IECLB e Igreja Católica Apostólica Romana


- Brasil
ID: 2723

Ecumenismo - para onde?

Artigo

01/09/2009

Aconteceu em Curitiba o encontro entre bispos da Igreja Católica Romana e pastores sinodais da IECLB. O evento foi coordenado pela Presidência da IECLB e pela Comissão Bilateral de Diálogo. A Constituição da IECLB, no seu Artigo 5º § 2, afirma: “A natureza ecumênica da IECLB se expressa pelo vínculo da fé com as igrejas no mundo que confessam Jesus Cristo como único Senhor e Salvador”. Na história das nossas igrejas descobrimos, com gratidão, alguns pioneiros do ecumenismo no Brasil. Entre muitos outros nomes, cito os pastores Ernesto Schlieper, Breno Schumann e Bertoldo Weber, o Pe. Frederico Laufer S.J. e D. Gregório Warmeling. Todos eles empenhados “na busca da unidade do povo cristão pelo caminho do ecumenismo”. A motivação ao diálogo remete à vontade do próprio Cristo, Senhor da Igreja. Ele intercedeu junto ao Pai para que haja unidade “na família da fé a fim de que o mundo creia” (João 17. 21).

Na IECLB, de modo especial, no espaço geográfico de Santa Catarina, o Espírito de tolerância e a cooperação entre católicos e luteranos se tem manifestado ao longo da sua história. Sou testemunha o quanto, em minha cidade natal e comunidade de origem (Ibirama), a semente da amizade, do respeito mútuo e da cooperação tem sido marca fundamental para o convívio fraterno entre os membros das igrejas.

O Pe. Jesus Hortal, professor dedicado aos propósitos ecumênicos em nosso país, se manifestou sobre a vivência e convivência dos luteranos no Brasil, desde que passaram a fazer parte do panorama religioso brasileiro. Escreve ele: “O luteranismo tem contribuído para a formação da sociedade brasileira evidenciando a persistência e a paciência em condições pouco favoráveis de uma fé que parecia estranha, mas vivida de forma pacífica, sem maiores conflitos”.

O movimento ecumênico não dilui as particularidades confessionais, tampouco se assemelha a um “esperanto religioso” em busca de linguagem uniforme. Entretanto, as particularidades confessionais que nos caracterizam, não são entraves na busca do diálogo e no fortalecimento de objetivos comuns. O Encontro de Curitiba, de 18 a 20.08.09, sinaliza um avanço nesta busca, em favor da sociedade brasileira. Ecumenismo - Para Onde? Que possamos juntos crescer e fundamentar melhor o espírito de caridade, respeito mútuo e de submissão ao Espírito do Evangelho!

Manfredo Siegle
Pastor Sinodal do Sínodo Norte-Catarinense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)
em Joinville - SC

Jornal O Caminho - 09/2009

 

Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br