Igreja e Sociedade



ID: 2797

Utopia da terra pode orientar a humanidade, declara Boff

23/01/2005

 

O teólogo da libertação, professor, escritor e conferencista, Leonardo Boff, advertiu teólogos de todo o mundo para a crise que perpassa a humanidade. Ele citou a utopia da terra e a utopia da conservação da família como elementos capazes de orientar a humanidade em direção ao desenvolvimento junto à natureza e ao triunfo do ideal de igualdade.

Por sua essência, disse Boff, as utopias nunca se realizam, mas orientam a humanidade assim como as estrelas direcionam os marinheiros em alto-mar. O teólogo argumentou que a teologia da libertação só poderá ser integral ao incorporar a libertação da Terra à sua prática. Não só os pobres gritam, mas os ecossistemas, as árvores, a terra - nossa única casa comum, frisou, lembrando que o ser humano se volta à terra porque ela é o seu exílio.

O teólogo recorreu à Carta da Terra para enfatizar que a humanidade vive um momento crítico. Cabe aos seus habitantes optarem por uma aliança global de comprometimento com os recursos naturais ou por sua destruição. Desta vez não haverá uma arca de Noé. Ou nos salvamos todos, ou padecemos todos, alertou.

Em nenhum outro momento histórico, afirmou o conferencista, o homem chegou a reunir condições de dar um fim à espécie humana. Hoje, denunciou, uma espécie é extinta da natureza a cada 13 minutos. Precisamos honrar a realidade, e é assim que ela se apresenta, sublinhou.

Quanto à utopia da salvaguarda da família humana, Leonardo Boff citou que apenas 182 países conduzem o mercado mundial. Hoje, disse o teólogo, tudo é mercado e só tem direitos aqueles que pagam.

Indignado, Boff condenou a falta de compaixão dos credores internacionais, que mostram-se incapazes de aliviar a dívida externa dos países asiáticos assolados pelas tsunamis.

Frente ao destino do homem, apontou Boff, terra e humanidade, uma única unidade, mas ambas ameaçadas, comparecem juntas diante do futuro. Nossa teologia precisa nos levar a sonhar este sonho, afirmou.

Leonardo Boff proferiu palestra no terceiro dia de atividades do Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL), reunido em Porto Alegre de 21 a 25 de janeiro, evento que antecede o V Fórum Social Mundial (FSM).

Fonte: ALC Notícias - Micael B. Vier


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br