Galo Verde - Gestão Eclesiástica Sustentável no Portal Luteranos



- Brasil
ID: 2882

Jejum de Quaresma por Justiça Climática

05/02/2020

A ação de jejum “Só o quanto você precisa...” está inserida na tradição cristã da prática de abstinência consciente no período da Quaresma, respeita o tempo da Paixão que antecede a Páscoa e liberta as pessoas para pensar e agir de outra maneira a partir de sua fé.

A motivação para esta ação de jejum na Quaresma é o agravamento do aquecimento global e as graves consequências das mudanças climáticas em curso no planeta. Os cientistas estão alertando há anos para os principais riscos. Por isso, cada vez mais pessoas estão preocupadas, protestando e reduzindo seu consumo pessoal e coletivo; governantes no mundo todo propõem medidas de redução dos impactos da ação humana sobre o clima. Também as igrejas se juntam a esta causa, solidarizando-se, por exemplo, com os jovens estudantes no mundo todo que protestam contra o aquecimento global, no movimento Fridays for Future.

As igrejas desejam uma “ética do suficiente”. Este jejum da Quaresma propõe diferentes maneiras práticas de exercitar tal ética, cuja ideia é que todas as pessoas tenham o suficiente para viver dignamente, sem ultrapassar limites ou desperdiçar. O objetivo é fazer você refletir sobre a medida justa do seu consumo e praticar o cuidado com a Criação. Nesse sentido, desejamos um tempo de Quaresma sob as bênçãos do Criador.

O que você pode fazer para adequar seu consumo à “ética do suficiente”, neste tempo de Quaresma de 2020? A seguir, damos algumas dicas bem concretas do que você pode fazer durante as sete semanas até a Páscoa.

Veja publicação digital logo abaixo.

Veja também o vídeo na midiateca.

Você pode se interessar também por: 

Kairós para a Criação: Confessando Esperança para a Terra - O Chamado de Wuppertal

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
JEJUM CLIMATICO 2020.pdf

MÍDIATECA
Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br