Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Podas em Pomar Doméstico

Comida Boa na Rádio

04/10/2019

 

PODAS EM POMAR DOMÉSTICO

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Trazemos aqui algumas dicas básicas para você ter frutas de qualidade, não importa qual o tipo, a quantidade de plantas e a localização do seu pomar, seja
no sítio ou no terreno da sua casa na cidade.

Duas coisas são indispensáveis: a primeira é a poda e a segunda é a aplicação de caldas e produtos para controle de pragas e doenças. Toda frutífera necessita de algum tipo de poda, seja para arejamento da parte interna, seja para produção de frutos.

Para os citros em geral, como laranjas, mexericas e tangerinas, a poda consiste na retirada de galhos doentes, galhos próximos do solo e galhos voltados para a parte interna da planta, permitindo ventilação e insolação em toda a sua área, reduzindo a infestação de doenças.

A poda de produção é feita nas espécies de clima temperado, como ameixas, pêssego e uva, e consiste na retirada de parte de seus ramos produtivos, para equilibrar a produção de frutos.

O controle de pragas e doenças que atacam o pomar é feito com a aplicação de caldas à base de cobre e enxofre, como a calda bordalesa e calda  sulfocálcica.

Recomendamos que você consulte um técnico de sua confiança para as recomendações corretas e o número de aplicações durante o ano.

Seguindo estas dicas, com certeza você terá frutos de qualidade para o consumo de sua família.

Conheça mais sobre o CAPA em www.capa.org.br


Todos os programas

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br