Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Relatório do Pastor Sinodal

16ª Assembleia Sinodal

03/05/2013

(junho 2012 a maio de 2013)


INTRODUÇÃO

Desejamos as boas vindas a todos os delegados e delegadas na 16ª Assembleia Sinodal, do Sínodo Norte Catarinense. Estamos reunidos aqui em Assembleia, em terras do Vale do Iguaçu, onde há 100 anos iniciou-se a caminhada da Comunidade Evangélica. A Paróquia Vale do Iguaçu achou por bem convidar-nos para partilhar este aniversário conosco.

Queridos irmãos e irmãs, nós somos a Assembleia Sinodal, nós participamos aqui, não por nossa própria vontade e capricho. Nós estamos aqui para testemunhar a comunidade que nos enviou. E é por fé que firmamos que foi Deus que nos trouxe até aqui, nos reunindo como delegados, delegadas, pessoas especiais convidadas, pessoas cooperadoras da Igreja de Jesus Cristo. Todas com o desejo de servir a um só Deus. É aquele que afirma: “EU SOU O SEU DEUS. EU LHES DOU FORÇAS, AJUDO E PROTEJO COM A MINHA FORTE MÃO.” Is. 41.10

 Deus nos reúne aqui, como a artista que reúne fragmentos de tecidos de cores e formatos diferentes e deles costura um delicado patchwork. Assim ele nos reuniu de comunidades, paróquias, departamentos e entidades diferentes, onde todos estão ligados a um centro, onde Ele é o aglutinador e Centro – o próprio Cristo.

Estamos aqui para compartilhar experiências trazidas das comunidades e departamentos que nos escolheram e enviaram (hoje à tarde queremos compartilhar algumas experiências). Assembleia é espaço de compartilhar e por que não dizer; espaço também de aprender mutuamente. Os jeitos, formas e cores diferentes é que nos reúnem em uma luz muito especial – aconchegante. “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida.” João 8.12.

SÍNODO NORTE CATARINENSE – SNC

O Sínodo Norte Catarinense, com sua Sede na Rua Jaguaruna, 99 – no Centro de Joinville, oferece um espaço importante para encontros, reuniões aos mais diferentes grupos ligados à IECLB, sobre tudo na Região Norte Catarinense. É daqui que nós coordenamos os trabalhos junto às 40 Paróquias e 117 Comunidades. Aqui encontramos também espaço de acolhimento os Departamentos, Instituições, Conselhos e Setores de Trabalho; os quais aqui registramos:

Comunicação – Assessoria: Nivaldo Klein;
Culto Infantil – Assessoria: Catequista Mariane Bail da Cruz;
Diaconia – Assessoria: Diácona Valmi Ione Becker;
Juventude Evangélica – Coordenador Roberto de Oliveira Nielsen e Assessoria Teológica: P. Marcos Aurélio de Oliveira;
Legião Evangélica Luterana / LELUT – Sérgio Alfredo Hedler e Assessoria Teológica: Pa. Elke Doehl, P. Marlon Jonas Radons;
Conselho de Música: Coordenador Sr. Valdir Jahn;
Associação Sinodal da OASE – Presidente Venilda Rode;
Pastoral do Idoso – Assessoria Teológica P. Roberto Schulz e P. Odemir Simon
Pessoa com Deficiência – Coordenadora Carla Tom.
Departamento Sinodal de Educação Cristã Contínua – Cat Mariane N. Bail da Cruz.

Queremos incluir aqui também o Conselho da Pastoral do Batismo, organizado por Ministros, Ministras e lideranças principalmente do Núcleo Jaraguá. A Pa Marli Seibert Hellwig representou este Conselho na SEMINÁRIO NACIONAL COM AS COORDENAÇÕES SINODAIS DO TRABALHO COM CRIANÇAS, realizado em São Leopoldo / RS, 05 a 07 de maio de 2013. Conselho importante e merece nosso apoio, pois as perguntas são constantes em relação ao Batismo e as práticas batismais na igreja ao longo de sua história. Somos uma Igreja que batiza crianças, isso nos remete à responsabilidade do acompanhamento permanente ao longo de toda vida. Batismo responde a uma ordem de Jesus Cristo – Evangelho de Mateus 28. 18 – 20. Testemunhar a salvação, o cuidado de Deus conosco, participar na morte e ressurreição de Cristo. No Batismo somos acolhidos na Igreja, ele é único – uma vez batizados, somos batizados. Assim é realizada a promessa de Deus em Jesus Cristo de sermos seus filhos e filhas. É uma ação de Deus em nosso favor que requer acolhida unicamente pela fé.

A Sede do Sínodo Norte Catarinense oferece no seu espaço térreo, ao lado da secretaria, sala de reuniões e sala de trabalho do Pastor Sinodal, um pequeno apartamento. Este espaço vem sendo utilizado cada vez mais, por pessoas, membros de comunidades distantes e principalmente de outros Sínodos, como acolhida. São pessoas que precisam acompanhar familiares, geralmente em tratamento de saúde nos hospitais em Joinville. É comum ouvir a frase: “que bom que nossa igreja tem aqui um lugar de apoio e acolhimento”. O espaço é pequeno, mas de bom tamanho e de muita utilidade para servir e acolher aos que precisam ser acolhidos, seguindo as orientações de Jesus em Mateus 25. 35 – 36. “pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era forasteiro, e me receberam em sua casa.
Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim.”

INSTALAÇÕES / INVESTIDURAS

Desejamos as boas vindas aos colegas que aceitaram o chamado para somar com seus dons, que receberam por graça de Deus, e colocá-los a serviço no espaço do Sínodo Norte Catarinense. Fazemos coro com as palavras: “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cânticos” Salmo 100.2

- P. Bernt Emmel – Paróquia Evangélica Luterana de Rio Cerro – 15 de julho de 2012 – Origem: Timbó – Sínodo Vale do Itajaí.

- Pa. Francinne de Oliveira Kerkhoff - Paróquia Planalto Central Catarinense – 09 de dezembro de 2012 – Origem: Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de São Borja-RS, Sínodo Noroeste Riograndense.

- P. Fabiano Dieguez Fabres – Paróquia São Lucas/CEJ - 2º CAM – 17 de fevereiro de 2012 – Origem: Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Gravataí – RS, Sínodo Rio dos Sinos

- Pa. Mayke Marliese Kegel – Capelania Hospitalar Hospital Dona Helena – 20 de fevereiro de 2013. Origem: Departamento Diaconia CEJ.

- Pa. Vera Cristina Weissheimer – Departamento Diaconia CEJ – 24 de fevereiro de 2013 – Origem: Capelania Hospitalar Hospital Oswaldo Cruz – São Paulo, Sínodo Sudeste.

- Pa. Cibele Kuss – Paróquia Cristo Bom Pastor/CEJ – 24 de março de 2013 – Origem: Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Belém – PA, Sínodo Espírito Santo a Belém.

- P. Ivanildo Laube – Capelania Hospitalar Hospital e Maternidade Jaraguá – 10 de abril de 2013. Origem: Sínodo Centro Sul Catarinense.

- P. Armin Andreas Hollas – Paróquia Evangélica de Rio das Antas – 20 de abril de 2013 – Origem: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Teófilo Otoni – CETO, Teófilo Otoni – MG, Sínodo Sudeste.

TRANSFERÊNCIA e JUBILARES

- P. Otto Porzel Filho e esposa Irma celebração Culto de Ação de Graça e envio para Aposentadoria – 24 de junho de 2012 Paróquia Evangélica Luterana de Rio Cerro. Pastor Otto reside em Sapiranga / RS.

- P. Renato Luiz Becker – Paróquia São Mateus/CEJ – Transferido em 09 de setembro de 2012, para Paróquia Evangélica de Itoupava Central – Blumenau, Sínodo Vale do Itajaí.

- P. Marcos Fernando Casarin – Paróquia Planalto Central Catarinense – Transferido em 16 de setembro de 2012, para Paróquia União em Cristo – Pelotas/RS, Sínodo Sul-Rio-Grandense.

- Pa. Elisabet Brehm – Paróquia Evangélica de Rio das Antas – Solicitou Licença por motivos particulares por um ano. Culto de despedida realizado no dia 25 de dezembro de 2012. Pa. Lisa reside atualmente em Lisboa / Portugal.

- Pa. Mayke Marliese Kegel – Ministra no Departamento Diaconia /CEJ – 16 de dezembro de 2012, Culto de despedida dos trabalhos no Departamento, para os novos desafios na Capelania Hospitalar Hospital Dona Helena.

- Missionário Oziel Gustavo Marian – Projeto Missão Criança Jardim Paraíso – Culto de despedida e envio realizado em 16 de dezembro de 2012. Missionário Oziel foi chamado para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Chapadão do Céu – GO, Sínodo Mato Grosso.

- P. Renato Creutzberg – Paróquia Cristo Bom Pastor/CEJ – Culto de despedida realizado em 27 de janeiro de 2013. Pastor Renato Creutzberg se transferiu para Paróquia Itoupava Seca – Blumenau, Sínodo Vale do Itajaí.

A todos e todas que serviram ao SENHOR no Sínodo Norte Catarinense em suas Comunidades e Departamentos no espírito do Salmo 2. 11. “Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos nele com tremor.” Nós expressamos aqui em nome da XVI Assembleia: Muito Obrigado e desejamos que Deus sempre vos acompanhe!

CELEBRAÇÕES e JUBILEUS
- Comunidades / Paróquias / Associações

Celebrações em datas comemorativas, aniversários automaticamente nos remetem para a História. São momentos importantes e ajudam para unir a Comunidade e grupos a partir da memória de caminhada comum. Podemos reforçar que, podemos ter orgulho da História de IECLB na Região do Sínodo Norte Catarinense. Ela é escrita a partir de momentos marcantes e de continuidade. Cabe-nos registrar os momentos marcantes também do nosso tempo. E na confiança que Deus está conosco nesta caminhada podemos afirmar com o profeta Isaías 41.10 “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”
Relacionamos aqui alguns dos eventos em que marcamos presença, como Pastor Sinodal ou Diretoria Sinodal:

- 125 Anos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em São Bento do Sul – 17 de junho de 2012

- 90 Anos da Paróquia Evangélica Luterana Barra do Rio Cerro – 1º de julho de 2012

- 25 Anos da Paróquia de Schroeder – 29 de julho de 2012

- 90 Anos da OASE de Corupá – 24 de outubro de 2012

- 25 Anos Comunidade Evangélica de Barra Velha – 31 de outubro de 2012

- 100 Anos Coral Pirabeiraba – Joinville - 11 de novembro de 2012

- 110 Anos Comunidade Bom Samaritano – Jaraguá do Sul – 11 de novembro de 2012

- 90 Anos Comunidade Martinho Lutero - Garuva - 5 de maio de 2013

- 50 Anos Comunidade Evangélica Luterana Vila Nova – Mafra – 19 de maio de 2013.

- Datas Especiais para Ministros/Ministras

O apóstolo Paulo escreve: “a fé vem pela pregação e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10.17).
O Pastor Presidente da IECLB Dr. Nestor Paulo Friedrich escreve na apresentação do MANUAL DE ORDENAÇÃO: “Estradas sinalizadas facilitam o trânsito e que se faça uma boa viagem. Habitações planejadas, com a infraestrutura correta, são elementos imprescindíveis para a vida poder ser vivida com dignidade. Maquinas adequadas e reguladas permitem planejar a produção e obter o resultado esperado. Algo semelhante é necessário e ocorre efetivamente em relação às pessoas que se sentem vocacionadas e são preparadas para anunciar o evangelho e para coordenar as atividades de uma comunidade cristã em nome da igreja. Estamos falando da ordenação de ministros e ministras.” Deus chama e vocaciona pessoas, porém a igreja prepara e ordena.
Lembramos e celebramos com alegria datas de ordenação e jubileus de ministério de ministros e ministras junto aos respectivos campos de atividade ministerial.

- 25 anos de Ordenação – P. Germanio Bender – Paróquia Martin Luther/CEJ – 05 de agosto de 2012

- 10 anos de Ordenação – Pa. Cristina Scherer – Paróquia Litoral Norte SC – 30 de setembro de 2012

- 30 anos de Ordenação – P. Jairo Lindolfo Menezes dos Santos – Comunidade Rio Negro/Mafra – 17 de fevereiro de 2013

- 25 anos de Ministério – P. Roberto Luis Schulz – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Bom Jesus – 14 de abril de 2013

A todos e todas que comemoraram jubileus, desejamos nossos votos de estímulo e fortalecidos sempre na palavra e na comunhão. Somos conscientes, que na ordenação nos colocamos sob a vontade de Cristo e isso é imprescindível para a igreja. Disso depende levar adiante a missão recebida de Jesus Cristo: vão, façam discípulos, ensinem, batizem, distribuam a Ceia, curem, consolem e proclamem o evangelho da salvação.

FALECIMENTO

† Dia 02 de abril de 2013, faleceu no Lar Bethesda, em Pirabeiraba, a Sra. Margarete Gehring, nascida Konietzny (86), esposa do Pastor Karl Gehring. Margarete nasceu em 24 de julho de 1926, em Oberschlesien, Polônia.
A Sra. Margarete casou com Pastor Karl Gehring, 04 de setembro de 1951, em Nüernberg, Alemanha. Ela era formada em enfermagem e durante a II Guerra atuava na Cruz Vermelha.
Acompanhou o marido, Pastor Karl Gehring, em Dürrenzimmern, Baviera, Alemanha;
Em março de 1952 embarcam para o Brasil e em 27 de abril de 1952, é realizado a investidura na Comunidade/Paróquia de Cachoeiro / Guarapuava – PR;
Em abril de 1954 são enviados a Jaraguá do Sul, onde permanecem até 1º de junho de 1968; serviram à IECLB ainda nas Paróquias de Canela, RS e São Paulo (Centro) até 1989.
Agradecemos aqui à família Gehring, pelo carinho que sempre tiveram pela igreja aqui no Brasil e fazemos isso com a palavra do Profeta Jeremias: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

Período Prático de Habilitação ao Ministério – PPHM

Para a boa preparação de Ministros e Ministras dos quatro (04) ministérios com ordenação na IECLB, faz parte um período de 17 meses de habilitação, com acompanhamento de mentoria.
Do programa do PPHM fazem parte duas avaliações. A primeira acontece normalmente nos meses entre abril e maio, a assim chamada avaliação intermediária. A segunda avaliação acontece em setembro/outubro, como avaliação final do PPHM. Estas avaliações são sob responsabilidade do Pastor Sinodal, mentoria e pessoas escolhidas para este fim específico.
No segundo semestre de 2012, tivemos uma avaliação final, como segue:

Avaliação Final:
- Candidata - Marlete Stein Giese – 04 de setembro de 2012 – Paróquia Fraternidade – Oxford, sob mentoria do P. Ms. Marcelo Jung. Marlete foi aprovada na Paróquia, assim como, na banca examinadora em São Leopoldo / RS.

Atualmente encontram-se em Paróquias do Sínodo Norte Catarinense 06 PPHMistas. É tarefa do Pastor Sinodal, acompanhar ao longo dos dezessete messes os/as PPHMistas que se encontram distribuídas nas paróquias e respectivas mentorias. As avaliações intermediarias já vem aconteceram, como abaixo relatamos.

Avaliações Intermediárias:
- Candidata – Daiana Ernest – 19 de fevereiro de 2013 – Paróquia Fraternidade – Oxford, mentoria do P. Ms. Marcelo Jung.

- Candidata – Carina Inês Schmidt - 21 de fevereiro de 2013 – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Martin Lutero Garuva, sob mentoria do P. Euclécio Schieck.

- Candidato – Carlos Rominik Stur – 27 de fevereiro de 2013 - Paróquia Apóstolo Tiago – Jaraguá do Sul, sob mentoria do P. Marlon Jonas Radons.

- Candidata – Ângela Dutra Lopes Meyer – 28 de fevereiro de 2013 – Paróquia Evangélica Luterana Pirabeiraba – Joinville, sob mentoria do P. Carlos Luiz Krüger.

- Candidata – Cristiane Rubert – 04 de abril de 2013 – Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Bom Jesus – Vila Nova – Joinville, sob mentoria do P. Roberto Luiz Schulz.

- Candidato – Carlos Luiz Teixeira Mello – 24 de abril de 2013 – Paróquia da Paz – Joinville, sob mentoria da Pa Eli Elísia Deifeld


AVALIAÇÃO DE PERÍODO PROBATÓRIO DE MINISTRO E MINISTRA
O Ministro ou a Ministra que é enviada pela Comissão de Envio ao primeiro CAM, passa por um processo de avaliação, antes de concluírem o terceiro ano de atividade ministerial. Esta avaliação é coordenada pelo Pastor Sinodal. Assim tivemos duas avaliações nestes termos, obedecendo às normas estabelecidas pela IECLB.

• Pa. Aline Danielle Stüewer – 18 de setembro de 2012, Paróquia Evangélica de Confissão Luterana – Caçador.

• P. Cristiano Ritzmann – 21 de setembro de 2012, Paróquia Apóstolo Paulo - Jaraguá do Sul.


CONFERÊNCIAS DE MINISTROS E MINISTRAS

- Conferência Ministro/as Conjunta – Sínodo Norte Catarinense e Vale do Itajaí - 12 e 13 de junho de 2012 – Rodeio 12. Nesta Conferência também confraternizamos o Dia do Pastor e da Pastora, onde contamos com a presença da Presidência do Conselho Sinodal dos dois Sínodos.
- 06 e 07 de novembro de 2012 – Vila Elsa, São Bento do Sul, Conferência de avaliação e planejamento 2013.

ATUALIZAÇÕES TEOLÓGICAS

Todos os anos procuramos realizar duas Atualizações Teologias, com os Ministros e Ministras do Sínodo Norte Catarinense. A primeira acontece no primeiro semestre e consequentemente a segunda no segundo semestre.
Assim também realizamos entre os dias 28 a 30 de agosto de 2012 em Rodeio 12, a segunda Atualização Teológica de 2012, sob o Tema: CUIDAR DOS CUIDADORES. Onde contamos com a orientação da Sra. Gudrun Schmidt, de Curitiba.

IECLB / SNC

Conectad@s com Deus – protagonistas no mundo
Este foi o Lema do - XXVIII Concílio Geral da Igreja, realizado em Chapecó – 17 a 21 de outubro de 2012. A frase orientadora para o Concílio é criação da Juventude Evangélica – CONGRENAJE.
A delegação dos jovens no XXVIII Concílio motivou a discussão de revermos a composição das representações nas Assembleias. “Onde estão os jovens?
Constatou-se que o índice de representantes de pessoas inferiores de 30 anos em Assembleias e Concílio é muito pequeno. Os jovens lançaram o desafio para que haja maior espaço para eles na representação. Isto já deveria acontecer a partir dos presbitérios e indicação de delegados ao Concílio.
Registramos que o Sínodo Norte Catarinense fez-se presente no Concílio com todos os seus delegados e delegadas.

A IECLB é formada por 18 Sínodos e como tal, os Pastores Sinodais têm compromissos ordinários junto à mesma. Destes compromissos fazem parte as Reuniões dos Pastores Sinodais e Pastora Sinodal, junto à Presidência e Secretaria Geral. Estas reuniões acontecem duas vezes ao ano. Assim estiveram reunidos em São Leopoldo nos dias, 11 a 15 de setembro de 2012, Pastores Sinodais, Presidência e Secretária Geral. Nesta reunião também participaram os Presidentes e Tesoureiros dos Conselhos Sinodais dos 18 Sínodos. Entre os dias 12 a 15 reunião semelhante aconteceu em São Bento do Sul – Lar Vila Elsa.
Além destas reuniões ordinárias, os Pastores Sinodais são nomeados para participarem junto a Grupos de Trabalhos (GT), que se fazem necessários como cooperação no todo da igreja. Registramos aqui a nossa presença no GT de preparação do Tema e Lema do Ano da IECLB 2013.
Também estamos cooperando no GT – Acompanhamento a Ministros e Ministras, onde acontece a revisão do Estatuto do Ministério com Ordenação – EMO.
Igualmente fomos convidados a participar na preparação da Convenção Nacional de Ministros e Ministras, que deverá acontecer entre 15 a 17 de outubro de 2013 na em Curitiba.
Também temos compromisso com a formação de novos Ministros e Ministras, assim fazemos parte da banca examinadora do Pró-Ministério, bem como da banca do Colóquio, o qual aconteceu nos dias 09 e 10 de novembro de 2012, em São Leopoldo/RS

Um encontro importante e muito produtivo para o Sínodo aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro de 2012, em São Bento do Sul – 6º Encontro Sinodal de Secretárias Paroquiais e Comunidades do Sínodo Norte Catarinense. Neste encontro / seminários as secretárias são preparadas para atenderem ao público cada vez melhor nas secretarias e sua relação com o público no dia a dia de suas atividades. A convivência e a troca de experiência entre elas é coordenada a partir de pessoas indicadas pelo Sínodo. A presença das secretárias nestas reuniões anuais já se faz perceber e faz a diferença.

ECUMENISMO

O Sínodo Norte Catarinense em sua história registra uma bela caminhada ecumênica e não poderia ser diferente em nosso tempo. Sendo assim, o Pastor Sinodal Inácio Lemke foi reeleito, em Assembleia, em 26 de outubro de 2012, Presidente do Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão – CIER, tendo como Vice-presidente Bispo Dom Oneres Marchiori, Bispo emérito em Lages . No mesmo dia o CIER celebrou o Jubileu dos 40 Anos de atividades ecumênicas. A celebração aconteceu na Comunidade Evangélica Vila Nova / Joinville.
Queremos destacar ainda o Seminário de Estudo promovido pelo CIER, 26 e 27 de outubro, tendo como Tema: Direitos Humanos e Intolerância Religiosa. Para este seminário contamos com a assessoria da Teóloga Dra Marga Janete Ströher – Coordenadora Geral da Diversidade Religiosa do Ministério dos Direitos Humanos.

Em 22 de outubro de 2012, foi reativado o Diálogo Bilateral – IECLB / ICAR, sendo indicado como Presidente P. Sin. Inácio Lemke e Vice Dom Zeno Hastenteufel, Diocese de Nova Hamburgo / RS.

08 a 10 de março de 2013 participamos da Assembleia CONIC – São Paulo. Nesta Assembleia também foi comemorado o Jubileu de 30 Anos de atividades ecumênicas da entidade. Para esta Assembleia fomos convidados como Delegado da IECLB, bem como Presidente do CIER.

JORNAL O CAMINHO

Podemos ter orgulho do ‘nosso jornal’ sinodal!
O Caminho é elaborado de forma profissional, em cooperação do Sínodo Norte Catarinense e Vale do Itajaí. Temos integrantes na equipe editorial também pessoas que residem no Sinodo Centro Sul Catarinense e Sínodo Paranapanema.
Temos como objetivo levar informações eclesiásticas e seculares para bem além do público luterano. Assim também desafiamos aos membros desta Assembleia para se tornarem divulgadores deste importante veículo de comunicação. Gostaríamos que todas as comunidades ou pontos de pregação tivessem acesso ao jornal O Caminho. Orientamos para que façam assinaturas coletivas (15 assinantes no valos de 13 Reais ano). O Caminho é palavra escrita para testemunhar a fé vivida por pessoas e comunidades. É desafio para nossa inserção na sociedade. Salmo 119.105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”.

PORTAL DO SÍNODO E IECLB

http://www.luteranos.com.br/sinodonc
e-mail: sinodonc@terra.com.br

Guardem bem estes endereços!
Usem estes endereços para receberem informações sinodais e também da IECLB. Cada vez mais é o meio de comunicação para divulgação dos eventos, seminários, encontros, reuniões etc., que acontecem na área geográfica do Sínodo.

JOINVILLE LUTERANOS

Este informativo é bimestral da Comunidade Evangélica de Joinville – CEJ e sua circulação é prioritariamente voltada ao publico evangélico de confissão luterana das 11 Paróquias/Comunidades de Joinville. Nosso estimulo ao quadro de colaboradores deste informativo Comunitário.

LITERATURA EVANGELÍSTICA

Apoiamos a Literatura evangelística através de ofertas. A sua divulgação é orientada não apenas para dentro das comunidades, mas é também para além da nossa membresia. Todo o material nos é oferecido através da Editora Otto Kuhr. Os folhetos da Literatura Evangelística são de fácil leitura e pode ser adquirido diretamente junto à Editora. Façamos uso do que é nosso!

CATEQUESE E DIACONIA

O Sínodo Norte Catarinense continua tendo como meta prioritária a implantação do Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB. A Catequista Mariane Noely Bail da Cruz e a Diácona Valmi Ione Becker são as principais coordenadoras deste trabalho. O Sínodo conta com uma equipe consistente e de qualidade que elaborou uma programação em nível sinodal, cujos principais eventos são encontrados no folder de Eventos de Formação 2013.
Acreditamos que todos já tenham visto este folder e o cartaz que deveria estar exposto em cada comunidade e secretaria.

CENTROS E CASA

Queremos registrar aqui as Casas e Centros de Eventos que estão localizados na área geográfica do Sinodo Norte Catarinense, ou com as quais temos ligações e responsabilidades especiais.
Acampamento Moriah – Mafra
Casa de Retiros Guaratuba – Guaratuba – PR
Casa de Retiros FELUZ – Fund. Evang. Lut. Rio da Luz – Jaraguá do Sul
Centro de Eventos Rodeio 12 – em Rodeio
Centro de Eventos de Palmas – Associação Wally Heidrich – Gov. Celso Ramos
Instituto Bethesda - Joinville
Lar Filadélfia – MEUC – São Bento do Sul
Lar Itajuba – Piçarras
Lar Vila Elsa – Associação Wally Heidrich – São Bento do Sul
Que tal fazermos nossos encontros e retiros priorizando estas casas, pois são nossas e onde somos bem acolhidos.

DESAFIOS E COMPROMISSOS

Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas”. MT.5.9

Esta frase integra as bem-aventuranças do Evangelho de Mateus, atribuída ao próprio Filho de Deus. Colocar-nos sob a vontade de Deus. O que significa isso?
Falar de fome e sede de fazer a vontade de Deus em meio a um mundo agitado, egoísta, violento, ganancioso é certamente contraditório, em relação à vontade e os planos de Deus.
Fazer a vontade de Deus é o desafio diário da pessoa com índole cristã. Fazer a vontade de Deus é questionar-se diante da vontade dos homens em relação à humildade, misericórdia encontrada na acolhida, que Deus oferece em seus planos. Fazer a vontade de Deus é saber se colocar na mão de Deus no mundo, e nós também somos mundo, que nos desafia diariamente com suas ofertas. É dentro deste contexto que precisamos manter o equilíbrio de boa convivência com a criação de Deus como um todo, mesmo quando a vontade dos homens fala com toda arrogância. Nas Comunidades e Núcleos somos desafiados diariamente com essa missão de sermos comprometidos em primeiro lugar com a vontade de Deus.
Quando experimentamos o amor incondicional de Deus, anunciado por Jesus e firmado como missão aos discípulos (João 21. 15ss) com a qual nos comprometemos já a partir do Batismo, que recebemos por graça. Quando recebemos a filiação de Deus como generosidade, o que nos compromete para uma Igreja inclusiva e acolhedora. Acolhendo nas Comunidades crianças, jovens, pessoas de todas as idades, sem diferenciação.
O Sínodo continua numa bela caminhada, comprometido com o cuidado com as coisas da igreja, bem como com os seus colaboradores. Contudo, nesta caminhada precisamos de mais colaboração, de pessoas de boa vontade e assessoria. Gostaríamos de contar com mais alguém neste amplo campo, para dividir as tarefas, para estar ao lado, apoiando-nos mutuamente. O trabalho e as necessidades são muitos, e em muitos momentos, faltamos com aqueles que precisam do nosso acolhimento pastoral. Necessidades estas que já havíamos mencionadas na Assembleia anterior, que se agravaram ainda mais com a transferência súbita do Pastor Vice-Sinodal. Tendo em vista que para os próximos meses estamos programando grandes eventos na área do Sínodo Norte Catarinense, necessitamos de colaboração de muita gente. Entre os eventos planejados, registramos:
01/09/2013 – Dia Sinodal da Igreja – Arena Jaraguá do Sul
28 e 29/09/2013 – Convenção Nacional da LELUT – Barra Velha
27/10/2013 – Celebração Dia da Reforma – Joinville

AGRADECIMENTOS FINAIS

Agradeço a Paróquia Vale do Iguaçu pelo convite dirigido a nós todos, ao acolhimento que estão proporcionando a cada pessoa que se sente Sinodo Norte Catarinense. Com a 16ª Assembleia registramos mais um passo importante na caminhada do Sínodo Norte Catarinense. Nosso Lema: Ser Participar, Testemunhar – Eu vivo comunidade. Este Relatório que vos apresentamos é um resumo das muitas atividades, que vem acontecendo como testemunho da graça, que Deus oferece a todos e todas com generosidade.
Agradecemos todas as pessoas que oferecem seu tempo e bens com generosidade. Reconhecemos que às vezes é oferecido também com sacrifício. Fortalece-nos aqui a palavra de Neemias 12.43 – “...ofereceram grandes sacrifícios, e se alegraram; pois Deus os alegrara com grande alegria; também as mulheres e os meninos se alegraram”.
Queremos agradecer em especial algumas pessoas, lideranças eleitas por vocês em Assembleia ou nomeadas em Conselho Sinodal, que não medem esforço para caminhar juntos este Caminho Sinodal: Sr. Elemer Kroeger, Presidente do Conselho Sinodal e da Assembleia Sinodal; Sra. Edeltraud Fleischmann Nering, 1ª Vice-Presidente; Sr. Eloi Witt, 2° Vice-Presidente; Sr. Vander Meier, Tesoureiro; Sr. Carlos Kadur, 2° Tesoureiro; Sra. Suzana Karina Tribess Stricker, Secretária; Sra. Renilda Klabunde Tribess, 2ª Secretária; Sr. Ademar Gaedke e suplentes, representantes do Sínodo Norte Catarinense no Conselho da Igreja; Sr. Irineu Romeu Brinkmann, Sra. Regina Feustel e Sr. Vander Meier, Delegados ao Concílio Geral. Também àqueles e àquelas que estão à frente dos Departamentos: Sr. Nivaldo Klein, Assessor de Comunicação; Diácona Valmi Ione Becker, Departamento de Diaconia; Catequista Mariane Noely Bail da Cruz, Departamento de Culto Infantil; Roberto de Oliveira Nielsen, Coordenação de Juventude Evangélica; Sr. Sérgio Alfredo Hedler, Coordenador da Legião Evangélica Luterana – LELUT; Sr. Valdir Jahn, pelo Departamento de Música Sacra; Sra. Venilda Rode, pela OASE; a equipe de coordenação da Pastoral do Idoso; Sra. Carla Tom, pelo Departamento de Pessoa com Deficiência... Um muito, muito obrigado a todos e a todas que desenvolvem trabalhos voluntários no Sínodo e colaboram para o bom andamento dos trabalhos nesta linda caminhada.
Com muito carinho queremos agradecer às pessoas que trabalham conosco na Sede Sinodal: Secretária Roselei Stresser e Sra. Terezinha Aparecida Millnitz.
Queremos expressar um MUITO OBRIGADO à família: Margit, Thobias e Mathias, que tem paciência em nos acompanhar nas andanças neste caminho e nos acolhem no retorno ao lar.
Agradecemos a Deus pela saúde concedida, e do suprir com abundância todas as nossas necessidades. Fortalece-nos sempre o lema de bênção do nosso casamento: “Portanto, ponha em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e tudo mais ele fará” Lc. 12.31
Que assim seja em graça e Paz!

Joinville, 02 de maio de 2013.
Pastor Sinodal – Inácio Lemke    

Acompanhe abaixo, o desenvolvimento dos trabalhos de preparação da 16ª Assembleia Sinodal do SNC.

Leia também:
Mensagem da Assembleia à Comunidade
Porto União vive a Assembleia Sinodal de 2013
Chega o dia da 16ª Assembleia Sinodal Ordinária
Relatório do Pastor Sinodal
Relatório do Conselho Sinodal
Assembleia Sinodal 2013 será em Porto União
Cartaz
Convite do Pastor Sinodal
Convite do Presidente da Assembleia
Convocação
Reunião preparatória para a 16ª Assembleia Sinodal do SNC
 


Autor(a): Inácio Lemke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Prestação de contas
Perfil do Texto: Relatório
ID: 21026

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br