Missão com Famílias


ID: 2785

Dia das Mães - Atos 10.44- 48

Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia

09/05/2021

 

09/05/2021- Dia das Mães – 6º Domingo da Páscoa
Pregação: Atos 10.44- 48;
Leituras: Salmo 98; João 15. 9 - 17
Diaconisa Siglinda Braun Schliwe – Comunidade Boa Vista/RR

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia ou Boa noite! Para este culto especial, dia dedicado às mães temos uma palavra carregada de amor. Ela se encontra no evangelho de João 14.23 onde está escrito “Jesus Cristo diz: se alguém me ama, guardará a minha Palavra; e meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada.” Sintam-se todas e todos acolhidos por estas palavras. Em especial sejam bem-vindas as mamães que estão presentes neste culto e as demais pessoas. Também acolhemos as pessoas visitantes. Pedir que sejam cumprimentadas por alguém da comunidade. (claro se isto já for possível devido a pandemia).

CANTO DE ENTRADA
Nº 06 – LCI – Aqui você te lugar
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Reunimo-nos aqui em nome de Deus que, como um bom pai e uma boa mãe, nos atrai com laços de ternura, que em Jesus Cristo acolheu as pessoas rejeitadas e que também nos acolhe, e através do Espírito Santo no anima a irmos ao encontro das nossas irmãs e dos nossos irmãos. (+). Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 466 – LCI – Vento que anima e faz viver
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Queremos nos preparar para a oração de confissão de pecados ouvindo o que o Salmista no cap. 32. V. 3 e 5-6 nos diz: “Em quanto não confessei o meu pecado eu me cansava, chorando o dia inteiro. Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados. Por isso, nos momentos de angústia, todos os que são fiéis a ti devem orar”.

Oremos então: Deus amado e misericordioso, nesta hora de oração chegamos em tua presença com humildade a ti para confessar a nossa culpa. Somos pessoas pecadoras. Inúmeras vezes julgamos o nosso próximo, não o amamos, não falamos do teu amor para ele, pelo contrário somos preconceituosas e discriminamos aquele que pensa diferente de nós. Também pedimos perdão quando não respeitamos nossas mães e muitas vezes, ó Deus, não entendemos o cansaço delas. Perdoa nossa falta de zelo pela tua maravilhosa criação. O nosso louvor e gratidão a ti é fraco. Perdoa também quando insistimos viver a nossa vida isolada e longe da comunhão contigo e com os irmãos e com as irmãs. Só nos resta clamar humildemente pelo teu perdão ó Deus! Venha nos salvar. Em nome de Jesus Cristo teu filho amado nós oramos. Tem compaixão de nós. Amém!


ANÚNCIO DO PERDÃO
O profeta Isaias no cap. 66.13 nos anuncia: “como a mãe consola o filho, eu também consolarei vocês; eu os consolarei em Jerusalém” Com estas palavras como uma mãe que ama, Deus nos recebe em seus braços e nos perdoa os pecados. Em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

KYRIE
No mundo em que vivemos temos muitos sofrimentos causados pelo pecado da injustiça. Lembramos das mães enlutadas que choram a perda de um filho ou uma filha. Mães que estão doentes e cansadas devido a jornada de trabalho pesada. Pessoas que sofrem quando não lhes é proporcionada uma vida digna, outras que sofrem preconceitos e exclusão. Por isso, intercedemos pelo nosso mundo cantando:

Nº 55 - LCI - Tem, Senhor, piedade!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Louvamos a Deus pelo seu agir em nossas vidas. Por tudo o que ele fez, faz e continuará fazendo por nós. Muita gratidão a Deus por tudo isto. És um Deus amoroso, bondoso, nos perdoa, nos salva e ouve o clamor da sua Igreja. Por isso, te louvamos e bendizemos com o hino de louvor.

Nº 101- LCI - Bendirei ao Senhor em todo tempo

ORAÇÃO DO DIA
Ó, Santo Deus, criador de tudo o que existe e doador da vida, nós te agradecemos pela oportunidade de estar aqui na tua presença em culto. Trouxeste-nos mais uma vez para esta casa, para termos comunhão contigo e com os irmãos e com as irmãs. Agradecemos a tua presença em nossas vidas. Caminhas conosco assim como caminhaste com o teu povo em todos os tempos. Logo também queremos ouvir a tua palavra. Que o teu Espírito ensinador nos ilumine e nos dê a compreensão. Ajuda-nos a estarmos atentos à tua voz que nos anima e encanta. Em nome de Jesus Cristo teu filho amado que vive e reina de eternidade a eternidade. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 98

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
Nº 187 – LCI - Aleluia (pedir que a comunidade se coloque de pé para cantar e ouvir o evangelho)

2ª Leitura Bíblica: Evangelho de João 15. 9 -17

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 165 - LCI – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO
Texto da Pregação: Atos 10.44-48

Estimada Comunidade, estimadas mães, pais, filhos e filhas!

É muito agradável poder estar aqui aos pés de Cristo e ouvir a sua Palavra. No Salmo 98 ouvimos o salmista falar com alegria e entusiasmo sobre muitas vitórias que Deus tem concedido ao povo em toda a sua caminhada. Ele está convidando a todos/as para o canto de louvor e adoração por que Deus é salvador, é misericordioso. Ele que também manifestou muitas maravilhas na caminhada do povo. Toda a criação também é convidada a expressar com os seus sons a alegria e o louvor.

Esse Deus maravilhoso, criador e salvador andou com o seu povo em meio às dificuldades, sofrimentos e inúmeros desafios. E no tempo certo ele se revelou em Jesus Cristo, o seu Filho amado. É isso mesmo, Jesus veio revelar o amor incondicional por meio da sua pregação e do seu agir. Deus se torna pessoa para ensinar sobre a sua misericórdia, o seu perdão. Assim nos é trazido o Evangelho, a boa noticia da Salvação. Jesus veio ao mundo e cumpriu a sua missão revelando o verdadeiro amor por meio de palavras e atitudes. Jesus é o amor que salva.

Prezada Comunidade! Nos ensinamentos, na vivência da amizade com os discípulos e discípulas Jesus pede que o amor seja vivenciado em todos os momentos na vida. Também nós que somos seguidores e seguidoras de Jesus vale esta recomendação. Ele pede que essa vivência do amor seja obedecida, testemunhada e que traga muitos frutos.

Deus deseja que o Evangelho do amor seja pregado pelo mundo afora para todas as nações. Os discípulos e discípulas foram obedientes a esta ordem, após que Jesus subiu aos céus e foi enviado o Espírito Santo os seguidores e seguidoras assumiram o servir a Deus pregando o Evangelho e curando as enfermidades. No texto de Atos dos Apóstolos temos um exemplo. Lemos que Pedro pregou a Palavra para os gentios, estes que não eram incluídos no circulo dos judeus, mas Deus derramou sobre estes ouvintes o Espírito Santo assim como derramou sobre os judeus. As pessoas desse grupo dos gentios se sentiram muito alegres e começaram a louvar e cantar a grandeza de Deus e depois também foram batizados. Assim com a mensagem desse texto nós aprendemos que Deus quer alcançar todas as pessoas com o seu amor que perdoa e que salva. Se nós estamos hoje aqui é por que a mensagem do amor de Deus também foi trazida até nós. Hoje nós temos a tarefa de pregar o Evangelho a todas as pessoas e neste processo de pregar sempre é importante dar exemplos de amor, Jesus falou assim: “... amem uns aos outros como eu amo vocês” João 15.12b. Jesus anunciava a palavra da vida, dela emanava o amor incondicional que era traduzido em gestos. Com amor é possível uma comunidade produzir muitos frutos e a missão pode se tornar mais certa e eficaz.

Hoje comemoramos o Dia das Mães. Vamos usar o exemplo do amor de uma mãe. Toda mulher que é mãe ama, acolhe, cria, protege, cuida, trabalha, dá alimento aos filhos e filhas, ela também consola na tristeza, se alegra na alegria, enfim, poderíamos resumir todas as ações e gestos da mãe numa só palavra: Amor. Ela ama e por isso se doa e também se sacrifica por amor. Assim é Deus conosco. O amor de Deus é prática. Deus vem ao nosso encontro com um amor puro e verdadeiro, incondicional que é para todas as pessoas. Esse amor está acima de qualquer amor humano. Neste sentido, nós somos chamados e chamadas a comunicar o Evangelho a todas as pessoas que nos cercam. Mães são chamadas falar do amor de Deus a seus filhos e suas filhas, contando histórias bíblicas. Adolescentes e jovens também precisam de um norte, por isso, conversar sobre assuntos que edificam é necessário. Lembremos que em todas as áreas gestos e atitudes também falam. Bons exemplos no falar e agir são importantes. Esta mensagem não é somente para as mães em suas tarefas, hoje elas são citadas porque é o Dia das Mães, mas esta missão de viver a Palavra, falar dela e sempre buscar viver de acordo com ela é de todas a pessoas cristãs batizadas. Nós pregamos o Evangelho quando cantamos e louvamos a grandeza de Deus como o salmista fez, também quando nos amamos uns aos outros conforme os ensinamentos de Jesus sobre o amor e quando falamos assim como o Apóstolo Pedro pregou a palavra e Deus derramou o seu Espírito Santo e houve muita alegria. Deus abençoe todos e todas nós! Amém.

HINO
Nº 84 – LCI - Te agradeço

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à palavra de Deus e a sua mensagem, que acabamos de ouvir queremos confessar a nossa fé cristã com as Palavras do Credo Apostólico: Creio em Deus Pai...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 564 – LCI – Abre nossos olhos (é o mesmo hino que conhecemos como: Dá-nos olhos claros)

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________

Oremos: Querido e amado Deus, agradecemos de coração que podemos render louvores a ti, te adorar e bendizer o teu nome por comunicar o teu evangelho revelado na vida do teu Filho Jesus Cristo. Gratos e gratas somos por que todos nós estamos incluídos no teu amor e derramas sobre nós o teu Espírito Santo. Louvamos-te pelo amor da mãe que ama, que cuida acolhe, dedica o seu tempo aos seus filhos e suas filhas e assim serve a ti. Pedimos-te que cuides e proteges a cada mãe. Dê forças e ânimo nas lutas diárias.
Agradecemos-te pela vida das pessoas aniversariantes ................................................................
........................................................................................................................................................
Cuida delas no novo ano de vida com saúde, amor e paz.
Intercedemos pelas pessoas que estão doentes ...............................................................................
E olhe pelas famílias enlutadas. Console-as com a tua palavra de vida e ressurreição.
Rogamos ó Deus que tu olhes com olhar de misericórdia e amor para as famílias empobrecidas que necessitam de um lar digno e de alimento na mesa. Sacia, tu ó Deus, a fome de muitas pessoas. Te rogamos também, pelas autoridades do nosso país, dos estados e municípios para que se sensibilizem e governem para o povo. Abençoa a tua igreja, que ela pregue e testemunha o teu evangelho; e viva o amor neste mundo tão confuso e desorientado, carente de gestos de cura e salvação. Muitas coisas ainda temos em nossos corações para agradecer e pedir, mas queremos reunir tudo isso na oração que Jesus nos ensinou a orar. PAI NOSSO ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________

BÊNÇÃO:
A bênção do Deus de Sara, Abraão e Hagar, a bênção do Filho nascido de Maria; a bênção do Santo Espírito de amor, que cuida com carinho qual mãe cuida da gente, esteja sobre nós. Amém!

ENVIO
Vamos em Paz e sirvamos ao Senhor com amor e alegria!

CANTO FINAL
Nº 293 LCI – Dá-nos esperança e Paz
Ou Nº___________________________________________________

 

 

 


Autor(a): Diaconisa Siglinda Braun Schliwe
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 6º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 44 / Versículo Final: 48
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2021 - Sínodo da Amazônia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 60524

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br