Fundação Luterana de Diaconia - FLD no Portal Luteranos



Rua Dr. Flores , 62 901 - Centro
CEP 90020-120 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3225-9066
fld@fld.com.br
ID: 2412

Agora é Mumbai

18/01/2004

Agora é Mumbai

Por Luis Stephanou*

É cedo, embora para mim não seja mais nenhum tempo específico. Estou muito cansado das 20 horas de avião (mais um tanto de espera em aeroportos), tem o jet lag e os dois dias que levo sem dormir. Tudo isso, mais a excitação de ter chegado, me desorientam.

Assim vou para meu primeiro compromisso: uma reunião de preparação ao Fórum, convocado pela articulação ecumênica de várias igrejas. Tomo um riquixá (uma espécie de taxi para que não é propenso a ataques de coração). Nos 20 minutos que me separavam da igreja na qual seria o encontro vi mais miséria do que em um ano trabalhando com projetos sociais na Fundação Luterana de Diaconia. 

Miséria total, cruel, sem nenhum subterfúgio. Não demorou muito para a Índia mostrar sua mais dura realidade. Nada de videoclips moderninhos na TV. Vi pessoas miseráveis na rua, disputando comida com enormes bandos de corvos. Enxames de crianças seminuas desviando seus frágeis corpos do trânsito caótico. 

Aleijados, enlouquecidos, leprosos, famélicos — um mar de miséria como nunca havia visto. Hordas de pessoas absolutamente sem nada — vivendo um dia atrás do outro e disputando comida com os animais. Tudo em apenas 20 minutos!

Isso não é somente a falência das políticas públicas ou resultado dos ajustes neoliberais. É a falência do sentido de humanidade. Abandonamos a nós mesmos, sem vacilação. Os

crimes contra humanidade, vale lembrar, são cometidos pela própria humanidade.

É claro: tem muita gente batalhando para afirmar a vida — a humanidade como criação e não como destruição. Essa é a porta que ainda está aberta. 

Bem. realmente as primeiras ruas me impactaram muito e eu ainda não falei nada sobre o Fórum. Está difícil chegar lá! O próximo boletim, certamente já será de dentro do calor desta experiência.

*Assessor programático da Fundação Luterana de Diaconia

Recortes 

Cerca de 75 mil ativistas contra a globalização estão reunidos na maior cidade da Índia, Mumbai, para o Fórum Social Mundial. Cerca de 2,5 mil ONGs (organizações não-governamentais) estão representadas no evento.

O encontro, em sua quarta edição, está sendo realizado pela primeira vez na Ásia. As suas primeiras três edições foram feitas em Porto Alegre, no Brasil.

Entre os temas discutidos no evento, com seis dias de duração, estão a chr(39)globalização imperialistachr(39), a segurança internacional e os direitos civis.

O fórum foi concebido como um movimento contra a globalização econômica e é formado em geral por sindicalistas, ONGs e partidos de esquerda.

Uma das razões para a transferência do Fórum Social Mundial para a Índia foi a necessidade de tornar o movimento mais representativo entre os países e populações mais pobres.

Até o ano passado, o evento era freqüentado e coordenado sobretudo por europeus e latino-americanos.

Há também uma tentativa de revitalizar e ampliar o espectro do fórum.

A ocupação do Iraque pelos Estados Unidos é um dos temas principais que serão discutidos em Mumbai. Outros assuntos, como alimentos transgênicos e racismo, também estarão em pauta.

Os ativistas contra a guerra receberam bem as notícias da recente iniciativa de paz entre a Índia e o Paquistão. Mas essa pode ser a única boa notícia para o governo indiano vinda do fórum.

O encontro deve ser marcado por críticas à hierarquia existente no hinduísmo, com um sistema de castas que relega cerca de um sexto da população da Índia (quase 200 milhões de pessoas) às castas mais baixas e oprimidas.

E não deve ser só isso. O governo indiano também deve ser criticado pela existência de trabalho infantil no país, além do grande abismo existente entre ricos e pobres.

Fonte: BBC Brasil

[16-01-2004]
 

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br