Ministério com Ordenação



ID: 2681

Falecimento do Pastor Albérico Baeske

21/10/2022

 

„So will ich, wenn ich zu ihm komm, nicht denken mehr an gut noch fromm, sondern: Da kommt ein Sünder her, der gern fürs Lösgeld selig wär“ [“Por isso, quando chegar a ele, não pensarei mais no bom ou no piedoso, mas: Aí vem um pecador, que ficaria feliz com o resgate”].

Com estas palavras por ele proferidas no leito de morte, com profunda confiança em Cristo, comunicamos o falecimento do Pastor Albérico Baeske, ocorrido em 21 de outubro de 2022, em Novo Hamburgo/RS.

O velório ocorrerá amanhã, 22/10, no Crematório Ecumênico Cristo Rei em São Leopoldo, Sala 3, das 8h às 11h. O culto de despedida iniciará às 11h e seguirá após, por decisão familiar, para a cremação.

Solicita-se que não sejam levadas coroas ou flores, mas, em seu lugar, que se faça uma doação para apoiar ministros/as e suas manifestações, que visam a renovação espiritual, pastoral e confessional da IECLB.

Albrecht Ernst Günter Friedrich Baeske (Albérico Baeske) era Pastor emérito na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), nasceu em 20 de outubro 1938, na Pomerânia. Por motivo da Segunda Guerra Mundial, mudou-se para o norte de Oberpfalz, no Stiftland/Baviera/Alemanha. Em 1955, foi estudar no Evangelisch-Lutherische Missions- und Diasporaseminar em Neuendettelsau/Baviera/Alemanha. No ano de 1962, prestou o exame final. Destes sete anos, três foram na Augustana-Hochschule. Em um ano de estudos subsequentes em Heidelberg, teve a oportunidade de ouvir os grandes líderes teológicos alemães da época. Realizou seu período de vicariato na Evangelisch-Lutherische Kirche in Baden (Igreja Evangélica Luterana em Baden), na cidade de Freiburg/Breisgau/Alemanha, onde foi ordenado “para o serviço da Igreja Evangélica Luterana no exterior”. Em abril de 1964, viajou para o Brasil para servir como pastor na IECLB. Para a sua surpresa, Baeske foi convocado para lecionar junto ao Proseminar (Instituto Pré-teológico) em São Leopoldo/RS. Durante dois anos, ensinou história mundial e noções de latim. Ele e os estudantes faziam as suas discussões em alemão e partes em português – este foi um dos primeiros contatos com a língua do país. Dedicou-se intensivamente ao aprendizado da língua portuguesa e até “abrasileirou” seu nome de Albrecht para Albérico, a fim de que as pessoas não tivessem problemas com a pronúncia.

Após este período no Proseminar, Baeske foi enviado para servir na paróquia evangélica em Esteio/RS, próximo a São Leopoldo. Agora, ele estava aprendendo e vivendo o dia a dia da comunidade. No final de 1968, mudou-se com a família para Recife/PE. Baeske foi o primeiro pastor na IECLB a residir em Recife. Em 1975, foi eleito para servir como Pastor Regional, residindo em Vitória/ES. Permaneceu na função por dez anos. Entre 1985 e 1992, Baeske serviu na paróquia de Cuiabá.

De 1993 até 2002, Baeske foi professor no Departamento de História Eclesiástica para questões de Dogmática na Escola Superior de Teologia de São Leopoldo (atual Faculdades EST). Aposentou-se em 2003, porém continuou contribuindo, assessorando ministros/as e comunidades. Além disso, produziu diversos artigos pertinentes para a fé cristã, contextualização da teologia luterana e para questões pastorais. Por mais de 20 anos assessorou pastoral e teologicamente a Comunidade Congregada pela Ceia do Senhor. Foi casado com Sibyla Baeske e pai de Tobias (em memória) e Rafael.

Baeske foi profundamente cristocêntrico, preocupado com ministração dos Sacramentos e um grande conhecedor da teologia de Martim Lutero. “Aí inicia a porta estreita, o caminho apertado para a vida [cf. Mateus 7.14], por onde cada um deve se aventurar com bom ânimo, pois o caminho é, por certo, muito estreito, mas não é longo” (Lutero).

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11.25-26).


Veja alguns textos de sua autoria, publicados no Portal Luteranos


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
REDE DE RECURSOS
+
Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br