Fundação Luterana de Diaconia - FLD no Portal Luteranos



Rua Dr. Flores , 62 901 - Centro
CEP 90020-120 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3225-9066
fld@fld.com.br
ID: 2412

Projeto de catadores recebe apoio da Petrobrás

24/05/2005

A entrega do primeiro caminhão para o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis – seção RS, no dia 9 de maio, no Aterro Sanitário de Santa Tecla, em Gravataí – RS, marcou o início do projeto Cadeia Produtiva de Reciclagem, que conta com o apoio da Petrobrás. Através do projeto, desenvolvido pelos próprios catadores com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia, a Petrobrás vai destinar R$ 965.759,92, em dois anos, para a formação de catadores e a organização de 17 entrepostos de comercialização em todo o estado. 

“A aprovação do projeto por parte da Petrobrás significa a possibilidade de fortalecer o movimento dos catadores, visando ao controle da cadeia produtiva dos materiais recicláveis”, confirma Alexandre Camboim, o Gaúcho. Ele próprio catador, da base de carroceiros de Gravataí, integra a Comissão Nacional de Catadores pela Regional Sul e faz parte da Equipe de Articulação Nacional, a executiva do movimento.

A Fundação Luterana de Diaconia foi convidada pelo movimento dos catadores como entidade executora do projeto. “Estamos agora na fase de realizar o diagnóstico das realidades existentes”, diz Gaúcho. Sete militantes dinamizadores, escolhidos entre os catadores, visitaram todo o estado para verificar os galpões existentes, as máquinas e valores pagos aos materiais, entre outros.

Sobre a entrega do caminhão, Gaúcho avalia como muito importante: “A entrega do caminhão representa o controle dos catadores sobre o um instrumento fundamental, pois vai unir os entrepostos. Com o caminhão, vamos fortalecer o trabalho dos catadores sem substituir o trabalho direto de catação.”

O projeto apoiado pela Petrobrás vai beneficiar 2 mil e 5 (2.005) catadores em dois anos. “Temos muitos desafios pela frente. A coleta de material reciclável pelos catadores significa a comida de muitas crianças e idosos. Catação não é uma forma de subsistência degradante. Tem gente que acha que catador rouba, que catador suja o meio ambiente, que trata mal o seu cavalo. Essas informações são equivocadas. É preciso muita força e muita coragem para trabalhar como catador. E enquanto trabalhamos, estamos fazendo um bem para o meio ambiente e para a cidade, ajudando no correto encaminhamento do lixo.”

 

 

 

 

 


• Parceria entre Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Rio Grande do Sul - MNCR-RS e a Petrobrás.

• A Fundação Luterana de Diaconia é a entidade executora


Papel da FLD:

• Coordenar, junto com o MNCR-RS, a implementação da articulação e organização estadual dos catadores

• Organizar os catadores numa cadeia produtiva da reciclagem

 

• A Prefeitura de Caxias do Sul e a Ong Guay são responsáveis pela coleta seletiva em Caxias do Sul, além da implementação da Usina de Beneficiamento de Plástico naquela cidade.

 

Como surgiu o projeto?

• A partir do planejamento do MNCR- RS, associações de catadores de Caxias do Sul e Fundação Luterana de Diaconia.

 

• A FLD tem auxiliado o MNCR-RS na elaboração e detalhamento do projeto.

• Atualmente, contribui na coordenação e monitoramento do projeto e na articulação e formação dos catadores dos entrepostos no Estado.


Fonte: Susanne Buchweitz
 

Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br