Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Maio de 2020

23/05/2020

 

Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Maio de 2020

Pastora Silvia Beatrice Genz

“Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus.
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!”
(1 Pedro 4.10)

Neste angustiante tempo de pandemia, no qual as perguntas são muito mais numerosas do que as respostas, desejamos que a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês.

A IECLB é formada por pessoas diferentes umas das outras, que se unem na fé, no amor e na esperança. Cremos no Deus que, por graça e fé, nos oferece a salvação. Nossa confissão de fé é convincente e vigorosa. Mas, na prática, como vivemos? Como a nossa fé nos ajuda a atravessar este tempo de pandemia de Covid-19?

O apóstolo Pedro afirma que Deus nos dá muitos dons. Tudo o que somos e temos, em verdade, vem de Deus. Por isso, o apóstolo insiste: vamos usar o que recebemos de Deus para o bem das outras pessoas. Dom é um presente de Deus para estar a serviço da sua justiça e do seu amor. O apóstolo Paulo ressalta que os dons estão ligados ao amor (1 Coríntios 13.2). Ódio, corrupção, mentiras, violência e ganância não estão a serviço do amor, mas são obras do mal. Certamente prestaremos contas a Deus pela forma como utilizamos os nossos dons. 

Na comunidade há uma variedade de dons que não podem e não devem ser medidos em ordem de importância. São todos igualmente importantes para testemunhar a palavra de Deus e servir às pessoas. Dons não podem ficar escondidos, não podem ser roubados nem usados para alguém se sobrepor ou diminuir outra pessoa. Nós temos muitos dons e agradecemos a Deus por aquilo que, diariamente, Ele nos concede. Essa gratidão é demonstrada em muitas Comunidades por meio de ações e doações para pessoas necessitadas. Também nas redes sociais percebemos muitos gestos solidários. 

A pandemia revelou e aprofundou muitos problemas, tais como: a precariedade do sistema de saúde; a falta de comprometimento com as medidas sanitárias para diminuir a contaminação e os seus efeitos; a dificuldade em manter a economia em funcionamento, com queda de produção, serviços e aumento do desemprego. Como podemos usar os nossos dons neste momento? Como nos engajarmos para promover justiça social e bem-estar para todas as pessoas? O que podemos mudar em nossa maneira de viver?

De Deus, recebemos o dom da fé. É esta fé que vai nos manter. A fé cria esperança, solidariedade, empatia e resiliência neste tempo de pandemia. Teremos, na IECLB e na sociedade em geral, muitas dificuldades, incluindo as financeiras. Mas as chances de superação serão maiores quanto maior for a nossa disposição de ofertar, doar e compartilhar os dons que Deus nos dá. No Batismo, recebemos o dom do Espírito Santo. Na festa de Pentecostes lembramos que Deus nos chama a ofertar para a grande obra da Campanha VAI e VEM.

Prezado irmão, prezada irmã: Deus nos dá dons e força para enfrentarmos as dificuldades. A fé nos manterá unidas e unidos em solidariedade e oração. Quando for possível o retorno dos encontros presenciais, iremos celebrar o cuidado que Deus tem conosco e o cuidado que temos com as outras pessoas. E vamos convidar para esta festa também aquelas pessoas que se juntaram a nós de forma virtual. 

Que possamos sentir o cuidado de Deus e colocar os nossos dons a serviço! 

Saudações em Cristo,

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente

 


Autor(a): Silvia Beatrice Genz
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 56795
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br