Missão com Mulheres


- Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
secretariageral@ieclb.org.br
ID: 2674

História de vida de Ingelid Cassel

18/04/2016

 

 

Nome: Ingelid Cassel

Tempo de participação na IECLB: Desde o Batismo

Comunidade: Querência – MT

Sínodo: Mato Grosso
 

 INGELID CASSEL, nascida JUST, nasceu no dia 30 de dezembro de 1941 e foi batizada no dia 15 de fevereiro de 1942, na Igreja Luterana na localidade de Jabuticaba, município de Sarandi-RS.

É filha de família tradicional luterana, Florencio e Irna Just, e neta de Gustavo Jost, imigrante da Alemanha, que fixou residência em Trombudo, no município de Santa Cruz-RS.

Suas lembranças remetem à família sempre envolvida com a vida comunitária.

Desde jovem, Ingelid contribuiu ativamente nas atividades da igreja, inicialmente no grupo de jovens, onde participava de teatros natalinos, e no coral da igreja.

Leo Romeu Cassel participava do grupo e fez par com Ingelid, desempenhando o papel de José e Maria. Assim iniciou-se namoro, e em seguida se casaram.

Logo Ingelid passou a participar da OASE, onde integrou a diretoria até se mudar para o Mato Grosso.

No ano de 1989, migrou com seu esposo e filhos para a colonização da Coopercana, hoje município de Querência-MT.

A localidade carecia de muitos recursos, estando situada em meio a uma clareira na mata, mas as amizades e a fé os fortaleciam e, assim, as dificuldades eram superadas.

Logo após sua chegada, foi convidada a fazer parte da diretoria da OASE, que estava dando seus primeiros passos. Os encontros aconteciam à sombra das árvores ou no Pavilhão da ADESQUE, associação dos colonizadores e ponto de encontro para reuniões, cultos e missas.

Lentamente, a mata foi dando espaço às pequenas lavouras. Inicialmente, a cultura principal era arroz, que mais tarde cedeu espaço à cultura da soja e do milho.

Seu Léo, num ano de muita chuva, preocupou-se demasiadamente com as colheitas e desenvolveu uma depressão, que na época dificilmente era detectada, levando-o ao suicídio.

Dona Ingelid, mulher de muita fé, deu continuidade à caminhada junto a seus filhos já adultos.

Hoje com seus 73 anos, continua participando na igreja, gosta de fazer parte das programações específicas, como o Dia Mundial da Oração e a Semana Nacional da OASE, além de atividades desenvolvidas na OASE.

A orientação espiritual dada a seus filhos se reflete em nossa comunidade: Neuci faz parte da diretoria da OASE, Eloi do presbitério e Marla do Culto Infantil e da OASE.

“O Senhor é bom; o seu amor dura para sempre, e a sua fidelidade não tem fim” (Salmo 100.5).


História coletada e redigida por: Pa. Mariza E. Neuberger e Leni Sirlei Altmann Wink – Pres. da OASE.


Leia mais histórias de vida Em comunhão com as viDas das mulheres
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br