Paróquia Martinho Lutero

Sínodo Norte Catarinense



Avenida Governador Celso Ramos , 2657
CEP 89248-000 - Garuva /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3445-2825
ieclbgaruva@hotmail.com
ID: 240

Pelo Dia do Estudante...

11/08/2021

 

Estudar é preciso! Algumas recomendações que escutamos quando estudantes - desde o ensino fundamental até o superior - levamos para o resto das nossas vidas. São frases como por exemplo: Preste a atenção na aula! Obedeça e respeite o professor! Se tirar nota baixa, você vai se arrepender no futuro! Estude com atenção e aprenda! Leve o que você aprendeu e aplique este conhecimento na tua vida! A teoria não vale nada se não tiver aplicação na prática. Por isso, nunca deixe de estudar e de se aperfeiçoar.

Comecei a refletir sobre o DIA DO ESTUDANTE e o DIA DO PROFESSOR, que um não existiria sem o outro e como ambos são importantes na sociedade. Como cristã me indaguei sobre o que se está aprendendo nas escolas hoje: Será que Jesus ficaria contente com o que os professores estão ensinando? Será que ficaria satisfeito ao visitar uma escola e observar o comportamento dos estudantes? Se fôssemos alunos - discípulos de Jesus - e ele aplicasse um teste sobre a Bíblia, sobre amor, sobre respeito, sobre cuidado com a saúde ( física , mental e espiritual), será que tiraríamos nota acima de sete? Será que ficaríamos em recuperação? Ou, todos nós reprovaríamos direto? Fora da escola não estudamos ou aprendemos nada? Aprender, saber e conhecer são a mesma coisa?

Na reta final como estudantes, escolhemos um curso superior voltado à profissão que queremos seguir. Porém, ter a teoria e não a colocar em prática não faz sentido algum para quem se graduou e não traz nenhum benefício à sociedade. Assim também, é a palavra bíblica que nos diz que a fé sem obras (sem aplicar no nosso dia a dia) é morta. Então, de que nos adianta estudar a Bíblia, decorar versículos, frequentar os cultos, ter estudos bíblicos, encontros com grupos de senhoras, se não usamos esse aprendizado na prática? A lição vem do Mestre e quem nos move em direção à prática é o Espírito Santo de Deus. Se estudamos e aprendemos, mas não praticamos o amor, então passaremos a beneficiar o maligno. Simples assim! Tudo o que não vem de Deus, vem do diabo. Tudo que não nos traz a luz de Jesus, nos traz as trevas de Satanás.

Estudar é preciso, para nos enchermos de conhecimento e termos um lugar na sociedade e no mercado de trabalho. Com o “reservatório” cheio de conhecimento e sabedoria é mais difícil as pessoas nos enganarem. A pessoa que vive com o “reservatório” cheio da Palavra de Deus tem mais clareza e discernimento entre certo e errado, do que é do bem e do que vem do mal, do que é bom e agradável aos olhos do Pai e daquilo que o entristece e o desagrada. Já aquela que tem o conhecimento de Deus e não a pratica é como se fosse um reservatório com torneira emperrada, que não compartilha a água da vida e o conhecimento da verdade da Palavra. Tal pessoa pode se tornar responsável pela morte física e espiritual dos que estão à sua volta.

Aprender e entender o que diz a Bíblia nos leva ao conhecimento do próprio Deus e de sua vontade para a nossa vida. Ele nos ensina e nos mostra como nos proteger e também cuidar da sua criação. Nos ensina como afastar seu povo dos perigos do mundo. Ele nos ensina. Mas, a prática é nossa. Lembremo-nos também, de que na Bíblia o Senhor nos alerta de que o Diabo é pai da mentira. Ele pode se disfarçar de “mestre” e nos ensinar o que é errado e ruim aos olhos de Deus, com o objetivo de nos afastar mais e mais da vida eterna. Mais um motivo para estudarmos a Palavra de Deus... Para não nos deixarmos enganar pelas artimanhas e disfarces do mal. O diabo é astuto e não mede esforços para aproveitar uma oportunidade. Ele pode muito bem usar uma autoridade religiosa, um político e até mesmo um familiar para ensinar o que é errado como se fosse o correto. O maligno usa da nossa ingenuidade, da nossa bondade e das nossas fraquezas para maquiar a verdade e nos afastar de Deus. Isso pode acontecer na escola, na rua, na nossa casa, nas redes sociais, na política, em qualquer lugar e situação, com qualquer um de nós quando estivermos desatentos.

Conhecendo a Palavra, observamos mais atentamente as atitudes das pessoas que nos cercam, nos orientam ou nos governam. Veremos com clareza em seus testemunhos de vida, nas suas ações, no seu jeito de tratar as pessoas, no seu palavreado quem elas realmente são. Se são de Deus ou do diabo. Assim Deus nos protege dos farsantes que querem nos afastar dele. Não nos deixemos conduzir pelos falsos mestres, pelos falsos messias deste mundo. Não sejamos alunos e discípulos relapsos, medíocres e preguiçosos. Deus nos deu a capacidade do raciocínio e o discernimento do que é certo ou errado, mas a clareza só vem ao mirarmos em Jesus. Ele tira as escamas dos nossos olhos, nos devolve a visão e nos mostra a verdade.

Deus diz no manual de vida que é a Bíblia, que aquele que estudar a sua palavra, guardar ela no coração, entender e aplica-la, estes serão benditos e chamados filhos de Deus. Jesus diz conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! E não tem como conhecer a verdade se não estudarmos e conhecermos a Bíblia. Estudar é preciso, em todos os sentidos pois o estudo nos leva ao conhecimento, nos esclarece, nos dá condições de caminharmos ao sucesso, nos liberta das garras do mal e nos aproxima de Deus.
 


Autor(a): Carla de Conto Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 63924

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br