Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Importância das Árvores

Comida Boa na Rádio

27/09/2019

 

IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

As árvores cumprem um papel que nem sempre percebemos. A sombra protege as plantações e os animais, as raízes são fundamentais para manter a água no ambiente, para proteger para nascentes e margens de rios e para proporcionar melhor infiltração e armazenamento da água da chuva no solo. Ao mesmo tempo, galhos e folhas diminuem a intensidade e o impacto das chuvas sobre o solo.

Quando combinadas com os cultivos, a sombra das árvores e a cobertura do solo podem eliminar uma grande quantidade de espécies de plantas espontâneas, especialmente as que gostam de pleno sol, como as gramíneas. As árvores têm capacidade de fazer os nutrientes do solo circularem pelo ambiente, suas raízes profundas conseguem buscar nutrientes em lugares onde a maioria das culturas não alcançam, e esses nutrientes retornam a terra quando seus galhos e folhas caem e apodrecem.

Para usar a lenha e a madeira para produzir energia, em construções e em outras situações, sempre consulte os órgãos ambientais competentes para verificar se as espécies a serem cortadas estão fora da lista de espécies ameaçadas de extinção.

Outras formas de utilização das árvores são os quebra ventos ou barreiras vegetais que, bem formados, têm quatro ou cinco fileiras de árvores. Plante espécies de porte médio, como aroeira, ingá e louro, no lado que recebe mais ventos. Nas fileiras do meio, plante árvores de porte alto como oiti, peroba, pauferro, e na última linha, que fica ao lado da área cultivada, plante arbustos ou árvores de porte baixo, como erva-mate.

Quando a atividade da família for criação animal, as árvores podem ser plantadas para sombreamento, com espaçamentos maiores. Outra dica é a utilização das árvores na criação de peixes, pois podem fornecer alimento, por meio das folhas e frutos de espécies forrageiras, matéria orgânica e sombreamento para os viveiros. Evite espécies de que têm raízes maiores, pois podem danificar a margem dos tanques e dos diques.

Conheça mais sobre o CAPA em www.capa.org.br


Todos os programas

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
REDE DE RECURSOS
+
Quisera não ter outro pensamento que este: a ressurreição aconteceu para mim!
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br