Missão com Jovens



ID: 2751

Todas as cruzes na cruz de Cristo

07/11/2016

 

Lado PALAVRA

TODAS AS CRUZES NA CRUZ DE CRISTO

Catequista Louis Marcelo Illenseer

Uma dúvida comum em nossa igreja é a respeito do crucifixo: a cruz deve estar vazia ou com o corpo de Cristo crucificado? A primeira segue argumentos da Ressurreição: Jesus Cristo passou pela cruz, mas ao ressuscitar venceu a morte, a morte de cruz. A segunda diz respeito à imagem. É necessária a imagem do Cristo crucificado para nos lembrarmos do sofrimento de Deus e de sua morte em favor de nós.

A cruz, segundo as palavras do evangelho, é vontade do Pai. Jesus prediz a sua morte, mas também sua ressurreição. Nós cremos, em primeiro lugar, num Jesus que passou pelo sofrimento, aceitou o seu caminho de dor e passou o sofrimento humano. Nesta fraqueza, Lutero encontra forças para falar de Deus. Isto é teologia da cruz.

Em contrapartida, muitas vezes não queremos acreditar que Deus, o todo poderoso, morreu numa cruz, sofreu na mão de pessoas e morreu. A tendência natural do nosso ser humano é de esperarmos um Deus glorioso, que venha com o seu exército de anjos e arcanjos para nos livrar do mundo mau.

Lutero, porém, interpretou este tipo de pensamento pelo viés das obras. Para ele, quando colocamos nossa razão ou nossa esperança antes da vontade de Deus, estamos nos colocando acima de Deus. Em outras palavras, nosso pensamento não é o pensamento de Deus. Deus se revela na cruz. Nós queremos um Deus de exércitos; Jesus andou em meio ao povo simples; nós queremos um Rei...

Deus escolheu para o seu filho o caminho do sofrimento. O Deus que pode nos salvar é o Deus da cruz. Isso não significa que, porque Deus na pessoa de Jesus Cristo sofreu, nós também devemos sofrer. Essa era a esperança de Lutero antes de descobrir a justificação por graça, quando se autoflagelava. O sofrimento é algo presente na vida humana, mas não devemos louvá-lo, e sim, questioná-lo e transformá-lo em sinais de vida e ressurreição. Passando pela cruz, Cristo se fez gente e ressuscitou.


Este estudo teve a linguagem revista e atualizada. A proposta integra o volume 3 da Coleção Palavração denominado “Graça e Fé: temperos para a vida”, publicado em 2003 pelo Departamento Nacional para Assuntos da Juventude da IECLB – DNAJ, sob a coordenação de Cláudio Giovani Becker e impresso por Contexto Gráfica e Editora (ISBN 85-89000-14-1).


Voltar para índice de Palavração - Graça e Fé: Temperos para a Vida


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
REDE DE RECURSOS
+
Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br