Missão com Crianças



ID: 2781

Que valor e dignidade são dados às crianças em nossa sociedade? - Marcos 10. 13-16 - P. Alberi Neumann - 12 de outubro de 2020

Em tempos de Coronavírus

12/10/2020

 

Hoje é dia das Crianças e eu quero me dirigir aos adultos com uma pergunta: Que valor e dignidade são dados às crianças em nossa sociedade?

No evangelho de Marcos 10. 13-16, o evangelista narra um episódio que envolveu Jesus e as crianças. Ele conta que algumas pessoas levaram as suas crianças até Jesus, para que ele as abencoasse, mas os discípulos repreenderam aquelas pessoas. Quando viu isso, Jesus não gostou e disse: Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem não receber o Reino de Deus como uma criança nunca entrará nele. E, por fim, Jesus abraçou as crianças e as abençoou, pondo as mãos sobre elas.

Os discípulos estavam negando às crianças a possibilidade de aproximar-se de Jesus. Para eles, as crianças perturbam e incomodam o ensino de Jesus, porque elas ocupam o último lugar na sociedade, não podendo merecer interesse. Crianças valem menos, são inferiores, menores em dignidade. Jesus, por sua vez, reage, demonstrando sua indignação. A atitude dos discípulos está equivocada. As crianças podem aproximar-se, sim, sem impedimentos! Os discípulos são chamados para uma mudança de mentalidade, à qual deve corresponder uma mudança de atitude.

É encantadora a forma como Jesus se coloca diante das crianças! É encantador o seu olhar inclusivo! Ao dizer que O Reino de Deus pertence também a elas; Jesus está dizendo que Deus não concorda com a compreensão de que as crianças ocupam o último lugar na sociedade, que são inferiores, que valem menos. Ao contrário, Jesus sinaliza o VALOR e a DIGNIDADE que as crianças têm para Deus e que Ele se compadece dos mais frágeis e dos mais vulneráveis como elas. 

Assim, Jesus segue chamando os adultos de todos os tempos a olharem para as crianças da mesma forma! A olharem para elas como pessoas de VALOR, que tem uma DIGNIDADE conferida por Deus, que devem ser tratadas como sujeitos de direitos legítimos e indivisíveis e que demandam atenção prioritária por parte da sociedade, da família, da Igreja e do Estado. Ou seja, é tarefa da sociedade, da família, da Igreja e do Estado NÃO IMPEDÍ-LAS a terem acesso ao DIREITO. A saber, cabe a todos nós adultos cuidarmos das crianças, protegê-las, dar-lhes segurança, cerca-las de afeto, de amor, de bons valores, e fazer de tudo para que TENHAM ACESSO à educação, à moradia, à comida, ao vestuário, ao lazer, ao brincar, ao tratamento de saúde, etc. 

Carreguemos sempre conosco este olhar inclusivo, acolhedor, VALORIZADOR, DIGNIFICADOR e misericordioso do Filho de Deus. Para Jesus, as crianças SÃO GRANDES em valor e dignidade! Feliz Dia das Crianças. Amém. 

Veja abaixo a mensagem em vídeo:

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br