Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Coral de Vitória/ES apresentou sua Cantata da Primavera

29/09/2018

Coral de Vitória/ES - Cantata da Primavera - Setembro 2018 (Foto: Pietra Borchardt)
Coral de Vitória/ES - Cantata da Primavera - Setembro 2018 (Foto: Pietra Borchardt)
Coral de Vitória/ES - Cantata da Primavera - Setembro 2018 (Foto: Pietra Borchardt)
1 | 1
Ampliar

 

O Coral Vitória apresentou sua inédita Cantata da Primavera no dia 29 de setembro de 2018 na igreja luterana em Vitória/ES. Ela é um convite ao louvar e a adoração pelo amor ativo à criação de Deus – Nossa Casa Comum – e uma forma de estimular a espiritualidade contemplativa e engajada, firmada na tradição bíblica e cultura ancestral. Também quer animar para o diálogo intercultural e o cuidado da natureza – a boa e bela Criação de Deus. Também intenta instigar à reflexão crítica sobre o que se ‘canta na igreja’ e que se ‘come’ cotidianamente, ou seja, de ligar a fé com a vida.

O programa da cantata incluiu um repertório diverso formado por corais tradicionais e recentes, intercalando breves reflexões bíblicas, poesias, orações e cantos comunitários. Além da recitação do salmo 104 e Genesis 1. 1 – 4, foram cantados e interpretados: Grandioso és tu (L: Carl G. Boberg, M:da Suécia; T: Manuel da Silveira Porto Filho), Cantai alegremente (Domínio Público), Tuas obras comtemplamos (Tema da Nona Sinfonia Beethoven (1770 – 1827), Preservação (L: Elisa Maria Miertschink M: Jameika Mansur), Irmão Sol, irmã luz (Autor desconhecido), Vira virou ( Kleiton e Kledir adapt. Zé Pedro), Alecrim (Canto Popular. Arr: Alcides Verza), Sereno (Folclore Brasileiro – Arr: André Lichtler), As maravilhas do Senhor (L e M. José Acácio Santana), Bênção da Irlanda (Arr.: Autor desconhecido, trad. para o Port. – Isolde Frank e Anderson Buth) e Sol da Esperança (L e M: Clovis H. Lindner, Arr. Mathilde Lüdke).

A igreja foi toda ornamentada pelos coralistas, sob a criativa coordenação do regente Diác. Vanderlei Boldt. O altar esteve rodeado de mudas de plantas, frutas e flores. Junto à pia batismal jorrou água duma fonte de água corrente e “duas árvores” enfeitadas de flores amarelas e roxas compuseram o cenário no qual o coral cantou. As flores do ipê amarelo e roxo foram escolhidas como símbolos, pois elas sinalizam a chegada da primavera como estação do ano. Ao que se registre, no contexto do jubileu dos 500 anos da Reforma Luterana, uma muda de ipê-roxo foi plantada ao lado da igreja, muda doada pelo SESB (Sínodo Espírito Santo a Belém). Aliás, mais que um gesto simbólico sinalizando esperança, pode “fazer chover” e ser abrigo para o passaredo. E floridos, “os ipês podem ser uma epifania de sagrado. ... Penso que os ipês são uma metáfora do que poderíamos ser. Seria bom se pudéssemos nos abrir para o amor no Inverno...” (Rubem Alves - Os Ipês estão florindo).

No final do concerto: “mística/mústica”, aconteceu a “mástica”, ou seja, momento de confraternização quando foi servido: caldo de capelete, pão e sucos. O Grupo de Mulheres também marcou presença, tendo organizado um “Bazar da Primavera”. Ainda antes do “adieu” ou boa noite (até a próxima!) foram sorteadas mudas de plantas, chás, frutas e flores. Ressalto também que esta programação foi uma forma do Coral contribuir para sustentabilidade financeira da paróquia e em apoio ao fomento da Música e Canto, já que foram feitos e vendidos ingressos para a sua apreciação.

Ademais, a cantata foi concebida no contexto reflexão e conscientização sobre uma alimentação e agricultura sustentável saudável. Ao que a prática da agricultura, além conhecimento técnico, implica em uma espiritualidade ligada a terra e prática de valores éticos promotores da vida. Assim, na paróquia aconteceram duas excursões com o grupo de mulheres e casais para Alto Santa – Santa Maria de Jetibá (grupo de mulheres e grupo de casais) para conhecer in loco a agricultura orgânica no “Sítio Lino Tesch” e também aprofundar o conhecimento da cultura pomerana foi visitado o Memorial Pomerano – Waiands Huus.

Como coral louvamos e confiamos no Deus Criador – Pai misericordioso. E nos propomos também a dar conta do mandato e convite do Salmo 96. 1ss. Cantai ao Senhor um cântico novo... Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia.

P. Carlos Luiz Ulrich


 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br