Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Alho Poró para a nossa Saúde

Comida Boa na Rádio

27/12/2019

 

ALHO PORÓ PARA NOSSA SAÚDE

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

O alho poró é uma planta utilizada como alimento, mas também como planta medicinal. Tem baixo valor energético, e é uma excelente fonte de fibras, zinco, cobre, potássio e niacina. As folhas verdes têm propriedades antioxidantes, por meio da presença de compostos fenólicos e de ácidos ascórbicos.

O bulbo, os talos e as folhas podem ser consumidos na alimentação, e integram perfeitamente diversos pratos. Os bulbos triturados são usados para tratar as fases iniciais da tosse, secreção de muco e dor de garganta. O suco fresco do alho-poró pode ser ingerido em casos de dores estomacais e má digestão. Também funciona como antiespasmódico e possui propriedades digestivas.

Na alimentação, uma ótima receita é o molho pesto de alho poró. Anote os ingredientes:

• 1 unidade de alho poró picada, tanto a parte branca quanto a parte verde
• 1 cebola pequena picada em cubos pequenos
• 4 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
• ½ xícara de nozes ou amendoim
• 2 dentes de alho pequenos
• Suco de um limão
• Sal a gosto.

Comece aquecendo metade do azeite em uma frigideira, e refogue levemente a cebola, o alho e o alho poró.

Retire-os do fogo e bata no liquidificador, adicionando os amendoins, o sal e o suco de limão, o restante do azeite e um pouco de água. A consistência deve ficar mais espessa, como patê. Sirva com batatas cozidas ou como petisco, com pão integral, pães torrados ou biscoitos integrais.

Conheça mais sobre o CAPA em www.capa.org.br


Todos os programas

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br