Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

O que devo dizer?

28/07/2022

“Não te distancies de mim, porque a tribulação está próxima, e não há quem me ajude.” Salmo 22.11

“Que diremos, então, à vistas destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8.31

Algumas situações têm sido revoltantes. Como exemplo, cito o caso do médico anestesista que estuprou uma mulher durante o parto. Depois de ser preso e virar manchete de todas as páginas de notícias, no início de julho, o médico anestesista ganhou milhares de seguidores nas redes sociais.

O que será que desperta o interesse e a curiosidade das pessoas por notícias e imagens de violência e tragédias?

Fatos de comoção nacional despertam diferentes sentimentos nas pessoas. Muitas vezes, elas não são capazes de acreditar que o fato é verdade, ou que é possível uma atitude com tanta crueldade. A necessidade de aceitar que aquilo é real acaba gerando curiosidade.

No entanto, conforme o psiquiatra da Associação Brasileira de Psiquiatria, José Brasileiro, nem todas as pessoas se sentem comovidas com acontecimentos como esse citado no início. Há quem sinta uma espécie de prazer ao ver o sofrimento alheio.

Fato é que, o mal vem e se alastra pela terra. Alguns desses males parecem não ter fim. E, como diz o apóstolo Paulo em Romanos 8.31: “Que diremos, então, à vista destas coisas?” A mensagem que precisamos anunciar hoje é que todo o orgulho deve ser deixado de lado. Deus sabe da fragilidade do ser humano. Somos fracos, somos pó, somos nada.

O que precisamos afirmar é que nenhum de nós deve perder a esperança, porque o nosso Deus caminha conosco. Precisamos dizer que Ele está próximo, que sabe das atrocidades que circundam a mente humana, sabe das dificuldades pelas quais passamos, dos medos que nos sobressaltam, e que suas promessas nunca falham.

O Reino de Deus, que tanto desejamos, ainda não é uma realidade acabada. A derrota do mal, a irrupção da misericórdia de Deus, a eliminação do sofrimento, a acolhida dos excluídos, a instauração de uma sociedade justa e liberta continua em nosso horizonte. É preciso continuar realizando sinais da misericórdia de Deus no mundo.

Sim, precisamos acreditar nesta verdade! Precisamos cantar e orar sabendo que somos ouvidos por um Deus Todo-poderoso que nos alcança em meio às crises da vida e nos leva para um lugar seguro.

Oração: Deus, criador e doador da vida, diante de ti confessamos: nosso estilo de vida e nossas estruturas causam discórdia e nos alienam da tua criação. Desejamos uma nova piedade, que permeie nosso planejar, nosso pensar e nosso agir. Ajuda-nos a preservar a vida, a compreender nosso próximo. Tem misericórdia, Senhor. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal

  


Autor(a): Tânia Cristina Weimer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67648

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br