Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

O corpo e suas partes

19/03/2015

O corpo e suas partes


Cada pessoa é capacitada por Deus com determinados dons. O apostolo Paulo usou a figura do corpo e de suas partes para ilustrar a diversidade e a importância de cada pessoa na comunidade. Cada parte do corpo, por menor que seja, é essencial e desempenha determinada função para o bom andamento de todo o corpo.
Mas, se uma parte do corpo não está bem todo ele sofre as conseqüências. Com isto, o apostolo Paulo quis ilustrar que numa comunidade se tem alguém sofrendo a comunidade deve ter um olhar diferenciado para com este membro do seu corpo.
Numa comunidade, composta por pessoas com diferentes dons, cada qual é chamada e vocacionada por Deus para contribuir na propagação do Evangelho, ou seja, no anúncio da prática e do amor de Deus. Porque ninguém vive sozinho/a. E pelo ato do batismo a pessoa é integrada a uma comunidade cristã.
Aqui lembro da estória que ilustra as desavenças dos membros do corpo. Depois de muita queixa em ter que sempre auxiliar a outra parte do corpo os membros do corpo decidiram cada qual trilhar o seu próprio caminho. Mas, logo perceberam que isolados eram frágeis. O olho ficou rolando e, desta forma, quase não conseguia mais enxergar, pois rolando pelo chão se enchia de pó. A mão sem ter o pé para a conduzir foi apalpando em tudo que encontrava pelo caminho o que lhe rendeu muitos machucados. Da mesma forma, o pé que não tinha mais o olho para o guiar vivia batendo em tudo que encontrava pela frente. Enfim, cada parte do corpo foi encontrando muitas dificuldades. Cansados, machucados, cheio de ferimentos os membros do corpo chegaram à conclusão que apesar das divergências ainda era muito melhor fazer parte de um corpo do que andar sozinho.
Com esta pequena estória percebemos que um grupo caminhando junto se complementa e se fortalece nas dificuldades. Por isto, nesta quaresma, você tenha tempo para refletir sobre o valor da sua vida, possas reconhecer os dons que recebeste de Deus e valorizar a importância de estar ligada a uma comunidade, ou seja, a um corpo e que juntos e juntas possamos constituir a grande família de Deus.

Pa. Roili Borchardt

 


Autor(a): Pa. Roili Borchardt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32418

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br