Igreja e Sociedade



ID: 2797

AIDS, dívida externa e comércio na pauta das igrejas luteranas da América Latina

18/04/2005

Grupo de participantes da COP, realizada em Bogotá
Crianças beneficiadas pelos projetos da IELCO
1 | 1
Ampliar

O Pastor Presidente da IECLB, Walter Altmann participou Conferência de Bispos/as e Pastores/as Presidentes de Igrejas Luterana na América Latina – COP, no período de 5 a 8 de abril, em Bogotá, Colômbia. 

Durante os quatro dias de reunião esteve sempre permeando os temas a recordação e exemplo do Reverendo Humberto Ramos, moderador da COP e presidente da Igreja Evangélica Luterana Boliviana, falecido tragicamente em um acidente de carro no início de outubro do ano passado. O Reverendo Ramos, que representava o povo indígena aimara, será homenageado pela COP através do estabelecimento de uma série anual de publicações que levará o seu nome e estará difundindo o pensamento das igrejas–membro sobre temas relevantes da sociedade.

Os mecanismos que determinam a crescente realidade de exclusão, em todos os seus níveis e manifestações foram um dos temas abordados no encontro. O sistema econômico e suas conseqüências, como a dívida externa ilegal e os tratados de comércio que privilegiam uma minoria, além das explorações decorrentes deste sistema foram refletidas pelas lideranças latino-americanas durante a COP.

Também o compromisso com programas regionais que tratem da questão do HIV AIDS foi reafirmado pelos presentes, que refletiram sobre as causas e conseqüências dos efeitos devastadores desta epidemia na sociedade. O início de um programa conjunto de diaconia que desenvolva reflexões sobre temas com gênero e comunicação nas igrejas foi outro objetivo acordado entre os participantes.

Também integrou a pauta da reunião anual de COP o exame do documento da FLM acerca do Ministério Episcopal e o acompanhamento do programa regional acerca da Dívida Externa Ilegítima e Imoral, a cargo dos pastores Angel Furlán e Juan Pedro Schaad, da Argentina.

Entre os relatos das igrejas, cabe ressaltar o relato da Igreja Cristã Luterana Honduras, cujo o novo Pastor Presidente, Armindo Schmechel é obreiro da IECLB e da Igreja Evangélica Luterana Boliviana, que depois da perda de seu líder se encontra em um processo de transição, sob o comando de Juan Parapo. 

A anfitriã, Igreja Evangélica Luterana da Colômbia - IELCO, expôs seus projetos pastorais, missionários, comunicacionais e diaconais, incluindo também na agenda uma visita a projetos diaconais em Ciudad Bolivar, perto de Bogotá, na qual se conglomeram, em ocupações ilegais, mais de um milhão dos mais de 3 milhões de colombianos que foram forçados a migrar, abandonando suas terras e pertences, à raiz do conflito interno que vive a Colômbia.

Um encontro presencial da COP é realizado uma vez por ano reunindo as igrejas luteranas da América Latina, além da rede de troca de informações que é alimentada por seus participantes ao longo do ano. Assim, a Conferência é um foro de troca informações sobre a caminhada das igrejas com o objetivo de fortalece-las, estabelecendo uma pauta comum a partir do contexto latino americano.

Nesta edição da COP. Também uma vez por ano é realizado um encontro da chamada COP regional, que reúne as igrejas no âmbito da América Latina, entre elas a IECLB.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br