Igreja e Sociedade



ID: 2797

Copa do Mundo 2014 Brasil - Liturgia 4

Liturgia

26/06/2014

 

Copa do Mundo 2014 Brasil

Liturgia 4


Elaborada por P. Matthias Tolsdorf
(Pastor da Igreja Evangélica da Alemanha que atua na IECLB)

(Esta liturgia não prevê a Celebração da Eucaristia. As canções podem ser mudadas para outras que sejam mais conhecidas pela comunidade local. As duas canções compostas para este período da copa, Kyrie e Aleluia, podem ser encontradas no Portal Luteranos*. No texto da liturgia, as palavras escritas em negrito, são ditas por todas as pessoas da comunidade.)

* Kyrie: Letra e Partitura

Aleluia: Letra e Partitura

Credo: Letra e Partitura 


 

Prelúdio

Boas Vindas

Saúdo a todos e todas no início deste culto! O que estão procurando por aqui? Desculpem, não queria ser indelicado... À princípio, queria perguntar pela motivação que os trouxe até aqui. Alguns talvez estejam procurando a experiência de encontro, da união na torcida – típica para as Copas. Outros talvez queiram justamente se refugiar da agitação e procuram o silêncio e a calma. Outra motivação possível é a busca por inspiração para a vida a partir da fé.

A busca, a motivação e o alvo que tentamos alcançar estão no centro deste culto temático no contexto da Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil.

Um evento esportivo tão grande como a Copa do Mundo serve muito bem para refletir sobre motivação e alvos, pois os jogadores e os técnicos são motivados e movidos por um grande alvo. E, movidos pelo desejo de brilhar com habilidades extraordinárias no futebol e mirando a taça da Copa, eles contagiam e arrastam nações inteiras de um jogo para outro jogo, de uma vitória para outra vitória. Nós, como torcedores, sentimos fortes emoções nesta época e nos identificamos com a motivação e o alvo da nossa seleção...

Nosso perguntar pela motivação que nos move, neste culto, é acompanhado pelo seguinte Lema:

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
(Mateus 6.33)

Celebraremos também este culto no contexto da Copa do Mundo em nome do Trino Deus:

Que Deus, que nos dá esperança, encha vocês de alegria e de paz, por meio da fé que vocês têm nele e que Deus, o misericordioso, desperte em vocês a consciência do seu amor fiel, a fim de que a esperança de vocês aumente pelo poder do Espírito Santo. Amém. (inspirado em Romanos 15.13)

Oração com Salmo 98 – Canção (HPD I, nº 260.1-5): Cantai ao Senhor um cântico novo...

Clamor pelas Dores do Mundo – Canção Kyrie

Como os protestos do ano passado e até poucas semanas atrás evidenciaram, existem muitos problemas, injustiça social e pobreza em nosso País (no Brasil). Para grande parte da nossa sociedade, esta situação torna difícil participar e festejar a Copa, enquanto faltam escolas e hospitais, enquanto os meios de transporte público são insuficientes, ineficientes e caros... Podemos juntar as nossas vozes aos manifestantes e às pessoas que sofrem com as injustiças no nosso país nos dirigindo a Deus em Clamor pelas Dores do Mundo, pois ele nos promete e assegura que sempre nos escuta e nos acompanha fielmente:

Canção: Kyrie - Lusmarina Garcia

Não há bola na rede óh meu Deus!
Tristeza é que invade o coração,
O grito está calado, o peito arrebentado,
Transforma esse silêncio em canção.

Glória a Deus nas Alturas – Canção Glória

Deus escuta nosso clamor e nunca nos abandona. Seu amor e sua fidelidade dão asas à nossa Esperança e nossa Alegria. Louvemos a Deus com o Glória da Comunidade Monástica e Ecumênica de Taizé/França:

Canção (HPD II, nº 346): Glória, glória, glória a Deus nas alturas...

Oração do Dia

Amado Deus, nosso querido Pai, nós te agradecemos pela nossa vida, pelos nossos desejos, pelos nossos sonhos e pela força que recebemos de ti para correr atrás do cumprimento das nossas saudades. Emoções e fantasias nos inspiram, motivam e movem e nos permitem nos superarmos a nós mesmos.
Presenteie-nos neste culto com atenção, fascinação e concentração para que possamos aprender com a tua palavra, mas também com o exemplo dos Jogadores, dos Técnicos e das Seleções desta Copa, para que vale a pena se esforçar, lutar e viver. Desperte em nós a consciência sobre quais as inspirações, motivações e os alvos que tu nos ofereces para as nossas vidas. Em nome de Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor. Amém.

Canção (HPD I, nº 130.1-3): Senhor tu nos chamaste...

Leitura da Epístola: Filipenses 3,12-14

Leitura do Evangelho: Mateus 13,44-46

Credo – Canção:

Creio, Senhor, que és Deus, Deus nosso Criador.
Creio, Senhor, que és Pai, que de todos cuidas com grande amor. (2x)
Creio, Senhor, que és Deus, Deus nosso Redentor.
Creio, Senhor, que és bom, pois quiseste ser nosso Salvador. (2x)
Creio, Senhor, que és Deus, Deus Santificador.
Creio, Senhor, que és Santo e que nos inspiras com teu amor. (2x)

Prédica

Canção (HPD II, nº 398):

Alegrai-vos sempre no Senhor, alegrai-vos no Senhor. (2x)
Alegrai-vos, alegrai-vos, alegrai-vos no Senhor. (2x)

Oração de Intercessão

Querido Deus, Criador do Mundo, nós te agradecemos pelo esporte, pela competição esportiva e pelos megaeventos como p.ex. a Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil e te pedimos: transforme esta Copa em festa do esporte, do encontro da Comunidade Internacional e da tolerância. Nós te pedimos:

Envie-nos, nestes dias de Copa do Mundo, o teu Espírito Santo, que desperta alegria, inspira fé e move para a ação.

Querido Deus, nós te pedimos que inspires Juízes, Bandeirinhas, Técnicos, Jogadores e Torcedores com verdadeira alegria sobre os jogos e as vitórias, sem sentirem a necessidade de humilharem dos adversários, de retaliarem as faltas ou de zombarem dos derrotados e, assim, semearem frustração e despertarem violência. Capacite também os Técnicos, os Jogadores e os Torcedores das Seleções eliminadas com maturidade para lidarem com a derrota e, assim, darem um exemplo de administração construtiva das frustrações. Nós te pedimos:

Envie-nos, nestes dias de Copa do Mundo, o teu Espírito Santo, que desperta alegria, inspira fé e move para a ação.

Querido Deus, te pedimos para nós como Comunidade Cristã reunida que tu derramas alegria e fascinação sobre o esporte e também sobre capacidade e desempenho dos Jogadores e das Seleções. Esperamos que os jogos sejam eventos alegres e contagiantes - repletos de alegria, que despertam nosso ânimo de viver e aumentam nossa força para buscarmos o cumprimento dos nossos desejos e das nossas saudades. Nós te pedimos:

Envie-nos, nestes dias de Copa do Mundo, o teu Espírito Santo, que desperta alegria, inspira fé e move para a ação.

Querido Deus, desperte em nós a consciência de que tu nos chamas e convidas para cultivarmos alegria, motivação e perseverança também em relação às promessas e conquistas que tu fizeste por nós. Ajude-nos no cultivo da gratidão pela promessa de Salvação e Vida Eterna para que não percamos de vista este grandioso presente que coloca toda nossas vida no contexto maior da comunhão contigo no teu Reino Eterno e Glorioso. Renove diariamente a nossa esperança e alegria que se fundamentam em ti para que encontremos forças para a vida e para o auxílio e a solidariedade para com o nosso próximo. Nós te pedimos:

Envie-nos, nestes dias de Copa do Mundo, o teu Espírito Santo, que desperta alegria, inspira fé e move para a ação.

Querido Deus, nós te pedimos em favor do nosso país. Ajude que os investimentos e a realização da Copa possam contribuir para aumentar a justiça social e promover desenvolvimento sustentável em nosso país. Te pedimos por mais iniciativas e mais êxito no combate da corrupção. Apoie e fortaleça a polícia, a política e o engajamento das Organizações Não Governamentais na perseguição e nos combate do trafico humano, da prostituição forçada e do trafico de drogas. Nós te pedimos:

Envie-nos, nestes dias de Copa do Mundo, o teu Espírito Santo, que desperta alegria, inspira fé e move para a ação.

Querido Deus, nosso país sofre com as injustiças sociais, com a corrupção e com a pobreza. Mesmo assim, dizemos que “Deus é Brasileiro” e vivemos seguindo o lema “A Esperança é a última que morre”. Ajude-nos a avivarmos a nossa esperança que se fundamenta em ti, vivendo e convivendo cada vez mais intensamente contigo e com as tuas promessas. Nós te pedimos:

Envie-nos, nestes dias de Copa do Mundo, o teu Espírito Santo, que desperta alegria, inspira fé e move para a ação.

Nós oramos e pedimos em nome de Jesus Cristo, que nos ensinou a orar chamando Deus de Pai Nosso:

Pai Nosso

Canção: Aleluia - Lusmarina Garcia

Fé na copa
E ninguém prá escanteio
É assim que a gente quer
O Brasil inteiro!
E a vida do teu povo óh deus
É a jogada de maior valor
É no campo todo dia, na torcida e na folia,
Que a vida vai ter que fazer o gol!
Aleluia ô! Aleluia ô! Aleluia ô!

Bênção

Esporte e jogos tem o poder de dividir e separar: entre forte e fraco - entre vencedores e perdedores.
Mas também existe um lema no esporte (usado muito nos Jogos Olímpicos), que enfraquece este poder divisor do esporte: “Participar é o mais importante/já é tudo!” Recebamos a Bênção de Deus para que sintamos que pertencemos a Ele, que não somos marginalizados, que Deus não nos fez para sermos a bola no jogo da vida, mas jogadores, protagonistas e colaboradores de Deus:

Deus te abençoe:
Ele te presenteie com a Confiança que fazes parte dos planos de Deus como jogador e protagonista, e que não és deixado para trás no banco de reserva.
Ele te inspire com Fantasia, para que encontres sempre a melhor jogada para cada situação da sua vida.
Ele desperte Sensibilidade e respeito em você para que trates as pessoas ao teu redor como colegas e companheiros do mesmo timo e não as deixas de escanteio.
Ele te dê Coragem para mostrar sempre o cartão vermelho quando pessoas ou a sociedade cometem faltas contra a vida.
Ele te dê Força e Disposição para buscar a alegria da vida verdadeira durante todos os dias da tua vida.
Assim te abençoe Deus – o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Canção (HPD I, nº 213): Senhor, tu tens sido...

Poslúdio
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
REDE DE RECURSOS
+
Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br