Terra e Agricultura



ID: 2878

Agroflorestas, caminhos para a agricultura do futuro

27/09/2019

Grupo Nucleo Estrela
conhecendo a propriedade NE
como funciona o manejo NE
imagem aérea agrofloresta
plantas conjugadas
NE 1
NE 2
NE 3
NE 4
NE 5
NE 6
NE
NE6
Temática NE
troca de sementes NE
Grupo Núcleo rio das águas
N A
N A 1
N A 2
N A 3
N A 4
Almoço
caminhada
cedo centenário
cedro
oração da árvore
N A 5
N A 6
N A 7
N A 8
na floresta
nutrientes do solo
ora pro nobis
horta medicinal
1 | 1
Ampliar

Agroflorestas, caminhos para a agricultura do futuro

 “As florestas são fundamentais para a manutenção da riqueza e qualidade da vida na Terra. A formação de uma floresta envolve uma teia sem fim de relações entre a diversidade de seres vivos, sejam plantas, animais, microorganismos e minerais. Com as florestas, o solo é protegido do calor e do impacto das chuvas, as folhas e animais que padecem servem de alimento para a vida que há no solo gerando solos férteis, são morada, meio de existência para a criação e ajudam a refrescar o ambiente seja por dispor água no ar ou por captar os gases do efeito estufa. Desempenham diversas funções necessárias para que a vida prospere. As florestas quando preservadas funcionam como bombas de água, com suas raízes profundas as árvores captam as águas das profundezas do solo, trazem até suas folhas, onde pela ação do calor e vento são liberadas em forma de vapor. As florestas bombeiam mais água das profundezas para as suas folhas do que muitos dos rios do mundo juntos, e não enxergamos isso. Florestas são os grandes refrigeradores naturais do planeta.
Cerca de 30% das chuvas que caem na região sul do Brasil, são nuvens de chuvas carregadas formadas a partir da evapotranspiração da Floresta Amazônica, hoje em chamas, trazidas por massas de ar vindas do oceano, que por não conseguirem atravessar a Cordilheira dos Andes descem para o sul, abençoando-nos com as chuvas. Há natureza sem o ser humano, mas não há ser humano sem natureza, dela somos parte, e somos parte de um pequeno grupo de espécies que temos a qualidade de alterar, transformar a natureza em nossa volta, para que ela atenda as nossas demandas de alimento, vestuário e materiais. Mas, somos a única espécie consciente dessa qualidade e necessidade, aprendemos observando e transformando a natureza, ela se revela para nós e nos dá a responsabilidade e graça de sermos seus zeladores, aprender com ela, saciar nossas necessidades e auxiliar para que a vida prospere em abundância conforme desejo do Criador.
Atualmente há consenso entre cientistas de diversos países do mundo acerca das alterações no clima e das diversas consequências que trarão com o regime das chuvas, derretimento de geleiras, aumento do nível dos oceanos, etc. Em muito essa alteração climática é colheita das escolhas que enquanto civilização fizemos no modo de produzir industrial e agrícola, em razão da ganância e da indiferença. A temática ambiental deve ser incorporada aos mais diferentes assuntos a serem tratados, e no âmbito da agricultura merece uma atenção e esforço maior.
Nesse sentido, os Sistemas Agroflorestais (SAF) ou Agroflorestas, são sistemas de produção de alimentos e outros produtos que buscam fazer essa reaproximação entre a agricultura e floresta. É um jeito de fazer agricultura que busca desenvolver a prática agrícola de forma a integrar em seu manejo os princípios e dinâmicas de funcionamento da floresta, mas onde independentemente do local e da forma de manejo, seguem alguns mesmos princípios.
- Sucessão natural: a sucessão natural de uma floresta é como ela se comporta quando abandonamos uma área, com o tempo voltará a ser floresta, este caminho é altamente complexo, onde há relações de complemento de uma planta para outra, formando grupos de plantas, que vão se sucedendo com o passar do tempo. Um grupo se estabelece, prepara terreno para a chegada de outras espécies, melhorando o ambiente. A forma mais revelada desse movimento, é o olhar sobre os estratos vegetais, que é altura das plantas, em que se ajudam com relação ao sombreamento, etc. Cada espécie se aloca numa determinada faixa de estrato. Ao pensar um SAF é importante conhecer de qual estrato é cada espécie de interesse a cultivar, e elaborar arranjos, consórcios que tenham cerca de quatro estratos diferentes, assim estaremos simulando com espécies cultivadas, as mesmas funções que a floresta apresenta.
- Aumento da fotossíntese: trata-se de pensar sistemas que façam melhor aproveitamento da luz, necessário a fotossíntese e crescimento das plantas. Tem muito a ver com os estratos (alturas) das plantas, mas também de inserir espécies que servirão para serem podadas, sejam capins ou arbóreas, o que ajudará o solo e estimula nova brotação e crescimento ao sistema.
- Solo coberto: o solo deve ser coberto para abrigar a vida. Essa cobertura tanto em plantas quanto em palhada ou material de podas, que é proteção e alimento ao solo.
- Concentrar energia: se trata de assim como fazem os cupins, dispor o material orgânico em abundancia no entorno do berço onde as mudas foram plantadas, enriquecendo o solo. Quanto mais material orgânico, melhor.
- Capina seletiva: manejo de capina a vistas de favorecer as condições para as espécies de maior interesse, retirando as que competem por luz ou nutrientes apenas o necessários. Quanto mais matéria orgânica, menor capina.
- Função de cada planta: identificar como se comporta uma determinada espécie que se vá cultivar lá no local de origem desta espécie. Qual estrato ela ocupa na sua origem, e respeitar essa condição.
- Sincronizar os plantios: agroflorestal se planta hoje para o presente e para o futuro, é permanente, há espécies que darão seus frutos após anos ou décadas. Mas é importante que se insiram as espécies já todas no primeiro ano, e se vá manejando, mesmo aquelas que levarão anos, pois assim serão estimuladas conjuntamente ao desenvolvimento.
- O que cada ser está fazendo de bom, na natureza todos cumprimos funções diferentes, por exemplo a função das formigas é de serem fiscais, de retirar o que não está bom ou que ainda não está no seu momento de se desenvolver. Ou os cupins que captam e concentram recursos do entorno para que no futuro a vida prospere. Que nós sigamos aprendendo e nos desafiando no cumprimento de nossa função de cuidar e estimular a vida”. Martin Witter - Engenheiro Agrônomo
Os sistemas agroflorestais (SAFs) são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas com diferentes estratos de folhagens e podemos estar cultivando várias culturas ao mesmo tempo e gerando renda todos os meses. Onde plantamos hortaliças, podemos plantar frutas, raízes como mandioca e árvores. Eles podem ser aplicados em áreas para restaurar florestas, recuperar áreas degradadas ou desenvolvimento de uma nova cultura. Com os SAFs podemos cultivar o solo, deixando cada vez mais fértil, usando a compostagem mais natural e intervir para deixar a luminosidade entrar onde precisa, para aquelas plantas que necessitam de mais ou menos luz. Uma parceria muito bonita!
A partir desta temática que o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) e o Sínodo Uruguai promoveram os seminários de Agricultura Familiar no Núcleo Estrela e Núcleo das Águas.
- dia 17 de setembro na propriedade da Família de Carmen e Antoninho João Munarini - Faxinal dos Rosa - Chapecó/SC
- dia 26 de setembro na propriedade da Família de Edel e Débora Schneider – Linha Santa Terezinha – Palmitos/SC
Foram momentos de aprendizado e troca de experiências. O almoço com produtos colhidos da propriedade e na parte da tarde os participantes puderam olhar de perto a plantação e observar as espécies de plantas já inseridas no manejo da agrofloresta. No final do encontro acontece a troca das sementes e mudas que cada participante trouxe para partilhar. 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br