Igreja e Sociedade



ID: 2797

Orientações sobre o Covid-19 (Coronavírus) - Nota da Presidência (04/03/2020)

04/03/2020


Estamos novamente às voltas com um vírus causador de doença. Trata-se do COVID-19, ou coronavírus. Notícias dão conta de milhares de casos em todo o mundo. Trata-se de um assunto que requer atenção e cuidado, mas que não deve gerar pânico. Como pessoas cristãs, somos pessoas carregadas e cuidadas pelo Deus amoroso. Ao mesmo tempo, temos a responsabilidade de agir para que a epidemia não se alastre e venha a causar dor e sofrimento.

O Covid-19 é transmitido pelas pessoas infectadas principalmente através de gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Os principais sintomas conhecidos são: febre, tosse e dificuldade para respirar. A maior parte dos casos resulta em cura, mas, sob certas circunstâncias, a consequência pode ser a morte.

Indicações que ajudam a prevenir o coronavírus:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

• Evitar contato próximo com pessoas doentes.

• Ficar em casa quando estiver doente.

• Ao tossir ou espirrar, cobrir boca e nariz com um lenço de papel e jogá-lo no lixo.

• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Como agir na Comunidade e em atividades da Igreja?

• Manter álcool-gel na entrada de templos, salas de reuniões e de trabalho, e pedir que as pessoas o utilizem.

• Durante a Santa Ceia: usar cálices individuais para distribuição do fruto da videira e higienizar com álcool-gel as mãos das pessoas que participam da distribuição do pão. No caso de intinção, a hóstia (ou o pão) deve ser umedecida no fruto da videira pela Ministra ou pelo Ministro, cujas mãos foram higienizadas, e então entregue à pessoa comungante.

• Evitar orações de mãos dadas e substituir o abraço da paz por um olhar carinhoso, com desejo expresso de paz.

• Considerar a possibilidade de cancelar cultos, ofícios, atividades de grupos e outros eventos – de maneira especial em locais onde há casos suspeitos ou confirmados. Nestas situações, suspender atividades com crianças e pessoas idosas, que constituem os grupos mais suscetíveis.

Temos uma situação especial, que está movimentando o mundo, causando dor, preocupação e reflexos diversos. Mas temos confiança de que passaremos por este momento, com o auxílio de Deus. Neste sentido, a palavra bíblica das Senhas Diárias para hoje é oportuna: “Vocês que temem o SENHOR, confiem no SENHOR!” (Salmo 115.11).

Que o bondoso Deus nos acompanhe.

A Presidência da IECLB


Veja também:

Nota emitida pela Presidência da IECLB, pelas Pastoras Sinodais e pelos Pastores Sinodais em 26/03/2020


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br