Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Celebrai com júbilo ao Senhor -100 anos de gratidão por um século de bênçãos

Música (LP)

03/04/1992

100 Anos - Coro da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Rio Claro/SP
100 Anos - Coro da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Rio Claro/SP
1 | 1
Ampliar

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro-SP, foi fundada em 10 de março de 1883, por imigrantes Alemãs e Suíços. Para recordarem as lembranças de suas pátrias distantes, reuniam-se às vezes em um determinado local e lá cantavam. Certo dia, surgiu a idéia de cantarem nos cultos, para embelezar a cerimônia; foi assim que surgiu o ''Kirchenchor'' (Coro da Igreja), tendo a data de sua fundação marcada em 3 de abril de 1892. Começou uma vida diferente na Comunidade, naquela época ''Deutsche Evangelische Kirche'' (Igreja Evangélica Alemã), porque os componentes do coro além de participarem de muitas festas e apresentações, sempre colaboraram de mãos dadas com o movimento da Igreja.

O primeiro regente foi o Pastor Theodor Koelle, que dirigiu o coro de 1892 a 1920. Com a enfermidade do Pastor Koelle, assumiu a regência sua filha, profa. Dna. Christina Koelle, que dirigiu o mesmo até 1927, participando e abrilhantando os cultos dominicais. Em 1927 com a vinda para o Brasil do Prof. Alfred Roth e sendo o mesmo um bom organista e devido aos afazeres da Dna. Christina, o mesmo a substituiu. Grande foi o seu trabalho de despertar em alguns dos componentes o dom de cantar solos. Nas apresentações realizadas, todas tiveram grande êxito. Dois anos se passaram, e em junho de 1929, o Prof. Roth retornou à Alemanha, mas antes, foi o Padrinho de Batismo da atual regente. Após o retorno do Prof. Roth a sua terra natal, passou a reger o coro o Prof. Carlos Klein, que muito se esforçou durante três anos, até 1932. Neste ano voltou da Alemanha, onde estudara, Dna. Júlia Koelle que assumiu a sua direção até 1939, sendo substituída pelo Pastor Gerhard Graetz, que com muito esforço e dedicação continuou a brilhante trajetória. Com as dificuldades de obter novas músicas, fazia cópias manuscritas para as respectivas vozes. Sob a sua regência, foram 43 anos de bênçãos para o Coral.

Em 1975, gravou o seu 1o. disco LP. Por ocasião da aposentadoria do Ministério Pastoral, continuou ainda por algum tempo dirigindo até 1982, quando assumiu a regência a Coralista Profa. Lizelote Augusta Eichemberger Palota. Atualmente o Coral conta com 22 vozes, que abnegadamente se reúnem todas as 5as feiras à noite para os seus ensaios, deixando de lado todas as obrigações de trabalho, lazer e divertimento. Para marcar a passagem do Centenário da fundação em 1992, se propôs a gravar o presente LP.

O Coral tem participação marcante na vida da Igreja, abrilhantando os seus Cultos e festividades, nos encontros de Corais da Igreja do Distrito de São Paulo e apresentações na cidade de Rio Claro e cidades vizinhas. Um Coral sobreviver cem anos em uma Comunidade é um fato inédito, por esse motivo é que ''Celebramos com júbilo ao Senhor'', por este Século de bênçãos. As nossas homenagens a todos que participaram, colaborando na existência deste Coral.


LADO A 
1) SALMO 100 - Paráfrase: A.M. - J.M. *
2) SÓ EM CRISTO - Música: Carlos Biagi Letra: Carlos Biagi e Luiz C.F. Campos *
3) DER HERR IST MEIN HIRTE - Autor desconhecido 
4) BONDOSO PAI - Música: Beethoven - Paráfrase de A. M. *
5) POVO DE DEUS ALEGRA-TE - Arthur Lakschevitz L. O. Emerson *

LADO B
1) IDE POR TODO MUNDO - Arranjo: João Wilson Faustini *
2) MORRI NA CRUZ POR Ti - Arranjo: Wilson Faustini *
3) DEUS PRESENTE ESTÁ CONOSCO - Arranjo e adaptação: J. H. Stuntz *
4) CRISTO NASCEU - Gordon Young *
5) TUDO ÉS PRA MIM, Ó PAI - Letra e Música: Carlos Biagi *
* Direitos Autorais Cedidos 

REGENTE 
Lizelote A. Eichemberger Palota 

INSTRUMENTISTA 
Carlos Biagi 

SOPRANOS 
Cleufe Habermann 
Erica Schneider 
Irene Höfling 
Lizelote A. E. Palota 
Lizeniara E. P. Rossetti 
Maria Aparecida Escher 
Maria Luiza Russafa 
Neide Martinez 
Silvia S. Bergmann 
Vilma V. E. Guilherme 

CONTRALTOS 
Adélia Schneider 
Hildegard Widmer 
Júlia S. Timor 
Sônia B. Fernandes 
Vilma Winkler 

TENORES 
Gerhard Bergmann 
Gerhard Haupt
 Luiz F. Guilherme 
Mario W. Rossetti 
Reinoldo Krügner 

BAIXOS 
Edmir Martinez 
Oswaldo Fernandes

FICHA TÉCNICA: Produção: Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro Direção Musical: Lizelote A. Eichemberger Patota Arranjos: Carlos Biagi Técnico de Gravação: Peres mixagem: Peres - Carlos Biagi Estúdio: H.P.M. Stúdio - Limeira - SP Capa: Tico Aguiar / Delin 


Veja e ouça também o Primeiro LP do Coral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: LP (Long Play)
ID: 48318
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br