Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Abelhas e a agricultura

Comida Boa na Rádio

06/12/2019

 

ABELHAS E A AGRICULTURA

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

O cientista Albert Einstein, que viveu entre 1879 e 1955, afirmou que se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana.

Em geral, acredita-se que o mel é o item mais importante produzido pelas abelhas. Apicultoras e apicultores manejam as abelhas com objetivos de colher mel, cera, própolis e outros produtos. Mas para o ambiente, a função mais importante desempenhada por elas é o processo de polinização das  flores.

A criação de abelhas pouco se desenvolve em áreas com escassa vegetação e mata nativa, em áreas próximas a lavouras manejadas com herbicidas, usados para matar as plantas espontâneas. Os herbicidas eliminam todas as espécies de vegetais presentes nas lavouras, deixando apenas a espécie cultivada, normalmente milho ou soja. As lavouras estão sendo de monocultura, que significa apenas um cultivo, e de mono espécie, com apenas uma espécie vegetal. Este modo de fazer agricultura simplifica um ambiente que era complexo e diverso.

Há 30 anos, os ambientes de cultivo eram mais diversos, com plantas espontâneas e outras várias que se desenvolviam em meio às lavouras. Elas floresciam e forneciam alimento para as abelhas e serviam de abrigo para inimigos naturais, como insetos, fungos e bactérias predadores de outros insetos e fungos considerados pragas.

Tudo está interligado e inúmeras relações de dependência ocorrem a todo o momento. As abelhas dependem das flores. As plantas necessitam das abelhas. Nós precisamos das plantas em cultivos e lavoura para nos alimentar e gerar renda. No nosso jeito de fazer agricultura, tem pouco espaço para flores. E em muitos cultivos, como maças, morangos e melancias, não há produção se não houver abelhas.

Conheça mais sobre o CAPA em www.capa.org.br


Todos os programas

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br