Pessoas com Deficiência



Telefone(s): (51) 3284-5400
ID: 2784

Lançamento de livro no sábado abre programação dos 130 anos da Pella Bethânia

Atividade contará com a presença do autor, Martin Norberto Dreher. Mais atividades alusivas à data ocorrem durante o mês de novembro

03/11/2022

Convite lançamento livro.
Lançamento do livro será um dos pontos altos da programação
Martin Dreher foi o autor do livro da Pella Bethânia (livro à esquerda).
1 | 1
Ampliar

A data oficial dos 130 anos da Associação Beneficente Pella Bethânia, de Taquari, é dia 19 de novembro. Mas as atividades alusivas à data já iniciam no próximo sábado, dia 5 de novembro, com o lançamento do livro “Pella Bethânia 130 anos: uma história de amor ao próximo”, evento que contará com a presença do autor, o historiador e pastor Martin Norberto Dreher.

O lançamento do livro, que é um dos pontos altos da programação dos 130 anos, ocorre às 14h, no auditório localizado junto à pousada da instituição. Dentre as atividades previstas durante a tarde estão a fala e a sessão de autógrafos com o autor. “Pella Bethânia 130 anos: uma história de amor ao próximo” é a 50ª publicação de Dreher.

Durante a tarde ainda haverá apresentação institucional da entidade, bem como a participação cultural dos residentes. Também está prevista uma visita guiada às instalações internas da Pella Bethânia, além de um momento festivo ao lado do auditório.

Para o lançamento do livro, estão sendo convidados autoridades, representantes das comunidades e sínodos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), patrocinadores e apoiadores da instituição, imprensa, além da comunidade em geral. É necessário confirmar presença até quarta-feira, dia 03 de novembro, pelo WhatsApp (51) 99793-1187.

A publicação do livro foi possível graças aos patrocinadores, todos da região do Vale do Taquari: Exata Contabilidade, Faleiro e Kirchheim Sociedade de Advogados, Colégio Evangélico Alberto Torres, Cooperativa Certaja Energia, Cooperativa Languiru, Cooperativa Sicredi Ouro Branco, Sollar Sul Energia Solar, Adama e Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) do Sínodo Vale do Taquari.

A Pella Bethânia é uma das entidades de acolhimento de pessoas idosas e/ou com deficiência mais antigas do Estado, comemorando 130 anos de amor e cuidado profissional ao próximo. “Uma data que não pode passar em branco. São poucas as instituições que executam este trabalho que chegam aos 130 anos. Uma história centenária que resumidamente pode ser conferida neste livro, escrito por Martin Dreher, umas das principais referências em imigração alemã no Brasil, juntamente com algumas histórias de vida que moveram e que ainda movem a instituição”, pontua o coordenador geral da Pella Bethânia, Dério Milke.

Outras atividades alusivas aos 130 anos

Além do lançamento do livro, mais atividades irão ocorrer ao longo do mês. Dia 09 de novembro, às 13h30min, também no auditório, ocorre um momento com as prefeituras que possuem convênio com a Pella Bethânia, bem como para as famílias de residentes mantidos via parceria com os municípios. Na ocasião, haverá apresentação de vídeo comemorativo, exposição de trabalhos dos residentes, culminando com um passeio pela instituição e momento festivo.

No dia 19 de novembro, data oficial dos 130 anos da Pella Bethânia, está previsto um almoço festivo entre os trabalhadores da instituição. Já à tarde, serão plantadas 130 mudas de árvores pelos trabalhadores e residentes, mudas estas que foram doadas pela Cooperativa Certel, de Teutônia.

E no dia 26 de novembro, pela manhã, ocorre a assembleia festiva dos associados da Associação Beneficente Pella Bethânia, junto ao auditório. Na oportunidade, além de deliberarem assuntos que estarão em pauta, estão previstas várias surpresas aos associados da entidade.

Além destas atividades, também estão preparadas ações com as pessoas acolhidas durante todo o mês de novembro, culminando com o bolo de aniversário no dia 19 de novembro. As dezenas de oficinas ministradas semanalmente com os residentes também trabalharão a temática dos 130 anos.

Desde 1892, a Pella Bethânia transforma vidas para melhor. Por meio do atendimento e acolhimento especializado, resgata em seus residentes e suas residentes a alegria de viver, além de oportunizar qualidade de vida e estimular a autonomia. Hoje, o legado iniciado há 130 anos pelo pastor itinerante Michael Haetinger segue norteando a missão da instituição por meio de profissionais capacitados e especializados. Acolhendo atualmente 140 pessoas idosas e pessoas com deficiência acima dos 18 anos, a Pella Bethânia é uma das instituições mais antigas do Estado em atividade.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração. Sim! Eu, afirmo que vocês me encontrarão.
Jeremias 29.13-14
REDE DE RECURSOS
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br