Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Produção e Benefícios do Húmus de Minhocas

Comida Boa na Rádio

18/10/2019

 

PRODUÇÃO E BENEFÍCIOS DO HÚMUS DE MINHOCAS

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

O Húmus é um fertilizante natural produzido através da criação de minhocas, que são responsáveis por digerir substâncias orgânicas em decomposição resultando em excelente adubo natural.

As minhocas, preferencialmente a Vermelha da Califórnia, podem ser alimentadas com resíduos da cozinha, como cascas de frutas, folhas de hortaliças, erva mate, borra de café, e também com resíduos da propriedade rural, como os estercos, as palhas, as folhas e frutas, evitando alimentá-las com frutas cítricas e restos de comida com sal.

Este fertilizante natural tem vários benefícios dentro da propriedade rural ou mesmo no jardim da casa, pois auxilia na aeração do solo, permitindo a entrada de oxigênio e a melhor retenção de água. O húmus atrai outros animais benéficos presentes nas camadas mais profundas do solo, contribui no equilíbrio do pH reduzindo a acidez por meio dos ácidos húmicos nele contido, atua na reciclagem e enriquece o solo com micro e macro nutrientes, como nitrogênio, fosforo e Potássio e minerais essenciais ao crescimento das plantas, contribuindo na germinação, estruturação das raízes e crescimento da planta e sua produtividade.

A produção de Húmus de minhocas é muito simples. Ele pode ser produzido na horta, debaixo de uma árvore ou mesmo no galpão. Pode ser em uma caixa de madeira, ou numa estrutura de tijolos, o importante é mantermos longe dos animais domésticos, como galinhas por exemplo.

O minhocário deve ser coberto com palha para evitar o sol direto, e é preciso manter a umidade adequada. Para quem mora na cidade, seja em casa ou apartamento e tem vontade de produzir seu húmus aproveitando as sobras da cozinha, existem as minhocasas, que são caixas de fácil instalação para fazer a criação de minhocas e produzir o Húmus, tendo seu adubo orgânico de alta qualidade, pronto para ser utilizado em vasos ou floreiras, e ainda diminuindo o lixo produzido.

Podemos adubar nossas plantas com húmus na forma sólida ou líquida. Quando sólida, utilize em torno de 100 gramas por planta no jardim de flores ou 1 kg por metro quadrado no canteiro de hortaliças.

No caso de plantio de mudas de árvores, podemos misturar 2 kg de húmus com a terra da cova, e na forma líquida podemos utilizar 1 kg para 5 litros de água. Se o húmus for usado de forma líquida para irrigação, é preciso fazer a calda com cinco dias de antecedência, mexendo uma vez por dia para haver uma boa homogeneização.

Conheça mais sobre o CAPA em www.capa.org.br


Todos os programas

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br