IECLB e Igreja Católica Apostólica Romana


- Brasil
ID: 2723

Décimo Aniversário da Declaração Conjunta sobre Graça e Justificação

31/10/2009

Por ocasião do décimo aniversário da Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil unem-se em ação de graças a Deus, nosso Senhor. Após séculos de história, o Espírito Santo conduziu nossas mentes e corações à escuta e ao diálogo, fazendo-nos mais próximos na profissão da fé no Senhor que nos chama a viver em conformidade com a graça recebida. Num tempo em que se manifestam resistências ao diálogo e mesmo tendências de auto-afirmação excludente, a Declaração Conjunta é hoje um motivo para darmos glória a Deus.

Esta Declaração Conjunta sobre a Justificação pela graça revela a possibilidade de vivermos a mesma fé com expressões diferentes, como a grande comunidade do Pai, em Jesus Cristo, no Espírito Santo. Assumimos que a busca da unidade é um desafio permanente e condição indispensável de nosso testemunho do Evangelho no mundo em que vivemos.

A graça pela qual somos justificados sempre nos coloca diante do Mistério de Deus, de cuja abundância recebemos dons, carismas e bênçãos para a vida toda, destinados que somos à felicidade sem fim. A aceitação da graça é garantia de que, diante de Deus, cada pessoa é filha e todos somos irmãos e irmãs necessitados do resgate de nossa condição de fragilidade, como pessoas vocacionadas à fé. Afirmar a graça divina, a força da cruz e da ressurreição na vida humana, significa assumir a profecia diante das estruturas destrutivas e favorecer a coexistência pacífica e amorosa de todos os seres humanos.

Ancorados nessa mesma fé, em sintonia com o encontro de Bispos e Pastores Sinodais, realizado em Curitiba, no último mês de agosto, para estudo e partilha, queremos reafirmar nosso compromisso na busca da unidade e serviço aos nossos irmãos e irmãs, prosseguindo na conquista do entendimento, na reflexão e nas ações comuns. Nesta oportunidade, convocamos todos a se empenharem na promoção da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, coordenada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), enquanto manifestamos o desejo de ações futuras que expressem os esforços comuns em favor da vida de todos.



Dom Geraldo Lyrio Rocha                                                   Rev. Dr. Walter Altmann
Arcebispo de Mariana                                                      Pastor Presidente da IECLB
Presidente da CNBB

 


Âmbito: IECLB / Organismo: Igreja Católica Apostólica Romana - ICAR
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Ecumene
ID: 16475
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br