Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Voz que clama no deserto

02/12/2020

O profeta Isaías diz: “Voz que clama no deserto: Preparai o caminho, endireitai as suas veredas. E toda carne verá a salvação de Deus” (Lucas 3.4,6). Estas palavras são o lema deste segundo domingo de Advento. O clima natalino já paira no ar. O Advento é o tempo de preparação para o Natal, a chegada de Jesus.
Para muitos, essa é uma época de renovar os sentimentos, abandonar as tristezas, colocar as coisas em ordem, arrumar a casa. Um período de expectativa e de alegria pela comemoração do nascimento de Jesus Cristo, que se aproxima. É tempo de enfeitar as casas e contar os dias que faltam para as festas de fim de ano, que este ano terão que ser mais restritas, em virtude da pandemia. Os grandes encontros e as celebrações estão suspensas ou restritas a um público menor, mas, nem por isso deixaremos de celebrar, será mais simples e com menos pessoas, com menos brilho talvez, mas penso que com mais sentido, humildade e amor.
Toda esta expectativa e preparo para o Natal está em estreita relação com as palavras do profeta Isaías relatados pelo evangelista Lucas. Preparai o Caminho, endireitai.
O evangelista Lucas nos testemunha que no Antigo Testamento Deus já estava preparando um Salvador para todos. A tarefa de preparar o caminho do Salvador e de endireitar os caminhos para o Senhor Deus passar ficou ao encargo de João Batista. João Batista pregava pelo deserto o arrependimento de todo pecador, ele batizava nas margens do rio Jordão, oferecendo aos penitentes o perdão de Deus. Ele anuncia que virá alguém muito mais poderoso do que ele, que vai transformar pessoas e vidas. O que vem, conforme João, batizará com o Espírito Santo e com fogo. Este batismo não é mais apenas rito. É muito mais poderoso. É o batismo que capacita as pessoas a produzirem frutos dignos de arrependimento.
João dedicou-se integralmente a sua missão, mas sempre com humildade. Nada quis para sua pessoa, tudo, porém, para Cristo. E quando Cristo entra em cena, João desaparece, pois agora sua missão está cumprida. Pois em Cristo o próprio Deus se tornou gente como nós.
A salvação é obra de Deus, não das pessoas. O ser humano não pode construir o reino de Deus nem salvar o mundo. João Batista coloca os padrões: ele chama o mundo ao arrependimento, à preparação da chegada do Reino, a uma radical faxina na casa particular e pública.
Vamos colocar este nosso mundo “em ordem” para que o juízo de Deus não nos pegue de surpresa. É esta a tarefa do cristão e da cristã. João indica como única fonte de salvação, Jesus, o Cristo. É o primeiro a celebrar o Advento de Deus na pessoa de Jesus de Nazaré. Ele antecipa o testemunho da comunidade.
Tempo de Advento. Tempo de preparar o caminho. Endireitar a vida para que o nosso Salvador possa nascer e viver em nossos corações, em nossa vida. Que o bondoso Deus nos ajude a termos gestos de solidariedade com os que necessitam neste tempo de Advento. Preparai o caminho, endireitai as estradas e todo ser humano verá a Salvação de nosso Deus. Amém.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br