Igreja e Sociedade



ID: 2797

Os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

10/12/2008

Com o convite para as comunidades recordarem a data na oração de intercessão nos cultos do próximo fim de semana, incluindo uma petição especial, o pastor presidente da IECLB, Walter Altmann, lembra dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorados no dia 10 de dezembro.

A intercessão diz: Que as nações do mundo observem plenamente os direitos humanos e que a comunidade cristã possa se empenhar pela sua observância em todos os âmbitos, em gratidão por Deus ter criado a cada ser humano à sua imagem e semelhança.  

A declaração foi adotada no ano de 1948, pela Assembléia Geral das Nações Unidas e se tornou o texto fundador que rege o direito internacional desde a Segunda Guerra Mundial, embora seus ideais continuem distantes e, muitas vezes, ameaçados.

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito, proclama o primeiro artigo da Declaração, que em trinta pontos enumera os direitos humanos, civis, econômicos, sociais e culturais inalienáveis e indivisíveis.

“A IECLB é uma Igreja que tem no respeito e na luta pela dignidade dos seres humanos um de seus pilares fundamentais de atuação”, confirma o pastor presidente Walter Altmann. Por isso, ela  se junta às comemorações de 10 de dezembro como uma expressão da memória e da importância deste documento. “Mas também se une ao coro daqueles que alertam acerca do desrespeito reiterado não só da declaração, mas também dos princípios ali defendidos. No Brasil, por exemplo, a má distribuição das riquezas naturais e produzidas continua sendo uma das principais causas do desrespeito aos direitos básicos que garantem dignidade a cada pessoa.”

Leia aqui a carta na íntegra... clique aqui...

Leia aqui a Declaração Internacional de Direitos Humanos, clicando aqui...

Ainda, a Federação Luterana Mundial lançou uma edição especial de sua revista Lutheran World Information, na qual traz as contribuições de autores de diferentes regiões do mundo, incluindo países nos quais a FLM está representada. A revista, nas versões inglês e alemão, pode ser acessada em: www.luteranworld.org

 


Autor(a): Susanne Buchweitz
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Sociedade
ID: 2528

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br