Fundação Luterana de Diaconia - FLD no Portal Luteranos



Rua Dr. Flores , 62 901 - Centro
CEP 90020-120 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3225-9066
fld@fld.com.br
ID: 2412

Fundação Luterana de Diaconia inaugura nova sede

16/12/2004

Durante a solenidade, a equipe da FLD recebeu presente dos quilombolas. Já a campanha feita junto aos convidados arrecadou 72 quilos de alimentos não perecíveis, repassados à cozinha comunitária do Comitê Especial Fome Zero do Fórum ong Aids RS - Município Porto Alegre.

Em quatro anos e meio de existência, 450 projetos vindos de todo o País tramitaram pela Fundação Luterana de Diaconia – FLD. Destes, 223 foram aprovados e financiados, totalizando o valor dos apoios em R$ 16.536.120,75, revelou o seu secretário executivo, pastor Silvio Schneider, durante a solenidade de inauguração da nova sede, na última semana. O novo endereço da FLD é rua Dr. Flores, 62/9º andar, em Porto Alegre (RS). 

A FLD foi criada em 17 de julho de 2000, a partir de uma avaliação externa feita junto ao Serviço de Projetos de Desenvolvimento da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB. Definida como uma organização de sociedade civil de interesse público, propõe-se a prestar serviços à sociedade, principalmente aos empobrecidos, sem distinção de raça, gênero ou credo religioso. 

Nossa missão é apoiar e acompanhar programas e projetos de grupos organizados da sociedade civil que promovam qualidade de vida, cidadania e justiça social, confirmou o secretário executivo. Com estes objetivos, a FLD prioriza programas e projetos que promovam a igualdade de gênero e o combate ao racismo e à violência, em cinco áreas: geração de emprego e renda; educação popular; ecologia e meio ambiente; agricultura familiar e saúde comunitária.

Muitos dos grupos apoiados pela FLD estiveram presentes na inauguração. Entre estes, o Departamento de Diaconia da IECLB; Maria Mulher, que trabalha com meninas e adolescentes negras vítimas de violência; Núcleo de Estudos da Prostituição, que atua na prevenção de DST Aids; representantes dos recicladores de resíduos urbanos; Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre, com quem a FLD desenvolveu um projeto de formação de lideranças no Programa Integrado Entrada da Cidade; o Conselho de Missão entre Índios – Comin; o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – Capa, entre inúmeros outros. Os grupos e comunidades com quem nos relacionamos não esperam somente apoio financeiro, disse Silvio. Mesmo com um quadro enxuto de funcionários, a Fundação Luterana – além do acompanhamento a projetos – tem organizado e ministrado cursos e seminários de formação e lançado algumas publicações, como o Guia para Elaboração de Projetos Sociais.

 

Durante a inauguração da sede, Silvio Schneider recebeu uma tela pintada por artistas negros remanescentes de quilombolas, do Quilombo Torrão localizado no interior de São Lourenço (RS). A obra foi entregue por funcionários do Capa Pelotas, que mantém diversos projetos no local com o apoio da Fundação Luterana e da Evangelical Church in América – Elca, Igreja luterana norte-americana. Ainda, os convidados à inauguração foram animados a trazer um quilo de alimento não perecível, como doação para a cozinha comunitária do Comitê Especial Fome Zero do Fórum ong Aids RS - Município Porto Alegre. No total, foram arrecadados 72 quilos de alimentos.
 

Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br