Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá

Sínodo Espírito Santo a Belém



Rua Hermann Roelke , 230 - Centro
CEP 29645-000 - Santa Maria de Jetibá /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 3263-1158 | (27) 9983-81261
paroquiaieclbsmj@gmail.com
ID: 125

Por onde anda o compromisso dos jovens?

30/01/2013

Onde anda o compromisso dos jovens...
Onde anda o compromisso dos jovens
1 | 1
Ampliar

“Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.” (Tiago 1.5-8)
O apóstolo Tiago nos ensina como devemos agir e viver. Em sua pequena epístola encontramos importantes orientações em ralação a assuntos práticos da vida cristã. O autor fala de pobreza, riqueza, tentação, preconceito; sobre a maneira de viver, de falar, de agir e de criticar; fala do orgulho, da humildade, da paciência, da oração e da fé. Ele põe acima de tudo a necessidade de não somente crer como também agir. Não adianta nada alguém dizer que tem fé se não provar por meio das suas ações que a sua fé é viva e verdadeira. Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ação está morta (2.26).
Alguns anos atrás, na época de confirmações em nossas comunidades da IECLB, os confirmandos se reuniam em grupo para fazer os preparativos para o domingo da confirmação, como, por exemplo, limpar o templo da comunidade; faziam-no com muito carinho e perseverança. Após o ato da confirmação, no dia seguinte, se reuniam e novamente faziam a limpeza. Onde isto acontece nos dias de hoje? Existe encontro de jovens em sua comunidade? Em muitas comunidades o grupo de jovens deixou de existir. Em outras os integrantes são poucos. Nossos jovens estão sendo desviados ao mundo da modernidade, da tecnologia, das drogas, da violência e assim por diante. Muitas vezes se esquecem de valorizar o meio em que estão vivendo. Na escola muitos jovens não querem mais se preocupar com o futuro, com os seus estudos. Um dos exemplos é a utilização do Ctrl C + Ctrl V. Isto é um grande prejuízo ao aprendizado.
Jovem, você já ajudou a sua mãe a lavar a louça hoje?
Ajudou o seu vizinho que está passando por alguma dificuldade?
Deu bons conselhos ao amigo?
Queremos descobrir quais são as nossas falhas e as nossas limitações. Somos pessoas pecadoras, mas, da mesma forma, somos pessoas abençoadas e protegidas por um Deus bondoso e misericordioso. A nossa tarefa é viver o nosso compromisso como filhos e filhas de Deus, e buscar orientação na sua palavra. Mas também é momento de termos convicção na fé. Deus, que nos aceita por meio do batismo, faz de nós seus filhos e filhas. Por isso devemos expressar nosso compromisso como pessoas batizadas e nos colocar aos cuidados de Deus para sermos instrumentos a serviço do evangelho.
O segredo está nisto: Deus nos chama para assumir o controle sobre as nossas vontades, que são a fonte de todas as nossas ações, efetuando em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Se atendermos a este chamado e nos apresentarmos como um sacrifício vivo, Ele nos dará as condições necessárias para fazer “o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo”, dando-nos a mente que era de Cristo e nos tornando conforme a sua própria imagem (Rm 12.1-2).
Vamos, jovens, transformar as nossas vidas em compromisso, respeito, carinho e amor, e fazer parte de nossa família, de nossa comunidade e da sociedade sendo pessoas humildes e levando a palavra de Deus para o mundo inteiro.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br