Igreja e Sociedade



ID: 2797

Instituto da EST elege a pergunta pela ética como o grande desafio deste século

Pesquisas terão incidência no funcionamento das igrejas e da sociedade

20/03/2014

Ao reconhecer, a partir das palavras do reformador Martinho Lutero, que somos ao mesmo tempo justos e pecadores, o reitor Dr. Oneide Bobsin disse que o Instituto de Ética da Faculdades EST, inaugurado na tarde desta quarta-feira, 19, tem o dever de gerar conhecimento capaz de desconstituir a dimensão moralista implícita na concepção de pecado, apresentando a ética Paulina a um Brasil que precisa se tornar mais justo e transparente.

Responsável pela implementação do projeto do Instituto, o Prof. Dr. Rudolf von Sinner lembrou às autoridades e ao público presente à inauguração que o ensino e a pesquisa sobre ética na Faculdades EST já tem longa trajetória. Ao recorrer à narrativa-base da tradição cristã, afirmou que os ensinamentos bíblicos precisam ser traduzidos para os dias atuais na esperança de que o seu significado possa fazer a diferença para todas as pessoas que lutam em prol de um mundo melhor e capaz de garantir efetiva cidadania para todas e todos.

Como um dos idealizadores do Instituto ao lado do colega Martin Volkmann, o ex-reitor da EST, Prof. Dr. Lothar Carlos Hoch, recordou que há 8 anos, quando surgiu a ideia de criação do espaço, crescia a consciência de que a pergunta pela ética se tornaria o grande desafio deste século. Víamos o quanto é alarmante o desrespeito à natureza ao mesmo tempo em que tomávamos consciência de que os problemas nas relações de gênero, o preconceito racial, o poder abusivo de conglomerados bancários, bem como os desafios bioéticos a cada dia se tornavam mais complexos.

Presente à solenidade, o ex-presidente da CAPES, Dr. Abilio Baeta Neves, disse que a excelência internacional do Programa de Pós-Graduação em Teologia da EST trará subsídios importantes para o Instituto, que se propõe a debater uma questão urgente e impostergável.

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Sul, Dr. Cléber Prodanov, afirmou que a sociedade precisa não apenas compreender, mas exercitar uma práxis ética. O secretário disse ainda que inaugurar um parque tecnológico é muito mais comum do que um Instituto voltado às questões éticas e que, como humanista, o incomoda a concepção de tecnologia enquanto um fim em si mesmo. O que transforma a sociedade são as pessoas, que precisam entender a tecnologia como meio e não como fim, frisou Prodanov ao salientar a relevância do Instituto para a democratização do saber em torno das questões éticas que perpassam a vida familiar, as relações de trabalho e a produção de conhecimento.

Presidente do Conselho de Administração, Sr. Hilmar Kannenberg disse que aquele representava um momento histórico para a EST que, através do seu Instituto de Ética, poderá abranger os grandes e os pequenos de nossa sociedade.

Orgulhoso pela inauguração do novo espaço, o presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Pastor Dr. Nestor Friedrich, ressaltou que as pesquisas desenvolvidas no Instituto suscitarão o debate em torno de questões éticas nas igrejas da América-Latina, da América Central e do Caribe.

Segundo Nestor, que disse vislumbrar a EST e a IECLB como um só corpo, a igreja deve à sociedade uma palavra mais clara em torno de questões atravessadas pelo debate ético, sendo o Instituto uma confissão pública desse compromisso.

Situada na rua Martin Lutero, nº 304, em São Leopoldo, a casa que abriga o Instituto foi construída em 1961 e está equipada com itens ecológicos como coletores solares, placas para a produção de energia solar e um sistema de reaproveitamento da água da chuva.

O projeto de implementação do Instituto contou com o apoio financeiro da Igreja Evangélica Luterana na Baviera, da Obra Missionária da Alemanha (EMW), do Centro de Ecumenismo e Missão da Igreja do Norte da Alemanha (ZMÖ-Nordkirche Welweit) e da CAPES.

Jornalista responsável: Micael Vier Behs
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br