Missão com Famílias


ID: 2785

A paternidade é uma arte que tem no amor o seu maior fundamento - 1ª Coríntios 13.1 - P. Alberi Neumann - 09 de agosto de 2020

Em tempos de Coronavírus

09/08/2020

 

Chegamos a mais um Dia dos Pais! Parabéns!!!

Neste dia especial partilho uma breve mensagem a partir da pergunta: o que significa ser pai? Certamente teríamos muitas respostas lindas a esta pergunta. Cada uma com as suas vivências, aprendizados e histórias.

Meditando sobre o que significa para mim ser pai, vieram várias coisas à mente. Partilho uma entre as muitas que vieram. Para mim, ser pai é uma arte! Uma arte que tem no amor o maior fundamento. Afinal, ser pai e ter um/a filho/a não é a mesma coisa! Explico melhor: A questão vai muito além de gerar uma vida e colocar um novo ser no mundo. É preciso cuidar e criar essa pessoa que chega sem manual; é preciso dar afeto, dar segurança, brincar; é preciso educar, estar presente nas alegrias e dificuldades, ensinar princípios básicos, partilhar a fé e ser um companheiro de diálogo pelos caminhos da vida. Assim, ser pai é uma questão de amor e que, por sua vez, traz inúmeros aprendizados e um crescimento pessoal tremendo. Não é nenhum exagero dizer que os/as filhos/as nos fazem pessoas melhores. 

Num livro intitulado “Tempo de Viver”, o cientista Ivan Izsquierdo afirma que “precisamos de tempo para amar, realmente. Amar significa compartilhar tempo e os sentimentos e as emoções que nele habitam”. Ele nos convida a parar para pensar um momento só no seguinte: “Se não tivermos amor, para que queremos o tempo? Se não tivermos o tempo, para que queremos a vida?”

O tempo que passamos sem amor é tempo desperdiçado, é vazio. No amor, no entanto, o tempo não se perde e ganha valor, qualidade e significados.
O apóstolo Paulo já dizia isso com outras palavras na sua carta em 1ª Coríntios 13.1: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine”. Palavras muito apropriadas para o dia de hoje!

Sim, a paternidade é uma arte. E por ter no amor o seu fundamento, traz consigo aprendizados e significados diários por toda a vida. E por essa razão é possível dizer que a paternidade é uma grande dádiva de Deus!

Prezados pais!
Peçamos a Deus por sabedoria para que saibamos distinguir entre o que significa ser pai e ter um/a filho/a. Peçamos a Deus por sabedoria para que realizemos esta arte da paternidade com muito amor e criatividade; Peçamos a Deus por sabedoria para que busquemos Nele a fonte de todo o amor que desejamos para nossos filhos/as, para às pessoas à nossa volta e para nós mesmos.
Feliz Dia dos Pais!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br