Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3561-2905 | (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

O Espírito Santo nos faz vencer o medo e testemunhar

02/06/2022

1
meditacao1006
1 | 1
Ampliar

Jesus Cristo diz: Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. (Atos dos Apóstolos 1.8)

No Domingo de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos. Sentiam-se amedrontados e inseguros pela tarefa que haviam recebido de serem testemunhas de Cristo no mundo. A vinda do Espírito Santo de Deus muda tudo. Os discípulos anunciam a mensagem de Jesus Cristo, de uma forma que todas as pessoas, mesmo de países diferentes, a entendam. Este testemunho muda a vida de muitas pessoas.

Para atualizar, lembro de uma história. Certa vez, um grande número de pessoas estava reunido na igreja em celebração. No meio da celebração, um grupo de três pessoas encapuzadas e fortemente armadas invade a igreja. O líder grita: - Nós não admitimos a crença em Jesus, nem concordamos com os seus ensinamentos. E hoje vamos matar todos os cristãos que aqui estão. Os que não são cristãos, podem levantar e sair. Com esta atitude, declararão que não querem nada com Jesus e que não concordam com os seus ensinamentos. Quem permanecer na igreja, estará confessando que crê em Jesus e por isso, será morto.

Um silêncio tomou conta da Igreja. Até que, lentamente, um homem se levantou e saiu da igreja; aí uma mulher; depois, um jovem; e, assim, várias pessoas se levantaram e saíram correndo da igreja. Mas, uma boa parte das pessoas permaneceu sentada.
Mais uma vez o homem gritou: - Quem ainda quer salvar sua vida, que saia agora da igreja.
Um e outro ainda se levantou e saiu. Os demais permaneceram sentados. Diante destas pessoas os três tiraram seus capuzes, abaixaram as armas, e disseram:
- Desculpem-nos! Somos da comunidade vizinha – disse o líder – nós só queríamos ver quem de fato tem coragem de defender a sua fé, mesmo que isso lhe coloque em risco de vida. Jesus permaneceu fiel a Deus, mesmo enfrentando a perseguição e a morte. E nós somos chamados a testemunhar e a viver o que Jesus nos ensinou.

Portanto, mesmo diante dos perigos, não deixemos de viver e anunciar a palavra de Deus, de nos posicionarmos contra a corrupção, contra a destruição da natureza, contra o ódio, contra a ideia de que o lucro deve estar acima de tudo. Que o Espírito Santo de Deus os fortaleça, diante das situações contrárias, a não abandonarem a fé em Jesus. Você fica na igreja diante dos perigos? Como batizados e batizadas, vamos viver e anunciar a boa notícia de vida e salvação?

Oração: Senhor! Ajuda-nos com o teu Espírito Santo a vivermos de acordo com os teus ensinamentos de amor, de solidariedade, de justiça e de preservação de toda a tua criação. Ajuda-nos a não abandonarmos os teus ensinamentos, mesmo quando passamos por situações difíceis ou quando somos chamados a denunciar as atitudes que se afastam da tua vontade. Amém.

P. Carlos Romeu Dege
Paróquia São Vendelino
 


Autor(a): Carlos Romeu Dege
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67208

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br