Fundação Luterana de Diaconia - FLD no Portal Luteranos



Rua Dr. Flores , 62 901 - Centro
CEP 90020-120 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3225-9066
fld@fld.com.br
ID: 2412

Final com chave de ouro

20/01/2004

Final com chave de ouro

Por Luis Stephanou*

Terça, dia 20. Encerramento do Fórum. Aconteceu o que os veteranos de Fórum Social Mundial esperavam desde o primeiro dia: uma grande passeata pelas ruas do centro de Mumbai. Foi realmente um momento incrível; um fim de Fórum com chave de ouro.

Não saberia dizer quantas pessoas participaram. É difícil, pois estávamos encurralados pela rua e edifícios - só se via gente na frente e atrás. Alguns dizem que havia 40 ou 50 mil pessoas; outros falam em 80 mil. Sobre números, também há outros de difícil medição: há gente falando que o Fórum reuniu 180 mil pessoas... O número mais comentado é 100 mil. Dos brasileiros, fala-se em aproximadamente 500. Bom, números muito significativos.

Nesta passeata consegui realizar uma das minhas fantasias juvenis, com a qual nem sonhava mais. Fiquei praticamente o tempo todo no meio de uma delegação de mais ou menos 100 estudantes sul-coreanos! Estes estudantes, talvez junto com os japoneses, são os melhores neste tipo de atividade. Têm sempre coreografias preparadas: em alguns momentos caminhamos, noutros corremos, ou ficamos pulando. Há refrões que aceleram e outros que desaceleram, mudando também a velocidade de locomoção etc... E estes sul-coreanos também incorporam tecnologia nos mastros das bandeiras, nos kits que levam nas mochilas e em outros detalhes. 

Algo que me pareceu absolutamente incrível: no meio do grupo havia um com uma espécie de rádio transmissor portátil e, os demais, tinham radinhos com fones de ouvido. Com isso podiam escutar instruções (muito útil em confrontos com a polícia). Já vi rádio comunitária, rádio poste, rádio bicicleta. Mas rádio passeata eu nunca tinha visto! 

Mesmo assim, com estes estudantes da Coréia do Sul paguei meu maior mico aqui no Fórum. Após a passeata estávamos sentados na concentração, esperando a abertura da cerimônia final. Dividimos nossos lanches... Daqui um pouco, um deles aparece com umas sacolas cheias de Big Mac, Coca Cola e tudo mais!! Pô, tudo contra o qual protestamos nos últimos dias... Nunca comi um lanche com tanta pressa, o que não foi suficiente para evitar centenas de caras feias olhando em minha direção. Não se pode elogiar...

A cerimônia final foi muito bonita. Estávamos todos cansados, mas emocionados pelo que havíamos conseguido produzir no Fórum. Grupos de dança e música da África e da Índia promoveram um carnaval no palco. O local, era um descampado bem no centro de Mumbai. Muito grande. Após, diversas pessoas representando a diversidade de continentes, deram sua mensagem final. Destaque para um vídeo com a saudação de Nelson Mandela. Também gostei de Banca Chancoso, do Equador (já havia visto seu testemunho num dia anterior) e Asma Jahangir, do Paquistão.

E não é que ainda restava mais uma grande surpresa? Quando vejo, está no palco Gilberto Gil! Sim, ainda houve tempo para um grande show de encerramento com o nosso ministro da cultura. Tive que ir embora na metade deste show, pois a delegação brasileira iria embora ainda naquela noite e eu precisava acertar os detalhes no hotel. 

No final, ficou a mesma sensação dos fóruns anteriores. Algo meio indefinido entre a pena de ter acabado, a alegria de ter participado e o orgulho de ter feito minha parte. Agradeço a Deus por ter saúde e inteligência para este vôos, aos meus colegas de Fundação Luterana, família e amigos pelo apoio e afeto.

*Assessor programático da Fundação Luterana de Diaconia 

Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br