Missão com Jovens



ID: 2751

Trabalho com jovens e adolescentes

Encontros virtuais da JUMIS e da JESMA

08/08/2020

Em tempos de pandemia, a Igreja de Cristo precisou se adaptar à nova realidade, ou como diz a palavra da moda, precisou se reinventar. As celebrações e encontros virtuais, que pareciam tão distantes da realidade luterana, chegaram para ficar. É claro que perdemos em comunhão, pois uma de nossas características marcantes enquanto igreja é estarmos juntos e juntas (presencialmente).

O virtual não substitui o presencial, mas, nestes tempos tão diferentes, onde o isolamento social se faz necessário, as plataformas de videoconferência têm sido um meio de chegarmos às pessoas, e têm, na maioria das vezes, se mostrado eficientes. A necessidade de manter a espiritualidade ativa, fez com que as lideranças de grupos buscassem formas de continuar servindo a Deus e ao próximo.

Este é o caso da JUMIS (grupo de juventude mirim) e da JESMA (grupo de jovens), que tenho a responsabilidade e o privilégio de acompanhar. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, estes dois grupos têm se encontrado de modo virtual. As redes sociais e os grupos de WhatsApp são os principais meios de divulgação destes encontros.

Como acontecem os encontros da JUMIS? Todos os sábados, às 15h, ocorre o grupo de adolescentes, por meio da plataforma Google Meet. No início, exploramos a série Alpha Jovem, que trabalha as bases da fé cristã em uma linguagem própria para a garotada. Os links dos vídeos da série eram enviados previamente. Durante o encontro, a coordenação expunha a temática e fazia 3 perguntas, gerando interação e espaço para todos e todas expressarem suas opiniões e pontos de vista.

No momento, a JUMIS está trabalhando temas mais livres, todos embasados em alguma passagem bíblica, porém, com a mesma estrutura. Para melhorar a qualidade de nossas reuniões, alguns representantes da liderança participaram da oficina: “Fazendo Encontros Virtuais Dinâmicos com a JE”. Esta foi realizada em parceria com Seminários Comunidades Criativas, Coordenação do Trabalho com Jovens e Programas de Intercâmbio e Coordenação de Educação Cristã da Secretaria da Ação Comunitária da IECLB e CONAJE.

Como acontecem os encontros da JESMA? Diferentemente da JUMIS, a JESMA adotou outra maneira de fazer seus encontros. Rapazes e moças se reúnem em grupos virtuais separados, quintas-feiras e sábados, respectivamente, também pelo Google Meet. Estas reuniões ocorrem de 14 em 14 dias, sempre com um tema previamente preparado pela liderança, em forma de conversa, para que os jovens possam interagir e falar de suas experiências.

Nos últimos tempos, temos percebido a necessidade de o grupo todo estar reunido. Então, a liderança decidiu voltar com os encontros aos sábados (de 14 em 14 dias), às 17h. O formato deste é muito parecido com os encontros presenciais que tínhamos antes da pandemia. Há uma palavra de acolhida e saudação, um tempo de louvor, e o momento de reflexão na Palavra de Deus, assim como um espaço para tirar dúvidas ou trazer alguma contribuição. Geralmente, são pessoas convidadas que compartilham a mensagem.

Em nosso último encontro, o P. Rolf Rieck esteve conosco, falando sobre o tema: “Isolamento social. Vamos repensar?”. Embora o título remeta ao momento em que estamos vivendo, a mensagem trazida, vai além. Não se trata de “sair da quarentena”, no sentido de não tomar os devidos cuidados, mas de importar-se com o outro, de ir ao encontro (mesmo que de modo virtual). É bem provável que dentro de um grupo como a JESMA, pessoas possam estar se sentindo isoladas.

Aliás, “quebrar o isolamento” era o que Jesus fazia. E, como seguidores e seguidoras dele, precisamos sair da zona de conforto e dar o primeiro passo. O P. Rolf deu o exemplo do encontro de Jesus com a mulher samaritana (João 4), onde ele quebra uma série de barreiras (sociais, culturais etc) para chegar a ela. Se Jesus não tivesse feito isso, ela não teria levado sua mensagem adiante, fazendo com que muitas pessoas cressem Nele. Pensemos nisso!
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br