteligente colocaria remendo de pano novo em roupa velha, nem vinho novo em bolsa de couro velha, porque ambos se perderiam,

Então entendemos que vinho novo é possível e que uma bolsa de couro nova também é possível – e necessária, para não estragá-lo. Jesus quer e possibilita pessoas renovadas, mas também quer que elas sejam eficazes em estruturas novas, em sistemas justos e sustentáveis, pois uma maçã saudável não seria eficaz em uma caixa de maçãs podres tentando “desapodrecê-las”.

Por isso: Pessoas novas e incorruptíveis graças ao sangue de Jesus lutam por novas estruturas econômicas sociais e políticas não corruptoras, sempre que as estruturas atuais se revelam destrutivas da nossa casa comum e da boa convivência nela. P. ex., um sistema que fecha os dois olhos para os garimpos precisa acabar.

E você? Você nota que pessoas que sofrem debaixo de uma estrutura são as que a entendem de verdade? E que não aceitam a desculpa de que basta mudar as pessoas que as estruturas vão mudar por si?

Texto: Werner Fuchs
Produção: radiowebluteranos.com


Veja todas as Sementes Bíblicas

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br