Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Dia Mundial de Oração pela Diaconia - 26 de fevereiro de 2021

25/02/2021

 

Dia Mundial de Oração pela Diaconia

O dia 26 de cada mês é o dia mundial de orar pela Diaconia, data oficializada pela Diakonia Mundial, organização da qual a Diaconia da IECLB é membro.

26 de fevereiro de 2021

Acolhida e Saudação

Nos encontramos aqui para esse momento de oração pela Diaconia, que acontece em meio a segunda semana da quaresma. Esse tempo especial de reflexão sobre nossa vida, nossas escolhas, atitudes frente ao que Jesus ensinou e nossa resposta ao sacrifício dele por nós. Acolho vocês com o poema do Cardeal José Tolentino Mendonça, que nos leva a refletir sobre quais são os vírus com os quais convivemos e que alimentamos. Assim diz o poema:

“Livra-nos, senhor, deste vírus, mas também de todos os outros que se escondem dentro dele.

Livra-nos do vírus do pânico disseminado, que em vez de construir sabedoria nos atira desamparados para o labirinto da angústia.

Livra-nos do vírus do desânimo que nos retira a fortaleza de alma com que melhor se enfrentam as horas difíceis.

Livra-nos do vírus do isolamento interior que desagrega, pois, o mundo continua a ser uma comunidade viva. Livra-nos do vírus do individualismo que faz crescer as muralhas, mas explode em nosso redor todas as pontes.

Livra-nos do vírus da comunicação vazia em doses massivas, pois essa se sobrepõe à verdade das palavras que nos chegam do silêncio.

Livra-nos do vírus da impotência, pois uma das coisas mais urgentes a aprender é o poder da nossa vulnerabilidade.

Livra-nos, Senhor, do vírus das noites sem fim, pois não deixas de recordar que tu mesmo nos colocaste como sentinelas da aurora.”

Nós chegamos aqui para esse momento trazendo junto nossas esperanças, nossas alegrias, nossas incertezas e nossas orações. Temos a confiança de nos encontramos com nosso Deus: Nosso Deus que nos acolhe e recebe qual mãe e Pai! Nosso Deus que nos ouve e caminha junto qual Jesus Cristo! Nosso Deus que nos toca, aquece e movimenta qual Espírito Santo! Amém

Canto: LCI 25 – Quando o povo se reúne

Oração do dia

Deus de amor e de bondade, agradecemos pelo sopro de vida que recebemos de ti. Agradecemos que tu caminhas conosco dia e noite! Agradecemos pela oportunidade desse encontro de irmãos e irmãs na fé que possibilita o compartilhar de experiências e o fortalecer da nossa fé e esperança. Agradecemos por esse tempo especial da quaresma. Tempo de pararmos para refletir sobre como temos vivenciado nossa fé e que vírus temos disseminado. Permita Senhor, que tua palavra possa nos orientar e animar. Abre nossas mentes e nossos corações para permitirmos a tua ação na nossa vida. Que essa ação nos transforme para a tolerância, a paciência, a disposição de dialogar e assim alcancemos perdão, libertação e cura. Permita-nos a consciência de que nossas mãos e nossos pés são extensões dos seus nesse nosso mundo sofrido. Por Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador é que oramos. Amém.

Canto: LCI 588 – Quem quer cantar do amor

Leitura bíblica:  Lucas 11.5-13

Canto: LCI 208 - Ao orarmos, Senhor

Oração de agradecimento e intercessão

Senhor nosso Deus, graças te damos por nos guiares até aqui. Graças te damos pela oportunidade de unirmos nossos corações e vozes em adoração, louvor a ti e também em oração. Agradecemos por cada pessoa que se une nesse dia mundial de oração pela Diaconia. Gratos somos por todas as bênçãos recebidas, pelos amigos, familiares, por cada pessoa especial que enriquece a nossa vida.

Graças damos Senhor pela tua Palavra que fortalece nossa fé e esperança, que nos motiva a pedir, buscar e bater, pois, sua promessa é de recebermos, acharmos e termos portas abertas. Por isso, chegamos diante de ti com todos os nossos pedidos e intercessões.

Deus criador, pedimos por toda tua criação. Pelo planeta que apresenta o pedido de socorro em forma de desequilíbrio. Lembramos as pessoas que sofrem com as fortes nevascas nos Estados Unidos. Pedimos pelas pessoas do Acre que sofrem com a enchentes. Que além da perda material das águas, sofrem com a violência dos arrombamentos das casas e roubos. Permita que a solidariedade possa ultrapassar fronteiras religiosas, políticas e estaduais para socorrer e trazer alento as pessoas afetadas.

Deus de misericórdia, lembramos todas as pessoas enfermas que sofrem com a falência do sistema de saúde. Com a falta de atendimento, falta de medicamentos, de leitos e de tratamento necessário. Dê alento, restabelece a saúde, ilumine para que governos possam ser mais atuantes na busca de alternativas e melhorias de atendimento. De forma especial colocamos a população do Acre que sofre com o surto de dengue.

Colocamos em tuas mãos todas as pessoas afetadas pela pandemia de Covid 19. Pedimos que restabeleça a saúde, dê paciência aos processos lentos de recuperação. Acima de tudo, neste momento, ilumina para que as pessoas possam reconhecer a seriedade e manter atitudes de precaução para diminuir a contaminação usando máscaras, evitando aglomerações. Que reconheçam o empenho da comunidade científica e aceitem a vacinação como sinal de esperança, cuidado e vida.

Entregamos a ti todas as pessoas enlutadas. Conforta e consola quando não podem viver os ritos de despedida, que deixam ainda maior o vazio, a perda e a solidão. Esteja Senhor com essas pessoas, seja o amparo. Dê-nos criatividade para estarmos presentes.

Senhor, pedimos por todas as lideranças das comunidades, Ministras e Ministros, pessoas que servem a ti com alegria e motivam outras pessoas a se envolverem e atuarem em prol de um mundo melhor, mais digno e humano. Pedimos que tu mantenhas acessa a chama da esperança e a disposição de continuar. Dê-lhes a disposição para o diálogo, a paciência, o respeito e o carinho para vencer as atitudes de ódio, de intransigência e de ameaças.

Pedimos Senhor Deus, toque o coração dos governantes. Ilumina para que nesse momento a vida e subsistência das pessoas seja a sua prioridade. Que todo Estado possa estar a serviço das pessoas e novos horizontes possam ser abertos.

Na certeza de que ouve nossa oração, que acolhe nossos pedidos incluímos todos os outros pedidos nas palavras da oração que Jesus, teu filho, nos ensinou: Pai Nosso...

Benção e Envio:

Que o Senhor esteja à vossa frente para vos guiar; Que o Senhor esteja atrás de vós para vos proteger; Que o Senhor esteja ao teu lado para caminhar contigo;
Que o Senhor esteja embaixo de ti para não te deixar cair; Que o Senhor esteja dentro de ti para te consolar; Que o Senhor esteja acima de ti para com a Sua poderosa mão te abençoar. Portanto, que o Senhor te abençoe, hoje e sempre! Amém. Vamos em paz e sirvamos ao nosso Deus com alegria! 

Canto: LCI 298 – Benção do caminhar

OrAção

Na palavra oração podemos identificar duas palavras – orar e ação. Assim, convido para aproveitar esse período de reflexão da quaresma e realizar o jejum diaconal. Durante a quaresma deixe de consumir alguma coisa. O que você deixou de gastar com comida, bebida ou artigos reverta em doação para uma causa. Consulte sua comunidade sobre as causas em que pode se empenhar!


Oração elaborada pela Diácona Débora R. Krauser Santos
Uma ação do Conselho Nacional de Diaconia da IECLB


Autor(a): Débora R. Krauser Santos
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Área: Espiritualidade
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 61276

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br