Igreja e Sociedade



ID: 2797

Eleições 2008 - Votar com responsabilidade é contribuir para um mundo melhor!

29/08/2008

A cada ano que passa o processo eleitoral se torna mais eficiente, ágil e democrático. A consciência do eleitor é trabalhada por uma série de campanhas nas organizações não-governamentais e, também, por meio da Justiça Eleitoral. Claro, de longe ainda precisamos galgar longos caminhos para que cheguemos ao ideal, a partir da honestidade, responsabilidade e ética.

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e os sínodos, ano a ano, mostram interesse em contribuir com a consciência político-eleitoral dos membros. São iniciativas louváveis. Os membros podem se sentir privilegiados com uma instituição que busca o melhor para o ambiente que estamos inseridos. Este é pressuposto básico do amor ao próximo. Ou seja, se votamos com responsabilidade, contribuímos para um mundo melhor. Conseqüentemente, nossos irmãos e irmãs também terão uma qualidade de vida maior, acesso à educação e dignidade.

Quando nos negamos a votar ou pensamos que o nosso voto não é importante, estamos atentando contra nosso próximo. Ao acreditarmos que um candidato, caso eleito, não fará diferença no dia-a-dia do lar, da família ou amigos, estamos sendo egoístas. O cidadão é responsável por tudo que temos no nosso país, estado e município. Cada um tem uma parcela de responsabilidade nas ações que acontecem no nosso cotidiano.

É dever do cristão, votar com responsabilidade. Não só por uma questão de consciência, mas também, por um encargo social. A política é importante para a vida das pessoas. É a partir dela, que temos os nossos interesses, como cidadãos, contemplados. A carta pastoral do presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann, é capaz de esclarecer todas as nossas dúvidas sobre fé e política. “Votar é preciso, pois é o jeito de ajudar na administração do mundo criado por Deus e confiado aos seres humanos. É vontade do criador que todas as pessoas, criadas à imagem de Deus, possam viver com dignidade. É neste horizonte que devemos votar, pois injustiça, miséria, mentira e egoísmo são afrontas a Deus e à vida humana.

Tobias Mathies
tobiasmathies@terra.com.br


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
Área: Missão / Nível: Missão - Sociedade
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8289

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br