Qualificação Funcional


ID: 2664

Sínodo Vale do Taquari realiza seminário de presbíteros

Seminário integra programa de formação

19/03/2014

Comissão de Finanças com tesoureiros
Dr. Ralf Kirchheim assessora conselheiros fiscais
Secretária Geral da IECLB fala a presidentes recém eleitos
Marlene Krutz e Sérgio Hagemann com secretárias
1 | 1
Ampliar

O Sínodo Vale do Taquari realizou seu seminário anual de presbítero recém eleitos nesta quarta, dia 19 de março, no auditório do Colégio Teutônia no Bairro do mesmo nome. O encontro faz parte do programa de formação do Sínodo, ancorado no eixo transversal da Formação do Plano de Ação Missionária da IECLB.

Os presbíteros tiveram a oportunidade de ouvir a Secretária Geral da IECLB, Diác. Ingrit Vogt, que assessorou o encontro acompanhada da assistente Silvane. A partir do Tema do Ano, Vidas em Comunhão, a Secretária parabenizou as lideranças pela tarefa voluntária que assumem em suas comunidades e paróquias, dizendo que realizam com isto uma tarefa muito importante de missão da IECLB no país, qual seja, cuidar das questões administrativas e práticas para que o Evangelho possa ser pregado.

A Diácona apresentou também alguns dados estatísticos da Igreja, conforme levantamento de 2012, que mostra um pequeno recuo de membros em praticamente todos os Sínodos. Os dados mostram que em termos de ofícios, as confirmações apresentam o maior número, oferecendo-nos um desafio interessante de trabalho com os jovens, conforme nos desafiava o tema de 2011, Comunidade Jovem, Igreja Viva.

Na segunda parte do programa, presbíteros das comunidades, paróquias e grupos de OASE trabalharam em grupos, conforme sua função. A própria Secretária assessorou presidentes tratando temas que dizem respeito à função, como dirigir uma reunião, como lidar com conflitos e outras atribuições. Na avaliação do encontro, chamou a atenção de Ingrit que as perguntas fundamentais de presidentes são aquelas que dizem respeito às lidas do dia-a-dia na comunidade.

Renato de Britto, Herbert Lohmann e Romeu Bayer conversaram com tesoureiros/as acerca de suas funções, como fazer o controle das contribuições, como fazer um orçamento, o balancete mensal, como administrar uma conta bancária, os repasses e a prestação de contas. As principais perguntas levantadas foram acerca dos membros que tem dificuldades ou não querem contribuir financeiramente para a Igreja.

Marlene Krutz, funcionária do Cartório de Teutônia dirigiu o trabalho com secretários/as tematizando as funções, a importância da ata, como fazer uma ata, o que deve constar nela, quais atas devem ser registradas e como encaminhar o registro.

Dr Ralf Kirchheim, advogado e membro da Comissão Jurídico-doutrinária da IECLB assessorou o encontro com os conselheiros fiscais, conversando sobre as atribuições e a importância do Conselho Fiscal.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br