Pessoas com Deficiência



Telefone(s): (51) 3284-5400
ID: 2784

Sob um céu manchado de azul-celeste!

Preparando o Culto Campal

20/08/2022

20220820-Valmi-01.
20220820-Valmi-02.
20220820-Valmi-03.
20220820_132651
1 | 1
Ampliar

 

Faz uma semana que ajudei no Mutirão da Limpeza, lá no Instituto Luterano Campos Verdejantes (ILCV).

Num dado momento, coube-me subir numa escada, para promover um conserto no teto. Daí então, lá em cima, lembrei-me de uma palavra bíblica (1 Coríntios 3.9-11).

Nela, Paulo se apresenta como um “prudente construtor”, enquanto edifica a Comunidade de Corinto, na Grécia Antiga.

Nessa hora meus pensamentos começaram a cair em forma de cascata, dentro do meu peito. Sim, o “time” de voluntárias e voluntários que também se desdobrava como eu, imitava o apóstolo. Que satisfação podermos doar das nossas forças, para a edificação daquela casa sonhada para abrigar pessoas com deficiência!

O texto é denso, pois transmite energia, progresso e abertura para o futuro. Todo planejamento gera novas visões, e o ILCV é um exemplo disso.

Enquanto eu amarrava o fio de luz caído num dos caibros de ferro, ouvi as vozes do pessoal engajado. Estávamos construindo um lugar que faria a diferença logo ali no futuro. E, para tal, estávamos trabalhando com ferramentas físicas, mas também com palavras, frases, ideias e pensamentos.

Este projeto que, cremos, é de Deus, só pode ser gerido em conjunto. É por isso que estamos aqui!

Desço dez degraus, olho em volta e digo para mim mesmo: - As tradições e os hábitos arraigados não precisam ser mantidos. Os escritórios, as estruturas e as hierarquias são instrumentos da Igreja que devem ser constantemente checados.

Caminho pelo pátio do ILCV. Nele há mulheres e homens trabalhando com ânimo. São pessoas servis que se movem a partir da reflexão de como e o que fazer com a casa que se levanta.

Olho para o céu nublado com manchas de azul-celeste. Logo virá o dia em que ouviremos muitas histórias aqui neste espaço. Quem serão as pessoas que vão contá-las? A quem será dado o direito de viver aqui? Qual será o espírito desta casa?

Percebo a senhora que limpa uma das janelas, com enorme capricho. Quando será que alguém, daquele ponto de vista, tentará descobrir o mundo que Deus nos sonha?

Decido empilhar tijolos. Um dos meus amigos lava o limo duma parede. Podemos fazer muito. Temos liberdade para construir e demolir, expor e apagar, mas isso, sempre depois de um debate sério e responsável, sobre como projetamos e como queremos continuar projetando esta casa.

Sento para descansar. Nessa hora Deus me assopra no ouvido: - Tudo muito certo, mas lembre-se: - Ninguém pode lançar outro fundamento além do que está posto, Jesus Cristo.

Fecho os olhos. Meus pensamentos se acalmam. Leio, atrás das minhas pálpebras, que nenhuma crise, nenhuma escassez de mão de obra e dinheiro poderá desfazer esta obra que Deus começou.

É em vista disso que nós, o voluntariado, podemos fazer nosso trabalho com liberdade e ousadia.

Levanto-me, ao ouvir um chamado: - Continuemos! 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br