Missão com Crianças



ID: 2781

Mateus 18.1-5 - 18º Domingo após Pentecostes - 12.10.2014

Caderno de Cultos 2014

12/10/2014


MATEUS 18.1-5 – DIA DAS CRIANÇAS - 12/10/2014        
Pregação: Mt. 18:1-5;  Leituras: Zc. 8:1-8 e I Pe. 2:1-3
Margit Ahlert Gutbier  -  Sinop  - MT

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Com alegria e gratidão em nossos corações que nos encontramos mais uma vez para a celebração de nosso culto por isso queremos agradecer a Deus por tudo que temos e recebemos.
Saúdo a todos com a palavra bíblica que se encontra em I Pe 5:6-7 onde diz: “Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda vossa ansiedade , porque ele tem cuidado de vós.”
Acolher os/as visitantes
Desejamos também, que todas as pessoas que nos visitam sintam-se bem entre nós. Fazemos votos de que possam reconhecer conosco a presença real do Senhor Jesus. Bem-vindos e bem-vindas!
CANTO DE ENTRADA
Nº 384 - HPD II – Exaltar-te-ei ó Deus e meu e Rei.  Ou Nº _________________________________________
SAUDAÇÃO
Nós não nos reunimos em nosso próprio nome, mas estamos reunidos aqui, em nome do Trino Deus que é: Pai, Filho e Espírito Santo, Amém.
CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 332 - HPD II – Deus esta aqui.        Ou: Nº ____________________________________________________
CONFISSÃO DE PECADOS
Convido a todos para nos colocarmos de pé diante de nosso Deus. Levemos a ele todas as nossas falhas e pecados que temos lembrança e peçamos o seu perdão em oração. (Para isso teremos um momento em que cada um, de forma silenciosa e individual, coloque sua vida diante de Deus e peça perdão pelos seus pecados).
Querido Deus e Pai, em nome do teu amado Filho, aqui estamos na tua presença com nossas limitações fraquezas e pecados. Buscamos a tua face, tua misericórdia e teu perdão. Tu nos conheces e sabes o que se passa em nosso coração e em nosso pensamento. Sabes o que precisamos para viver em paz contigo e com as outras pessoas, por isso pedimos tua graça e o teu perdão onde falhamos. Perdoa-nos e ajuda-nos  a vivermos  uma vida melhor sob a ação do Espírito santo. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
Mediante a confissão feita, afirmamos e confiamos nas palavras de 1ªJoão 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Podemos ter a certeza do perdão dos nossos pecados quando pedimos e quando perdoamos ao nosso próximo.
Se assim o fez, saiba que Deus o perdoou. Amém.
KYRIE
Da mesma maneira como Deus nos perdoa e se reconcilia conosco, queremos nos colocar diante de Deus e clamar pelas dores do nosso mundo cantando:
Nº 341 – HPD II - Tem piedade.
GLÓRIA IN EXCELSIS
Cantemos ao nosso Deus glorificando seu nome, porque ele nos ouve e nos move a sermos diferentes neste mundo.  Nº 346 – HPD II - Glória a Deus nas Alturas.
ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Pai querido,queremos te louvar e engrandecer porque nos concedes a tua palavra que é viva e eficaz e que transforma vidas para te servir. Liberta-nos do nosso egoísmo, do nosso orgulho nos tornando servos teus humildes e dependentes de ti. Que teu Santo Espírito nos mostre onde precisamos mudar nossas atitudes para te glorificar.
LEITURAS BÍBLICAS
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO  Nº 351 - HPD II – Aleluia, fala Senhor.
1ª Leitura Bíblica:  Zacarias 8.1-8
2ª Leitura Bíblica:  I Pedro 2.1-3
Convido a todos que puderem a se colocar de pé em respeito ao evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor.
LER para pregação Mateus 18. 1-5.
PREGAÇÃO
Parece ser um texto apropriado para este domingo. Dias das crianças!!!!
Neste texto Jesus demonstra uma ação para ensinar uma lição aos seus ouvintes. Os discípulos se questionavam sobre quem seria o maior no Reino dos céus – em outra oportunidade eles discutiam sobre quem sentaria a direita ou esquerda de Jesus, no Seu Reino Futuro.
Jesus fala numa multidão e os faz refletirem sobre este questionamento chamando então uma criança para o meio deles e diz: “se vocês não se converterem e se tornarem crianças, nunca entrarão no Reino dos Céus.”
Eles queriam saber quem seria o maior e Jesus chama uma criança!!!!! Ele não responde exatamente o que eles tinham em mente – quem seria a maior, mas como ser o maior no Reino!
No texto podemos destacar 3 lições que Jesus ensina aos seus discípulos e a nós.
1ª lição O MAIOR É AQUELE QUE SE ENTREGA A DEUS
No v. 3 Jesus disse: se não vos converterdes  e não vos fizerdes como crianças.... 
É uma afirmação muito pesada....  Mas Jesus assegurou-lhes que não poderiam entrar no seu Reino se não fossem convertidos e se tornassem como os pequeninos.
A primeira lição que Jesus traz fala sobre a conversão: fala de um Novo nascimento, de arrependimento, de uma mudança genuína, ou seja, a entrega total nas mãos de Deus que depende da ação do Espírito Santo. 
A conversão não significa somente a fé, humildade e simplicidade de criança, mas também o novo começo de vida por meio da regeneração.  É colocar-se totalmente dependente de Deus como uma criança é dependente do adulto. Isto é fé, é confiança plena de que Deus cuidará de nós e nos dará tudo que necessitamos. Isto inclui a obediência aos mandamentos sabendo que são diretrizes para uma vida abençoada.
2ª lição O MAIOR É AQUELE QUE É HUMILDE COMO UMA CRIANÇA
As crianças não eram contadas porque não produziam, eram desprezíveis e deixadas de lado, inclusive afastadas do convívio entre os adultos. Não podiam se pronunciar e, portanto, sinônimo de insignificância. Este pequeno ser Jesus coloca no meio da roda provocando um choque e reflexão.
Jesus diz v.4 = aquele que se tornar humilde, ou seja, reconhecer sua própria insignificância e dependência de Deus, sendo submisso às autoridades e a Deus, este é o maior no Reino.
Jesus usou o exemplo de uma criança para demonstrar a características que os súditos do Seu Reino precisam ter para serem cristãos verdadeiros: humildade, simplicidade, sinceridade e pureza. Isto se manifesta através da dependência e produz muita alegria. Tornar-se criança é ter o coração aberto. A criança é autêntica e coerente, pois vive, age e fala conforme ele pensa, não usa máscaras; perdoa, ama, fala a verdade e vive cada momento intensamente...
Em I Pe 5:6-7 lemos “humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre Ele  toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Que contraste com o que estamos acostumados segundo o padrão deste mundo, onde lidera a competitividade para mostrar que é o melhor, em somente tirar vantagens, onde maior  ou melhor é aquele que  é esperto, que está por cima, não leva desaforo pra casa, que é corajoso... mas; muita teoria sem nenhuma prática, ou seja, a religiosidade sem conteúdo, vazia, cheia de materialismo é combatida por Jesus.
Segundo o padrão de Deus humildade é ter coragem de calar-se diante das dificuldades, opressões e provocações; é oferecer a outra face, caminhar a segunda milha, ser submisso, educar os filhos na admoestação do Senhor sem irritá-los, bem como sujeitar-se um ao outro. Humildade é ter um coração aberto para renunciar prazeres em prol da família, dos filhos, dos amados, de Jesus.
Jesus fez isso: renunciou a si mesmo e a sua glória, se doou, ofereceu seu amor desinteressado. Cristo é o supremo exemplo, humilhando-se e entregando-se como sacrifício expiador dos pecados do mundo Fp 2;5-11. Isto Ele fez por mim e por você. 
3ª Lição:  O MAIOR É AQUELE QUE SERVE
Mc 10:44-45  disse Jesus: “E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro será servo de todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”.
Qual é o caminho para a verdadeira grandeza? Jesus queria que os discípulos entendessem que “o que serve, não o que manda, é o maior”!
Conscientizar-se de que fomos chamados para sermos servos, porque o maior deve ser servo de todos. Segundo o padrão de Deus o maior no Reino é o que serve aos enfermos, aos necessitados e aos feridos sem esperar nada em troca (Tg 1:27). A criança representa os indefesos e as pessoas sem importância. Quem receber uma criança recebe Jesus conforme o texto.
No versículo 5 descobrimos que quem receber uma criança recebe, acolhe e serve a Deus e O adora. Aquele que receber uma criança recebe o próprio Jesus e conseqüentemente recebe Deus.
O texto nos lembra da responsabilidade  do cuidado com as crianças. Valorizando as crianças que estão no nosso meio. Tentar trazer a Palavra de Deus acessível às crianças porque ela precisa ser educada conforme seu entendimento na Palavra. Gastar tempo para ensinar, insistindo, inculcando a Palavra não é fácil. Quem instrui e abençoa uma criança terá a sua recompensa. Trabalhando no ministério infantil é uma oportunidade de servir a Deus.
Além da igreja, do encontro entre as crianças também o lar é o local ideal para se ensinar ... porque maior é aquele que desejar o leite espiritual da Palavra  conforme I Pe2:2; e confiar no Pai celestial que nos alimentará e nos vestirá (Mt 6:25).
Finalizando
Jesus coloca uma criança o meio deles... chama as que estão de fora e coloca no centro, mostrando inclusive que criança tem lugar de privilégio e não de atrapalho. Jesus diz: não as embaraceis: podemos interpretar isto como responsabilidade dos adultos à educação cristã.
Como você tem vivido em seu lar, sua igreja em relação às crianças???
As crianças precisam de um tempo para serem ouvidas, precisam ter o seu espaço no lar, na igreja, no ministério de Jesus para desenvolverem o seu crescimento espiritual. Elas estão entendendo o que se ensina? O Espírito Santo nos usa para receberem a Jesus e desfrutarem de uma vida regenerada.
Jesus escolheu homens falíveis como eu e você para serem seus discípulos. Estes se defrontaram como acontece ainda hoje com o orgulho e a ambição. Jesus tomou em seus braços uma criança, a fim de ensiná-los a respeito da humildade, simplicidade e receptividade. Devemos, portanto, ser os maiores em humildade, amor ao próximo, sabedoria, domínio próprio, fé, etc. Necessitamos ser renovados na nossa mente pelo Espírito Santo para que cheguemos a ser simples e humildes como as crianças e dispostos a ser o menor de todos. O mais importante no Reino dos céus é Jesus. O mais importante para Deus é a nossa salvação. O mais importante em nossa vida é ter Cristo como Senhor e Salvador. Quem nele crê já faz parte do Reino dos Céus.
Para ser o maior no reino é necessário converter-se a Deus, assumir a sua insignificância e humildade para depender de Deus em todas as coisas. Aquele que se tornar humilde como uma criança terá seu lugar no Reino de Deus. Ser assim como uma criança é um grande desafio. Se conseguirmos viver esta coerência entre palavra e ação o nosso exemplo de vida é um dos maiores ensinamentos  para os nossos pequeninos. Que toda nossa vida seja um culto agradável a Deus!.
HINO
Nº 484 - HPD II – A criança e o Reino
CONFISSÃO DE FÉ:
Em resposta à Palavra de Deus e como nos ensina, nos adverte, nos orienta e fortalece, convido a comunidade para que confessemos a nossa fé com as palavras do credo apostólico.
Creio em Deus Pai, ...
CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das OFERTAS)
Nº 452 - HPD II – Senhor eu quero amar-te.

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO: Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
Poderoso Deus e Pai; vimos neste texto através da tua palavra que é necessário nos tornarmos como crianças para entrar no Reino. O que esperas de nós é a humildade de uma criança a ponto de sermos insignificantes, sujeitos, submissos, nos entregarmos totalmente numa dependência plena a ti. Que o senhor tome a nossa vida para uma entrega verdadeira através do arrependimento e uma vida regenerada. Queremos lembrar este imenso amor que tens por nós quando agradecemos (citar os agradecimentos locais), na certeza de que como um Pai ouve a seus filhos queridos chegamos a ti com nossas súplicas e interseções (citar os pedidos locais). Querido Deus, tudo aquilo que fica em nossos corações e mentes, incluímos na oração que teu filho nos ensinou a orar dizendo: Pai nosso ...
AVISOS
BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde; Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ENVIO
A todos uma boa e abençoada semana. Vamos todos na paz e no amor de Deus, servindo a Ele com alegria.

HINO FINAL: Nº 181 - HPD I – Viver com Jesus é cantar.
 


Autor(a): Margit Ahlert Gutbier
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Missão / Nível: Missão - Criança
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 18º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2014
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 29338

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br