Seminário Liturgia, Arte e Urbanidade



ID: 3202

Assessoria

 

Assessores e assessoras:

John Cowart Dawsey é professor no curso de antropologia da Universidade de São Paulo (USP) e doutor nesta área. É ligado à Igreja Metodista de Piracicaba. No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade comporá o painel Tecitura Urbana, na perspectiva da antropologia.

Pedro Novais Lima Junior é professor licenciado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (DAU-UFV) para cursar o Doutorado em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR-UFRJ); assessor da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro na organização do seminário Repensando as Políticas Públicas e a Ação na Cidade (1999). Área de interesse: estudo do conflito político que tem a cidade como seu objeto e arena; produção e impactos da configuração espacial do mundo contemporâneo sobre a vida social. É ligado à Igreja Batista. No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade comporá o painel Tecitura Urbana, na perspectiva do urbanismo.

Regina Novaes é doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do curso de antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para graduação e pós-graduação. É editora da Revista Religião e Sociedade do Instituto de Estudos da Religião (ISER). Seu campo de pesquisa atual está dirigido para os temas Religião e Política e Juventude, Religião e Política. No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade comporá o painel Tecitura Urbana, na perspectiva da antropologia.

Rita Serpa é bailarina, coreógrafa, meitre de balé e professora de dança litúrgica. É coordenadora do Projeto Luar – projeto de arte na Baixada Fluminense e em comunidades-favelas do Rio e da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. É ligada ao Serviço Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia, da Igreja Católica Romana.
No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade coordenará a Oficina de Corpo e Dança.

Flavio Ferreira é mestre em urbanismo pela Universidade de Harvard, Boston, EUA. Professor na graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi Secretário de Urbanismo da cidade do Rio de Janeiro no período 1986-89. Dentre os seus muitos projetos, estão em execução, atualmente, o Projeto Urbanístico Rio Cidade Taquara e o Projeto Urbanístico e de restauração do Conjunto Histórico Ver-o-Peso, Belém, Pará.
No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade comporá o painel Arte na Cidade

Adélia Prado é poeta brasileira. Autora de Bagagem, O Coração Disparado, Terra de Santa Cruz, O Pelicano, A Faca no Peito, Escritos de Filipa e tantas outras belezas. É ligada à Igreja Católica Romana. No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade comporá o painel Arte na Cidade, falando desde o ponto de vista da poesia. É assessora para a Oficina de Texto Litúrgico.

Jaci Maraschin, nascido em Bagé, RS, estudou música, filosofia, teologia e obteve além de diversos outros graus, o de doutor em Ciências da Religião na Universidade de Strasbourg, França. Editou O novo canto da terra, com letras e músicas para a liturgia, A celebração da vida, em três línguas, com cânticos de diferentes procedências, e Brazilian Songs of Worship, em Genebra. Publicou, com Simei Monteiro, A canção do Senhor na terra brasileira, além de três livros de teologia e um de poesia. É professor de tempo integral no curso de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade falará sobre a estética da pós-modernidade e a obra de arte.

Per Harling é pastor luterano da Igreja Sueca. É autor de várias obras na área de liturgia e compositor de textos e canções. Trabalha no projeto para o Desenvolvimento dos Cultos, do Departamento de Desenvolvimento da Vida Eclesial no Escritório Central da Igreja Sueca Luterana, Uppsala.
No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade fará parte da coordenação da Oficina de Música e Composição, assessorará a Oficina de Texto Litúrgico e comporá o painel Liturgia na Cidade.

Simei Ferreira de Barros Monteiro ensina Liturgia e Hinologia na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, em São Bernardo do Campo, São Paulo, onde realizou seu mestrado. Na mesma instituição, coordena o Instituto de Pastoral (IPFT). O IPFT promove eventos nas áreas de: Liturgia e Música; Pastoral Urbana; Formação Pastoral Continuada; Família; Criança; Mulher. É poeta, compositora e autora do Livro O Cântico da Vida. No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade coordenará a Oficina de Música e Composição e comporá o painel sobre Liturgia na Cidade para o qual escreveu o texto Em favor da cidade.

Pablo Sosa vive en Buenos Aires, la ciudad del tango de Piazzolla y el laberinto de Borges. Mantiene habitualmente un pie en la iglesia y otro afuera. Enseña Liturgia en el ISEDET, una institución ecuménica, lo cual complica la tarea y a la vez la vuelve fascinante, y Dirección Coral en el Conservatorio Nacional de Música. También es pastor en una pequeña congregación metodista. Dirige un conjunto llamado Música para Todos, coordina las producción de grabaciones musicales, anima celebraciones litúrgicas, y escribe canciones para la iglesia. Precisamente, su interés en relacionar la liturgia y la ciudad dio lugar a sus composiciones más recientes, los Villancicos de la Calle, escritos para la Navidad pasada. No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade fará parte da coordenação da Oficina de Música e Composição e comporá o painel Liturgia na Cidade.

Vitor Westhelle nasceu em Taquara, RS. É professor da área de Teologia Sistemática na Escola Luterana de Teologia em Chicago, EUA, onde obteve seu grau de doutor. É autor de Religião e Representação: um estudo das teorias críticas de Hegel do Vorstellung e sua Relevância para o Hegelianismo e a Teologia (EUA); Teologia Latinoamericana, cultura e protestantismo (México); mais de sessenta artigos e capítulos de livros publicados ao redor do mundo. Sua pesquisa de pós-doutorado realizou-se na Universidade de Tübingen, Alemanha. No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade coordenará a equipe de sistematização e fará o contra-ponto teológico-sistemático dos conteúdos e produções do Seminário.

Rolf Schünemann é pastor sinodal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Doutor em Teologia pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro na Área Sistemático-Pastoral.
No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade comporá a equipe de sistematização e fará o contra-ponto teológico-pastoral dos conteúdos e produções do Seminário.

Terry MacArthur é pastor da Igreja Metodista dos Estados Unidos da América e Consultor para Assuntos de Liturgia e Culto do Conselho Mundial de Igrejas, Genebra.
No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade falará dos desafios de fazer liturgia na cidade e estará coordenando, juntamente com Simei, Pablo e Per, a oficina de música e composição.

Ciro Ernesto Schünemann, 18 anos, é estudante e grafiteiro.
No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade pintará painéis e será pessoa-recurso da Oficina de Artes Visuais.

Holney Antônio Mendes é pintor e pastor da Igreja Metodista em Piracicaba. Tornou-se militante por uma dezena de anos mas sempre gostou mesmo é de fazer arte. Formou-se em Teologia, Sociologia e no ano passado realizou seu Mestrado em Educação. Mora atualmente em Piracicaba, SP, depois de perambular por aí, como pastor e professor, onde continua fazendo arte.
No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade é coordenador da Oficina de Artes Visuais.

Cleriston Boechat é fotógrafo free lancer. Após ter estudado fotografia no International Center of Photography em Nova York, radicou-se no Rio de Janeiro, onde atualmente trabalha como fotojornalista e fotógrafo documental. É parceiro da USI-Usina de Imagens, agência de fotografia.
No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade montará uma exposição de fotos feitas exclusivamente para o evento intitulada Seres Urbanos – uma contribuição do olhar fotográfico para a liturgia. É assessor para a Oficina de Artes Visuais.

Tony Queiroga é professor universitário, fotógrafo, diretor e roteirista de vídeo. É também pesquisador das novas tecnologias da comunicação, com mestrado em comunicação e tecnologia da imagem pela Escola de Comunicação da UFRJ. Atualmente leciona na Faculdade Carioca e na Universidade Veiga de Almeida, onde dirige um programa semanal para a TV Universitária.
No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade estará na função de crítico da fotografia. É assessor para a Oficina de Artes Visuais.

Maurício Lissovsky é roteirista e Professor da Escola de Comunicação da UFRJ, onde cursa atualmente o doutorado. Formou-se e História e é Mestre em Comunicação e Cultura. Além de suas atividades como professor e pesquisador, principalmente na área da imagem, trabalhou em ONGs como o ISER e no IBASE. Atualmente coordena a área de Educação Comunitária do VIVA RIO. No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade discutirá o tema: Como o cinema vê a cidade. É assessor para a Oficina de Artes Visuais.

Luiz Carlos Ramos é liturgista e pastor da Igreja Metodista no Brasil. É Professor de Comunicação e Ação Pastoral, Liturgia, Homilética e Grego na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, em Rudge Ramos, onde obteve seu grau de mestre. Ensina também no Seminário Bispo Scilla Franco, em Lins, SP. É assessor de Comunicação da Faculdade de Teologia (Rudge Ramos) e coordenador do Centro Evangélico Brasileiro de Estudos Pastorais (CEBEP). No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade é coordenador da Oficina de Texto Litúrgico.

Claudio Pastro é pintor, escultor, arquiteto membro do departamento de arquitetura e liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Igreja Católica Romana. É membro de diversas outras entidades internacionais sobre liturgia e arte. É autor de 20 obras literárias acerca de temas que tocam liturgia e arte.
No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade comporá o painel Arte na Cidade e falará do Espaço Sagrado na Cidade.

Joel Birman é psicanista e professor titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor adjunto na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
No Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade comporá o painel Tecitura Urbana e falará desde a perspectiva da psicanálise.


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
REDE DE RECURSOS
+
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br