IECLB e Igreja Católica Apostólica Romana


- Brasil
ID: 2723

2016: luteranos e católicos planejam celebração ecumênica

16/01/2015

A Federação Luterana Mundial (FLM) e do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos (PCPCU) realizarão em conjunto um evento ecumênico, no outono de 2016, dando continuidade ao processo do conflito para a comunhão e expressar os dons recebidos juntos, através do diálogo, especialmente em antecipação do aniversário dos 500 anos da Reforma em 2017. O ano de 2017 também marca os 50 anos de diálogo ecumênico entre a FLM e da Igreja Católica Romana.

Como parte da próxima Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é importante para a FLM e PCPCU comunicar à comunidade ecumênica mais ampla que começaram as discussões sobre os detalhes do evento que ocorre um ano antes aniversário da reforma global.

O evento conjunto 2016 irá destacar os sólidos eventos ecumênicos entre católicos e luteranos, que são apresentados no seu relatório conjunto “Do conflito à Comunhão – Comemoração Conjunta Luterano-Católica da Reforma em 2017”.

Publicado em 2013 pela Comissão sobre a Unidade Luterana-Católica, Do conflito à Comunhão” é a primeira tentativa por parte de ambas as partes em diálogo para descrever em nível internacional a história da Reforma. O relatório identifica as questões teológicas presentes durante a Reforma no século 16 e traça o seu progresso ecumênico. O documento também inclui cinco imperativos ecumênicos para o diálogo e testemunho comum. Ele também fornece uma base para o desenvolvimento conjunto de material litúrgico a ser oferecido por ambas as igrejas, católica e luterana, em todo o mundo.

“Do conflito à Comunhão” tem como base décadas de trabalho teológico entre católicos e luteranos, incluindo a Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação, que foi assinado pelo FLM e o PCPCU em 31 de outubro de 1999, afirmando consenso a respeito de postulados basicos da doutrina da justificação.

O lugar, os palestrantes e participantes do evento serão anunciados oportunamente.

Um dos princípios da FLM ao comemorar a Reforma é é fazê-lo num espírito de responsabilidade ecumênica. Saudamos, portanto, a oportunidade de explorar maneiras de construir um diálogo de longo prazo com a Igreja Católica Romana e começar a planejar um evento conjunto antes de 2017. Para este desenvolvimento “Do Conflito à Comunhão oferece uma boa base, disse o secretário-geral da FLM Rev. Martin Junge.

Cardeal Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, disse: Ao concentrar-se em conjunto sobre a centralidade da questão de Deus e de uma abordagem centrada em Cristo, luteranos e católicos têm a possibilidade de uma comemoração ecumênica da Reforma, não apenas de forma pragmática, mas no profundo sentimento de fé em Cristo crucificado e ressuscitado, a quem Lutero trouxe novamente à luz. ‘Neste tempo’, como disse o Papa Francisco, ‘pela primeira vez, os luteranos e os católicos têm a oportunidade de compartilhar uma celebração ecumênica no mundo, e não sob a forma de uma celebração triunfalista, mas como a nossa profissão de fé comum no Deus Uno e Trino.' Esta é a tarefa que temos diante de nós hoje e só juntos podemos realizar.


Veja o documento Do Conflito à Comunhão nas versões em inglês, alemão e espanhol. Clique aqui.
 

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br