Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

Sem amor, nada somos!

23/06/2022

Não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade” 1 João 3.18

O Tema “Amar a Deus e as pessoas” e Lema bíblico (1 João 3.18) do ano de 2022 da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) chamam a atenção para a base da fé cristã: o amor. Sem amor, nada somos.

Enquanto que o mundo vive a lógica do ódio, as comunidades cristãs vivem a partir do amor. Amor mútuo que gera respeito, igualdade, amor que dialoga, acolhe e serve.

A comunidade não pode ser um lugar onde impera o individualismo mesquinho e egoísta. Quem “fecha o coração” para o sofrimento e a necessidade, não permanece no amor de Deus e só participa exteriormente da comunidade.

João ensina que o amor se expressa em pequenos atos de cuidado concreto, em obras e atitudes que correspondem ao chamado de Deus.

Quando o amor se restringe apenas a palavras, fica no discurso, a falsidade e a hipocrisia são escancaradas e o amor acontece apenas “da boca para fora”. Boas e belas palavras não perfazem o amor cristão. É necessário que atos e obras concretas comprovem a veracidade do amor. As obras praticadas devem ter relação com a verdade divina para expressar o amor cristão. A verdade, por sua vez, aponta novamente para o amor de Deus revelado em Cristo.

João ainda chama a atenção para a verdade, pois há interpretações muito errôneas do que significa a verdade. Verdades sendo distorcidas para satisfazer necessidades próprias e para alimentar o próprio ego e interesses próprios, não é a verdade divina.

O amor mútuo, do qual falava acima e do qual fala o mensageiro de Cristo, é a vivência da fé que se crê e se confessa em teoria e prática. Um amor que também exorta, nos lembrando que “na comunidade cristã se vive o que se crê”. Diferente do que se observa no mundo, onde jeitos e costumes individualistas falam mais alto, na comunidade cristã o amor aponta para a vida, enquanto que “quem não ama permanece na morte”. Isso fica evidente quando se observa a falta de amor entre as pessoas.

Afinal, como diz o poeta Carlos Drummond de Andrade: “Pois de amor andamos todos precisados! Em dose tal que nos alegres, nos reumanize, nos corrija, nos dê paciência e esperança, força, capacidade de entender, perdoar, ir para a frente...”

Que na comunidade cristã se viva aquilo que se crê!

Oração: Ó Deus, em tua graça, transforma este mundo tão carregado de ódio. Transforma em amor as amarguras que estão no coração das pessoas. Ajuda para que nosso amor não seja apenas de palavra, apenas da boca para fora, mas de fato, de verdade. Um amor concreto que perdoa, que acolhe e se volta para a pessoa próxima. Dá-nos sabedoria para uma vivência equilibrada, onde o diálogo faça parte das relações entre pessoas, permitindo um ambiente pacífico, de acolhida e serviço em busca do amor vivido e ensinado por Cristo Jesus. Amém.

Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho

 


Autor(a): Tânia Cristina Weimer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João I / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 18
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67383

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é o Deus verdadeiro. Ele é o Deus vivo, o Rei eterno.
Jeremias 10.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br