IECLB e Igreja Católica Apostólica Romana


- Brasil
ID: 2723

Seminário Católico-Luterano sobre Eclesiologia Ecumênica

23/09/2010

Seminário Católico-Luterano sobre Eclesiologia Ecumênica


São Leopoldo, RS, 23 de setembro de 2010


Carta às Comunidades Católicas e Luteranas

De 21 a 23 de setembro de 2010, na Casa Matriz das Diaconisas (São Leopoldo, RS), realizamos em conjunto - a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - o Seminário de Estudos “Por uma Eclesiologia Ecumênica”. À luz deste tema central, refletimos sobre: Identidade e mandato das Igrejas; Auto-compreensão da Igreja e sua relação com o pluralismo social e religioso; A dimensão ecumênica a serviço da missão de Deus; Eclesiologia ecumênica – Possibilidades e limites. O Seminário foi promovido e coordenado pela Comissão de Diálogo Bilateral Católico-Luterano.

O evento contou com a presença de 30 participantes, entre pastores, padres, bispos, pastores sinodais, um estudante de teologia e uma representante do Movimento dos Focolares. Em clima de estima e oração, partilhamos momentos de fraterna comunhão, conforme o pedido de Jesus ao Pai por todos nós: “Que sejam um, para que o mundo creia” (Jo 17,22-23). Desta graça somos convictos e dela damos testemunho.

Nosso empenho pela unidade através do diálogo ecumênico é essencial para nossas Igrejas, sinal de graça e responsabilidade que o próprio Cristo nos confia. Num mundo marcado por divisões e sectarismos, queremos ser instrumentos de reconciliação para os homens e as mulheres de nosso tempo, a começar entre nós mesmos, católicos e luteranos.

Cremos que Deus Triúno é fonte e modelo de unidade na diversidade da Igreja, renovando em nós a disposição para o encontro, o diálogo e a mútua edificação.

Cremos que o Batismo nos une como membros vivos do Corpo de Cristo.

Cremos que o ecumenismo é dimensão constitutiva do ser e agir de nossas Igrejas.

Cremos que o ministério na Igreja é, acima de tudo, serviço de reconciliação e comunhão.

Neste Seminário constatamos o quanto a Palavra de Deus articula intimamente a unidade da Igreja e a eficácia da evangelização: a unidade é caminho de missão; a missão é caminho de unidade. É “para que o mundo creia” que o Senhor nos chama “a ser um” (cf. Jo 17,21-23). Lado a lado, unidade e missão constituem nossa vocação enquanto Igreja de Cristo. Quanto mais próximos estivermos, mais eficaz será o nosso testemunho: “Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos” (Jo 13,35).

Com esta esperança e em fidelidade ao Evangelho, nos colocamos a serviço de todos vocês e os incentivamos a intensificar a convivência, a estima e a cooperação, como católicos e luteranos, irmãs e irmãos no Senhor. Propomos algumas perspectivas que resultaram deste nosso Seminário conjunto:

• Fortalecer na convivência das comunidades católicas e luteranas a opção ecumênica que nossas Igrejas assumiram oficialmente.

• Aprimorar nossa formação ecumênica, em vista da missão, nos diversos níveis de animação e organização pastoral.

• Apoiar os organismos ecumênicos dos quais nossas Igrejas participam, assumindo com mais firmeza os seus projetos.

• Favorecer a convivência, o conhecimento mútuo e o testemunho comum da fé entre católicos e luteranos, valorizando a rica história de diálogo de nossas Igrejas.

• Incrementar nossa cooperação em projetos comuns, de âmbito nacional, regional e local, como: semana de oração pela unidade dos cristãos, formação de obreiros/agentes de pastoral, cursos bíblicos, semanas teológicas comuns, intercâmbios de professores, espiritualidade, diaconia e outros.


Que o Espírito Santo inflame em nós o desejo pela unidade de todos os cristãos em uma só fé, uma só esperança, uma só missão.


Dom Remídio José Bohn                                                    Pastor Sinodal Manfredo Siegle
Bispo Auxiliar de Porto Alegre                                                 Sínodo Norte Catarinense

Coordenadores da Comissão Bilateral de Diálogo Católico-Luterano


 


Âmbito: IECLB / Organismo: Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Ecumene
ID: 20498
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br